terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Henry Fonda - A Vingança de Frank James

Esse western é a continuação do filme anterior, "Jesse James" com Tyrone Power. Aqui a história começa exatamente onde o primeiro filme terminou, com Jesse James sendo morto pelas costas e de forma covarde por Robert Ford. Depois desse crime seu irmão, Frank James (Henry Fonda), decide que é a hora dele promover a vingança pela morte do pistoleiro.

O roteiro é muito bom, diria até excelente. O roteirista Sam Hellman fou um dos melhores escritores da era de ouro de Hollywood, só que historicamente falando praticamente nada do que se vê na tela realmente aconteceu. Na história real o assassino Robert Ford foi morto em um saloon por um desconhecido que queria ter a "honra" de ter matado aquele que matou Jesses James. Como se pode perceber nada a ver com o enredo de ficção desse filme.

Isso porém não deve desanimar o fã de faroestes. Afinal o que vale mesmo é a obra cinematográfica por si mesma. A história é importante, mas nem sempre funciona nas telas. Um pouco de romantização é necessária.  No filme o próprio Frank James toma as rédeas da vingança, elaborando um plano para liquidar Robert Ford. Para isso ele chega a contar com velhos companheiros de cavalgadas, dos tempos em que a quadrilha de Jesse James varria o oeste, roubando bancos, trens e diligências que cruzassem seu caminho. Até hoje historiadores discutem sobre a real importância de Frank James no antigo bando do irmão após sua morte, porém todos são unânimes em dizer que Frank nada teve a ver com a morte de Ford.

Claro que um bom elenco ajuda bastante. Aqui temos o maravilhoso Henry Fonda como Frank James. No filme anterior ele era apenas um coadjuvante de luxo e aqui assume o papel principal. Inegavelmente o Frank James de Fonda foi muito mais convincente do que o Jesse James de Tyrone Power, um galã ao velho estilo de Hollywood que não convencia muito como um bandido do velho oeste. Com Fonda isso não aconteceu. O ator imprimiu ao seu papel um estilo mais rústico de ser. Um homem criado no interior, com aquele senso de vingança bem peculiar. Nada soa falso ou forçado em sua atuação. Penso que foi um dos melhores trabalhos de toda a carreira do grande Henry Fonda. Um ator excepcional que realmente marcou época na história do cinema americano.

A Vingança de Frank James / A Volta de Frank James (The Return of Frank James, EUA, 1940) Direção: Friz Lang / Roteiro: Sam Hellman / Elenco: Henry Fonda, Gene Tierney, Jackie Cooper, Henry Hull, John Carradine / Sinopse: Após o assassinato de seu irmão Jesse James (Tyrone Power) o pistoleiro Frank James (Henry Fonda) decide ir atrás de seu assassino, Robert Ford (John Carradine).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu assisti esse filme, mas confesso que demorei pra simpatizar do Henry Fonda. Não gostava do rosto dele.

    ResponderExcluir
  2. Henry Fonda foi o fundador de uma dinastia de atores e atrizes, sendo que nenhum de seus descendentes conseguiu o mesmo sucesso no cinema.

    ResponderExcluir