sexta-feira, 22 de novembro de 2019

007 Marcado para a Morte

Título no Brasil: 007 Marcado para a Morte
Título Original: The Living Daylights
Ano de Produção: 1987
País: Inglaterra
Estúdio: Eon Productions, MGM
Direção: John Glen
Roteiro: Richard Maibaum, Michael G. Wilson
Elenco: Timothy Dalton, Maryam d'Abo, Jeroen Krabbé, Joe Don Baker, John Rhys-Davies, Andreas Wisniewski

Sinopse:
James Bond (Timothy Dalton) ajuda um militar russo a deserdar para o Ocidente. Nesse meio tempo acaba descobrindo também um complexo plano de uma organização criminosa envolvida com traficantes internacionais da União Soviética, do bloco comunista. no Leste europeu.

Comentários:
Com a aposentadoria de Roger Moore os produtores foram atrás de um novo ator para a franquia de James Bond nos cinemas. O escolhido acabou sendo Timothy Dalton. Ele não era muito conhecido, poucas pessoas conseguiam se lembrar dele. Infelizmente Dalton acabou fazendo apenas dois filmes como o agente secreto 007. Esse seu primeiro filme até teve uma bilheteria razoável, mas os números do segundo filme não convenceram e ele acabou sendo demitido. Apenas George Lazenby, que havia feito apenas um filme como Bond durante os anos 60, conseguiu superar Dalton no quesito brevidade. Uma pena pois Dalton, em minha opinião, não deixava a desejar como Bond. Ele era bom ator. O que deu errado então? Acredito que Timothy Dalton não tenha agradado ao público que estava acostumado com Roger Moore. Sempre que havia uma troca de um ator que havia ficado por anos interpretando Bond acontecia esse tipo de coisa. Com Sean Connery aconteceu exatamente isso. É uma pena porque esse filme dos anos 80 tinha todos os elementos para agradar aos fãs do agente secreto. Até uma ótima trilha sonora (com o A-ha) encaixava bem com o espírito da época. Tive a oportunidade de assistir no cinema e não me decepcionei. Estava esperando pelo menos uns cinco filmes de Bond com Dalton, mas realmente não deu. Ele acabou sendo substituído por Pierce Brosnan em pouco tempo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Verdade, também acredito que seja que tenha sido resistência pelo costume com o outro ator. Todos foram muito bons em minha opinião, mesmo o Geroge Lazenby achei excelente como 007, mas o Timothy Dalton pra mim foi o melhor de todos os agentes, como seus filmes pra mim também são os melhores da franquia do agente James Bond.

    ResponderExcluir
  2. Em minha visão o Timothy Dalton não ficou devendo a nenhum ator do passado em termos de James Bond. Os dois filmes que ele fez no papel também foram muito bons. O segundo um pouco menos, porém esse primeiro aqui é realmente um dos melhores da franquia. Pena que comercialmente não convenceu os produtores a seguir em frente com o ator como 007.

    ResponderExcluir
  3. O problema na verdade é que na época do Timothy Dalton a franquia estava bem desgastada pela temática meio ultrapassada e careta e a insistência em manter o Roger Moore no papel mesmo esse já estando esse em fase geriátrica. O Dalton pagou o pato.
    O Pierce Brosnan já teve a sorte de pegar a franquia refrescada com novas ideias, inclusive com um "M" sendo mulher, a grande Judi Dench.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Serge. E não vamos nos esquecer também que o comunismo estava ruindo no leste europeu, o muro de Berlim estava próximo de cair e os vilões de Bond - os soviéticos - estavam desaparecendo. Era uma época complicada.

    ResponderExcluir