terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Tyrone Power - Jesse James

Ao lado de Billy The Kid, Jesse James foi provavelmente o  personagem histórico mais romanceado e explorado pela literatura em torno da mitologia do velho oeste. Na vida real foi um bandido cruel e impiedoso, mas nas páginas dos livros e romances - e também nos roteiros para o cinema - ganhou inúmeras camadas novas em sua personalidade. Aspectos e até nuances de virtudes que o Jesse James jamais teve em sua curta vida foram colocados pelos autores desses livros.

Nessa produção de 1939 o famoso pistoleiro e criminoso foi interpretado pelo galã Tyrone Power. Já na época de lançamento original do filme os críticos chamaram a atenção para o fato de que a escolha de Tyrone Power não era muito acertada. Ele era o típico galã com roupas e cabelos impecáveis, sempre muito polido e bem vestido. Pouca coisa tinha a ver com um bandoleiro violento do oeste selvagem.

Talvez por isso o roteiro tenha tentado se manter fiel aos eventos históricos. O estúdio chegou a contratar historiadores especializados em Jesse James para manter tudo numa certa coerência com os fatos reais. No começo do filme ainda se tenta justificar a entrada de Jesse James no mundo do crime, mas depois ele se assume como tal, vivendo de forma fora da lei sem maiores remorsos ou arrependimentos. O crime se torna sua vida e sua vida entra definitivamente nesse lado marginal da sociedade da época. Ele é não apenas um ladrão de trens, mas também um assaltante de crimes menores, tudo mostrado sem grande maquiagem para parecer mais bonzinho do que foi. Embora os esforços dos roteiristas tenham sido louváveis, não podemos negar também que o lado mais romântico, tirado dos livros de bolso sobre Jesse James, também seguem presentes no roteiro.

O chefão da Fox Darryl F. Zanuck cuidou pessoalmente da produção, fazendo questão que o filme tivesse tudo do bom e do melhor que Hollywood poderia oferecer naquela época. O filme é considerado um dos mais caros já feitos no gênero western, com cuidados envolvendo figurinos, cenários, objetos da época, como carruagens, etc. O resultado é excelente e tudo fica ainda mais realçado pela bonita fotografia em preto e branco.

Jesse James (Idem, EUA, 1939) Direção: Henry King / Roteiro: Nunnally Johnson, Gene Fowler, Curtis Kenyon, Hal Long / Elenco: Tyrone Power, Henry Fonda, Nancy Kelly, Randolph Scott, Donald Meek, John Carradine / Sinopse: Cinebiografia do famoso criminoso Jesse James (Tyrone Power) que ao lado de seu irmão Frank James (Henry Fonda) assaltava bancos, trens e diligências no velho oeste.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Não chega ser irônico? O Tyrone Power não poderia ser Jesse James, afinal era o homem mais bonito do cinema, um gala.
    Vamos fazer um Jesse James mais fiel a historia possível? Ok. Quem foi interpretar o Jesse James? O Brad Pitt, o homem mais bonito do cinema, um gala... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pois é, repetiram o mesmo erro no filme de Brad Pitt que se vendeu como historicamente preciso. O Jesse James original não tinha nada de galã, tinha pinta de bandido mesmo.

    ResponderExcluir