Título no Brasil: Butch Cassidy
Título Original: Butch Cassidy and the Sundance Kid
Ano de Produção: 1969
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: George Roy Hill
Roteiro: William Goldman
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin, Henry Jones, Jeff Corey
Sinopse:
O criminoso Butch Cassidy (Paul Newman) decide se unir a outro bandoleiro chamado Sundance Kid (Robert Redford) para formar uma quadrilha de assaltantes de bancos. Quando um desses assaltos dá errado, eles decidem que chegou a hora de irem embora dos Estados Unidos e fogem para a América do Sul, em busca de liberdade. Filme baseado em fatos reais.
Comentários:
Butch Cassidy e Sundance Kid foram dois criminosos. Assassinos, ladrões, gente da pior espécie. Esse filme porém não está preocupado em contar de forma realista a história deles dois. No fundo apenas os nomes reais foram usados em personagens bem carismáticos. Não podemos esquecer que esse faroeste foi produzido nos anos 60. O clima de contracultura estava no ar. Os bandidos do passado poderiam se passar muito bem como os heróis da resistência do presente. Assim o que vemos aqui é uma alegoria romanceada. A criminalidade da dupla é vista até sob um ponto de vista otimista, positivo, de ser livre, fora das normas, fora dos padrões. E quem disse que isso também não resultaria em ótimo cinema? Pois foi justamente isso que aconteceu. Se tivessem optado por contar a história desses bandidos da forma mais fiel aos fatos históricos, não teríamos seguramente uma obra-prima do cinema em mãos. Aqui os pistoleiros são gentis, educados e acima de tudo espertos. Eles não querem o confronto, apenas querem lutar por sua liberdade. É uma visão tão lírica que o roteiro se dá até mesmo ao luxo de colocar esses dois bandoleiros em momentos de puro prazer, dando voltinhas de bicicleta pela vizinhança. É um grande filme, não me entendam mal, porém no final das contas tem pouca coisa a ver com a trajetória de crimes, roubos e sangue derramado que marcou a vida dos reais Butch Cassidy e Sundance Kid. Vai agradar e muito a quem adora cinema e histórias romanceadas. Para quem estiver em busca da história real, da poeira dos fatos, vai entender que essa produção passa muito longe de ser fidedigna. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado (William Goldman), Melhor Direção de Fotografia (Conrad L. Hall) e Melhor Música ("Raindrops Keep Fallin' on My Head" de Burt Bacharach e Hal David).
Pablo Aluísio.
Butch Cassidy
ResponderExcluirPaul Newman e Robert Redford juntos, no velho oeste
Pablo Aluísio.
O que eu falei no post anterior? Aqui já é esquerdopata Robert Redford transformando facínoras em dois dos homens mais bonitos e charmosos do cinema.
ResponderExcluirIsso porque eu acho que ainda não viu o último filme dele fazendo um ladrão geriátrico. Até eu tenho vontade de ajudar o velhinho facinora.
Serge Renine.
Impossível negar que há uma tendência dentro do cinema de glamorizar criminosos famosos (ou infames). Porém na década de 30,40 a coisa era bem diferente. Os gangsters eram retratados como vilões mesmo, criminosos da pesada. Isso porém foi mudando com o passar dos anos.
ResponderExcluirPor isso que eu acho que tem o dedo do Redford aí. Você viu esse ultimo filme dele que falei?
ResponderExcluirSim, assisti. Dê um click ai na palavra "Robert Redford" nos marcadores que você terá acesso à resenha desse último filme dele.
ResponderExcluirObg
ExcluirDisponha Essa é uma maneira muito boa para pesquisas.
ResponderExcluir