segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A História de Rock Hudson - Parte 17

A História de Rock Hudson - Parte 17
O filme que transformou Rock Hudson em um astro de Hollywood foi o drama de Douglas Sirk intitulado "Sublime Obsessão" de 1954. Era uma adaptação de um best-seller da época escrito por Lloyd C. Douglas. Durante muito tempo os estúdios disputaram os direitos autorais desse romance e depois de um verdadeiro leilão a Universal finalmente conseguiu o que queria. Inicialmente o estúdio pensou em trazer um grande astro para interpretar o principal personagem do filme, mas todos eles pareciam estar com compromissos. Então o jeito foi apelar para o próprio grupo de atores da empresa. Dentre eles, Rock foi o escolhido. O personagem que iria interpretar se chamava Bob Merrick e tinha nuances complexas em sua personalidade. Sem dúvida era um desafio e tanto para Rock. 

Anos depois ele seria sincero sobre esse trabalho. Inicialmente relutante, Rock aceitou o papel, mesmo com um certo receio. No começo até pensou em se matricular em cursos mais avançados de arte dramática, mas depois desistiu. Ele mesmo seria sincero sobre essa questão ao afirmar:  "Eu poderia falar que atuei baseado em alguma filosofia de trabalho, mas estaria mentindo. Eu simplesmente tive coragem, fui lá e fiz. É isso! Pode soar meio estranho e até arrogante, mas naquela época eu era assim. Fui lá, decorei minhas falas, trabalhei com seriedade e torci para dar tudo certo!." Para sorte de Rock, o público gostou e a crítica também elogiou seu trabalho, colocando ele finalmente na primeira lista de astros da Universal. 

Essa fase foi seu auge como galã de personagens românticos e trágicos. Logo estava de volta a um filme com a mesma equipe técnica e o mesmo diretor Douglas Sirk no hoje clássico "Tudo o que o Céu Permite". Esse filme foi considerado um grande passo na carreira do ator, outro grande sucesso de público e crítica. Rock surge bem mais seguro em cena, consciente de sua nova posição de grande astro. Seu nome aparecia com destaque no poster do filme e nas marquises de cinema por todo o mundo. E Rock não se importava em ser estigmatizado como galã romântico como bem deixou claro em entrevistas da época. Ele declarou: "Fico feliz em ter encontrado um tipo de papel que agrade ao público. Esse considero meu segundo grande filme e estou muito feliz em saber que foi bem sucedido! Voltarei a trabalhar em filmes desse estilo pois percebi que consigo desenvolver um bom trabalho nesse tipo de produção!". 

Depois desses dois sucessos no cinema, choveram convites para Rock Hudson atuar em grandes produções da época, mas praticamente todos foram recusados pois ele tinha um contrato de exclusividade com a Universal Pictures por sete anos, o que era o contrato padrão para o cinema americano da época. Com o dinheiro ganho nos filmes, Rock finalmente comprou uma bela casa no alto da colina, em Los Angeles, com Hollywood logo abaixo. Antes ele vivia em um veleiro ancorado na praia de Malibu. Também comprou um Cadillac novinho para ir todas as manhãs na Universal City para trabalhar. Rock então logo transformou sua nova casa em um local de ponto de encontro para jovens atores e atrizes da Universal, dando apoio para quem ainda estava procurando um lugar ao sol. Era considerado um dos atores mais amigáveis de Hollywood em termos de jovens talentos, nunca recusando ajudar esses jovens em busca do sucesso. Sobre essa questão esclareceu: "Eu sempre ajudarei aos mais jovens, os novatos. Simplesmente porque um dia eu fui um deles. Eu sei como é importante ter alguma ajuda no começo da carreira em Hollywood". 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. "E Rock não se importava em ser estigmatizado como galã romântico como bem deixou claro em entrevistas da época."
    Quando finalmente acham alguem assim, o motivo e porque o galã e uma moça. Que azar de Hollywood.

    ResponderExcluir
  2. Rock era um galã assumido, embora não fosse um gay assumido

    ResponderExcluir