sábado, 23 de novembro de 2019

O Ano que Vivemos em Perigo

Título no Brasil: O Ano que Vivemos em Perigo
Título Original: The Year of Living Dangerously
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos, Austrália
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Peter Weir
Roteiro: David Williamson, Peter Weir
Elenco: Mel Gibson, Sigourney Weaver, Linda Hunt, Michael Murphy, Paul Sonkkila, Bill Kerr

Sinopse:

Durante uma revolução na Indonésia, na década de 1960, um jornalista acaba se apaixonando por uma mulher americana. No meio do caos e da guerra eles tentam construir uma história de amor. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Hunt).

Comentários:
Esse filme é puro anos 80! Imagine unir em um mesmo elenco dois ícones cinematográficos daquela época (Mel Gibson e Sigourney Weaver) e com eles ainda bem jovens, no auge do sex appeal. A temperatura só poderia ficar alta mesmo. Palmas para o cineasta Peter Weir, um diretor que sempre admirei. Ele foi seguramente um dos diretores mais subestimados dos anos 80, pois fez excelentes filmes, com lindas fotografias, mas nunca conseguiu o reconhecimento que lhe era devido. O roteiro desse filme (também de autoria de Weir) tinha um subtexto político bem elaborado, ético e muito interessante, porém o que se sobressaía mesmo era o casal principal, soltando faíscas em cada cena. Dizem que Gibson e Weaver tiveram um caso durante as filmagens porém tudo foi devidamente abafado porque eles eram comprometidos. Que pena, deveriam ter assumido tudo publicamente, as revistas de fofoca iriam se divertir bastante. Deixando tudo isso de lado é bom reconhecer os méritos do filme como cinema. Um dos destaques mais lembrados veio da marcante atuação da atriz Linda Hunt, aqui interpretando um personagem masculino chamado Billy Kwan. Ela estava plenamente convincente como um homem em cena. Chega a impressionar. Não é a toa que levou o Oscar para casa!. Enfim, um filme bem indicado, com excelentes cenas e bela direção de fotografia. É sem favor algum  uma das produções mais marcantes daquela década. Coisa fina.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Ano que Vivemos em Perigo
    O Romance entre Mel Gibson e Sigourney weaver
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Mel Gibson jamais assumiria o rolo com a Sigourney Weaver. Nessa época ele era um católico fervoroso, casado, pai de família e mais todos os freios que tal condição carrega.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. E ele sempre lutou contra duas "tentações" em sua vida: a bebida e as mulheres. Geralmente ele perdia essas lutas, mas estava sempre recomeçando, tentando dar a volta por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk Não deu nunca certo, num uma coisa, nem outra.
      Aí, como desgraça pouca é bobagem,ele acusou frontalmente os dono de Hollywood, os Judeus, de terem assassinado Jesus com requintes de crueldade. Era verdade, mas não podia falar.
      Foi ao fundo do poço.

      Excluir
  4. Geralmente as tentações massacravam a força de vontade do Mel Gibson. É a vida...

    ResponderExcluir