Título Original: Stamped from the Beginning
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Roger Ross Williams
Roteiro: Ibram X. Kendi, David Teague
Elenco: Lynae Vanee, Angela Davis, Ibram X. Kendi
Sinopse:
Esse documentário traz um painel geral da escravidão nos Estados Unidos, desde os seus primórdios, passando pelos reflexos modernos dessa situação nos dias de hoje onde impera o racismo dentro da sociedade americana em praticamente todos os setores.
Comentários:
Até que começa bem, fazendo um panorama histórico do surgimento da escravidão nos Estados Unidos. Vemos aspectos referentes ao tráfico negreiro, onde negros africanos eram levados para os Estados Unidos para trabalharem como escravos nas grandes plantações de algodão do sul. Depois há outra boa referência histórica mostrando a hipocrisia de muitos dos chamados "pais fundadores da nação". Escreveram a constituição americana com muito uso da palavra liberdade. Só que é a diferença entre a teoria e a prática. Na vida diária eram homens brancos ricos, donos de fazendas, com milhares de escravos. E muitos deles abusaram sexualmente das mulheres negras escravizadas em suas propriedades. Um horror! De qualquer forma o que começa bem, logo perde o foco e a partir de determinado momento virá apenas peça de propaganda de um viés político. A partir daí realmente o conteúdo me fez perder interesse.
Pablo Aluísio.
Documentário
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirVamos pensar a escravidão de uma forma simples, como deveria ser pensada. Gente adulta não sabe que forçar uma pessoa a trabalhar sem receber por força de tortura não sabe que isso não e certo? Afinal nos século que aconteceu a escravidão o pagamento pelos trabalhos já havia sido inventado há milhares de anos. Vendo por esse prisma, a monstruosidade do que aconteceu e incomensurável como absurdo em todas as esferas das maldades humanas.
Uma das maiores atrocidades da história humana e em termos históricos aconteceu ontem...
ResponderExcluir