sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Retratos Fantasmas

Título no Brasil: Retratos Fantasmas 
Título Original: Retratos Fantasmas 
Ano de Lançamento: 2023
País: Brasil
Estúdio: Ancine
Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Kleber Mendonça Filho, Sõnia Braga, Rubens Santos

Sinopse:
O filme se propõe a ser uma viagem nostálgica ao passado, aos antigos cinemas que existiam no centro da cidade de Recife, em Pernambuco e que já não existem mais nos dias atuais. Ao mesmo tempo o diretor vai inserindo histórias de sua própria vida pessoal. 

Comentários:
Mesmo que você nunca tenha ido a Recife ou vivido por lá, terá sentimentos de nostalgia na história contada por esse filme. Isso, obviamente, para quem viveu nos anos 70 e 80, quando ainda existiam os cinemas nos centros da cidade, o que atualmente se convencionou chamar de filmes de rua ou filmes de bairro, uma vez que a salas de cinema atualmente se concentram praticamente todas em shopping centers. O que achei curioso é que o diretor também aproveitou para contar aspectos de sua vida pessoal, como a história do apartamento que pertenceu a sua mãe e onde ele foi criado, inclusive fazendo muitos de seus primeiros filmes por lá. No fundo, no fundo, vejo esse filme como uma declaração de amor ao próprio cinema. Ele resgata, em suas imagens, o sentimento dos frequentadores dos antigos cinemas, o clima que existia nessas grandes salas, algumas até bem luxuosas. Algo que se perdeu para sempre. Para quem viveu àquela época mais romântica e nostálgica, vai ser acima de tudo uma grande e sentimental recordação. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu vi os antigos cinemas serem substituídos por novos cinemas, e hoje esses também já foram demolidos. So tem cinema em Shopping.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi os antigos cinemas que eu frequentava na adolescência se transformarem em igreja evangélicas, daquelas bem picaretas. Saiu a cultura e entrou a exploração do povo mais vulnerável.

    ResponderExcluir