domingo, 24 de dezembro de 2023

Joana D'arc

A vida de Joana D'arc talvez seja uma das mais estudadas da história e ao mesmo tempo uma das mais cheias de mistérios. Ela ainda hoje é bastante conhecida, mesmo fora do círculo de estudiosos da vida de santos católicos. Sim, porque Joana não foi apenas uma santa da Igreja, mas também uma figura central na própria história da Europa Medieval. Ela nasceu em 1412, em Domrémy-la-Pucelle, na França. Desde cedo viu que sua vida não seria fácil. Ainda criança teve que passar pelo trauma terrível de presenciar seus familiares serem mortos por brutais soldados ingleses. A violência chegando tão cedo em sua vida a marcou profundamente, não apenas do ponto de vista físico, mas também psicológico e espiritual. Com apenas 13 anos ela começou a ter várias visões com anjos e santos. Dizia ter recebido a visita do anjo Gabriel que lhe dizia que ela teria que salvar a sua nação da dominação e destruição pela Inglaterra.

Assim Joana D'arc ingressou no exército francês. Cortou seus cabelos no estilo militar dos homens e aprendeu técnicas de combate. A época não poderia ser mais violenta pois vivia-se a terrível guerra dos cem anos entre franceses e ingleses. As cidades estavam destruídas, o povo passava fome e a peste negra dizimava milhões de pessoas no continente europeu. Os quatro cavaleiros do apocalipse pareciam estar soltos, cavalgando pelo solo francês, completamente manchado de vermelho do sangue derramado de seus compatriotas. Joana era apenas mais uma pessoa a engrossar as fileiras militares, mas sua presença parecia significar vitórias e mais vitórias para os franceses. Em pouco tempo ela começou a ser venerada pelos soldados e se transformou em um precioso símbolo para o Rei francês CharlesVII.

Não tardou também que ela se tornasse alvo de perseguição por parte dos ingleses. Eles queriam colocar as mãos na santa guerreira de todas as maneiras. Sua sorte mudou para pior quando foi capturada por borgonheses após perder uma batalha. Era 1430. Com apenas 18 anos de idade ela foi então vendida aos inimigos ingleses. Em pouco tempo foi condenada por bruxaria, acusada de ter visões com demônios. Era obviamente um ato político de perseguição. Não havia nenhum fundamento religioso em sua condenação. Os ingleses apenas queriam destruir um símbolo muito precioso para os combatentes franceses. Algumas tentativas de salvar sua vida foram feitas, mas foi tudo em vão. Joana foi queimada viva em uma fogueira numa praça de Rouen, na Normandia (norte da França), que naquela época estava sob dominação da coroa da Inglaterra.

A vida de Joana D'arc foi muito breve, intensa e violenta. Ela viveu praticamente toda a sua vida em campanhas militares, mas ao mesmo tempo procurou cultivar sua fé em Deus. Muitos historiadores discordam da informação amplamente divulgada de que Joana teria sido queimada por ordem de líderes religiosos católicos. Na verdade sua morte foi encomendada, até com certa pressa, pelo Rei da Inglaterra que definitivamente não queria enfrentar uma mulher que era considerada santa pelo exército francês. Assim foi uma decisão realmente puramente política. Em 1920 a Igreja Católica finalmente reconheceu a santidade de Joana e ela foi canonizada pelo Vaticano. No lugar onde foi queimada, onde antes era uma praça pública em Rouen, foi erguida uma bela igreja em sua homenagem, com arquitetura magnífica. Joana assim subiu finalmente aos altares de Deus.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O que da mais dó da Joana D'arc é quando ela quer seguir guerreando e vencendo pra cumprir a missão que ela dizia ser dada por Deus, o os reis canalhas, por conveniências políticas, nao queriam mais guerra e a traíram covardemente, vergonhosamente e impiedosamente. Que gentalha.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia tenho uma visão mais crítica sobre essa jovem francesa medieval. Muito provavelmente sofria de alguma esquizofrenia. Também não descarto a teoria de que ela apenas havia surtado com tanto fanatismo religioso que existia na Idadé Média. De uma forma ou outra teve o pior dos destinos, traída e queimada na fogueira da inquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente Pablo, era uma moça doente, se aproveiram dela e depois fizeram o que fizeram.

      Excluir