terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Gary Cooper e a Árvore dos Enforcados

A corrida ao ouro levou ao surgimento de inúmeras pequenas vilas de mineradores, algumas delas localizadas bem no alto das montanhas rochosas. O enredo desse filme se passa justamente nesse contexto histórico.Gary Cooper interpreta o médico Joseph Frail que chega em um desses lugares. O que um médico tão distinto estaria fazendo ali, naquela montanha esquecida por Deus? Claro que um passado pouco recomendável, algo que ele gostaria de esquecer.

 "A Árvore dos Enforcados", western americano lançado nos cinemas em 1959, com direção de Delmer Daves, trazia no elenco um Gary Cooper já veterano, maduro, talvez até um pouco cansado de trabalhar tantos anos no cinema. Isso não o impediu de encarar locações complicadas, em uma região distante do conforto dos grandes estúdios de Hollywood.

A direção acabou sendo feita a duas mãos. Por problemas de saúde o cineasta Delmer Daves precisou se afastar do trabalho, sendo que em sua ausência o filme acabou sendo dirigido pelo ótimo ator Karl Malden que se saiu muito bem. Outro ponto positivo do filme vem na presença da atriz Maria Schell que fez o parte romântico ao lado de Cooper. Descendente de alemães, dona de uma beleza rara, além de boa atriz, ela suavizou em muitos momentos o lado mais violento do roteiro. Um faroeste clássico que a despeito de ser pouco lembrado nos dias de hoje, foi um dos momentos mais marcantes da fase final da filmografia do ator Gary Cooper.

A Árvore dos Enforcados (The Hanging Tree, Estados Unidos, 1959) Direção: Delmer Daves / Roteiro: Wendell Mayes, Halsted Welles / Elenco: Gary Cooper, Maria Schell, Karl Malden / Sinopse: O médico Joseph Frail (Cary Cooper) chega em um campo de mineração durante a corrida ao ouro tentando fugir de eventos do passado que ele prefere manter na escuridão. Lá conhece a bonita Elisabeth (Maria Schell) pela qual se apaixona, ao mesmo tempo em que tenta defendê-la dos criminosos locais.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gary Cooper morreria um pouco depois desse filme, coisa pouco mais de um ano. Talvez ate já estivesse doente, sem saber, nesse período que encarou essas "locações complicadas".

    ResponderExcluir
  3. O Cooper já estava velho, doente e cansado quando fez esse filme, mas ainda assim deu o melhor de si, o que ainda lhe era possível fazer em cena. Sempre foi um grande profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, pelos padrões de hoje, nem tanto. Morreu com 61 anos. Foi a cancer terrível que acabou com ele.

      Excluir