sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A Lenda dos Desaparecidos

O diretor Henry Hathaway teve uma ideia interessante. Que tal colocar o eterno cowboy John Wayne bem no meio do deserto do Sahara? Pois esse é justamente o principal atrativo desse filme bem diferente da filmografia do ator. Ele interpreta um americano chamado Joe January que vive numa cidade do norte da África. Entre bebedeiras e brigas de bar, ele acaba sendo contratado por um estrangeiro, um homem refinado, que o contrata para atravessar o deserto ao seu lado. O objetivo é achar o seu pai, desaparecido nas areias do mais hostil deserto do planeta.

Não é uma viagem fácil de fazer, pois além da falta de água, do sol incandescente e dos ataques de tribos violentas como os Tuaregs, ele precisa ainda localizar no meio daquela imensidão o paradeiro de um homem desaparecido há meses. Completando o trio de personagens principais surge uma mulher, uma meretriz e ladra interpretada por uma jovem e sensual Sophia Loren. Símbolo sexual na época, o diretor soube muito bem utilizar sua beleza, a colocando em roupas provocantes, criando, como era de se esperar, uma tensão sexual no trio, envolvendo John Wayne e o francês que o contratou para atravessar o deserto.

O filme foi todo rodado em locações na Líbia. Na região existem ruínas milenares de uma antiga cidade romana que serviu de cenário perfeito para as cenas finais do filme. John Wayne não precisou se esforçar muito, interpretando novamente o papel de cowboy durão que sempre o caracterizou no cinema. Era sucesso de bilheteria certo. O diferencial vem mesmo do lugar onde a história se passa. A fotografia do filme ficou belíssima por causa das areias e das dunas do deserto do Sahara. Ali o diretor Henry Hathaway conseguiu tomadas maravilhosas da natureza local. Só não espere grandes inovações em termos de roteiro, já que o filme segue de perto a cartilha das produções de aventuras da época, mesmo que desenvolva bem o lado psicológico de cada personagem. Dessa maneira se torna mesmo um ótimo momento das carreiras de Sophia Loren e John Wayne, dupla que aliás só trabalharia uma vez juntos, justamente nessa produção.

A Lenda dos Desaparecidos (Legend of the Lost, Estados Unidos, 1957) Direção: Henry Hathaway / Roteiro: Robert Presnell Jr / Elenco: John Wayne, Sophia Loren, Rossano Brazzi / Sinopse: O americano Joe January (John Wayne) é contratado por um francês chamado Paul Bonnard (Rossano Brazzi) para uma viagem ao deserto do Sahara. Ele quer localizar seu pai, desaparecido há vários meses. A jovem garota Dita (Sophia Loren), apaixonada por Paul, decide também se unir a eles, dando origem a várias aventuras e desafios nas areias do deserto sem fim.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Cinema Clássico
    A Lenda dos Desaparecidos
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Boa película. Um John Wayne diferente.

    ResponderExcluir
  3. Certamente essa produção foge do lugar comum em se tratando de filmes com John Wayne...

    ResponderExcluir