segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A Estranha Passageira

O filme mostra, acima de tudo, como uma mãe dominadora e opressora pode influenciar negativamente na personalidade de uma filha. Charlotte Vale (Bette Davis) é a filha da matriarca de uma das famílias mais aristocratas e milionárias de Boston. A mãe a reprime de todas as formas, seja na forma de se vestir, seja na forma de se comportar. Com isso Charlotte acaba desenvolvendo uma personalidade tímida, medrosa em excesso. Depois de um colapso nervoso ele é internada em uma instituição psiquiátrica. Aos poucos ela vai melhorando. O psiquiatra então sugere que ela faça um grande cruzeiro em direção ao Rio de Janeiro. País tropical, cheio de belezas naturais, certamente a mudança de clima iria melhorar sua saúde mental. E assim Charlotte embarca em um belo navio transatlântico. Na viagem acaba se apaixonando por um homem chamado Jerry Durrance (Paul Henreid). Tudo seria maravilhoso, uma grande história de amor se não fosse por um detalhe crucial: ele já era casado, pai de um casal de filhos.

De volta aos Estados Unidos Charlotte então precisa defender suas novas posições diante da vida. Ela está bem vestida, com roupas modernas, dona de si, interagindo muito bem com as pessoas e apaixonada. Mudanças que sua mãe não encara com bons olhos, claro! Será que ela resistirá novamente aos atos de opressão de sua própria mãe? Esse filme é muito bem escrito e atuado. Valeu uma indicação ao Oscar para Bette Davis. Mais do que merecido. Afinal ela interpreta sua personagem em dois momentos bem diferentes da vida. No primeiro surge oprimida e triste, no segundo finalmente se liberta, sendo uma mulher de verdade, vivendo a vida, amando e sendo feliz. Só uma grande atriz como Davis poderia tornar crível esse tipo de mudança comportamental. Em termos gerais é um bom drama romântico com nuances psicológicas. Algo cada vez mais raro de encontrar nos dias de hoje.

A Estranha Passageira (Now, Voyager, Estados Unidos, 1942) Direção: Irving Rapper / Roteiro: Casey Robinson, baseado na peça escrita por Olive Higgins Prouty / Elenco: Bette Davis, Paul Henreid, Claude Rains, Gladys Cooper / Sinopse: Charlotte Vale (Bette Davis) é uma mulher com muitos problemas psicológicos e emocionais. Por recomendação médica acaba embarcando em um cruzeiro rumo ao Rio de Janeiro. Durante a viagem acaba se apaixonado por Jerry Durrance (Paul Henreid), um homem casado. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Música (Max Steiner). Também indicado nas categorias de Melhor Atriz (Bette Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gladys Cooper).

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário