quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Meu Pecado Foi Nascer

A história desse filme é bem interessante. Amantha Starr (Yvonne De Carlo) é uma jovem rica e mimada, filha de um grande fazendeiro do Kentucky. Quando se torna adolescente, seu pai a matricula em uma das melhores escolas para moças dos Estados Unidos. Recebendo uma educação primorosa, ela fica por lá por longos anos até que recebe uma carta avisando que seu pai está gravemente doente. De volta ao lar, descobre que a fazenda de sua família está arruinada financeiramente e que seu pai está morto! Para piorar seu pai fez enormes empréstimos que agora custam toda a sua propriedade e como se isso não fosse ruim o bastante, Amantha também descobre que é filha de uma escrava, o que a torna necessariamente destituída de sua liberdade praticamente da noite para o dia!

Um dos últimos trabalhos da carreira de Clark Gable também é um de seus melhores. Ele interpreta Hamish Bond, um rico comerciante de algodão que fez sua fortuna com o tráfico de escravos para a América durante o século XIX. Poderoso e influente, acaba comprando em um leilão de escravos a bela Amantha Starr (De Carlo), que fora criada como uma branca livre até descobrirem que sua mãe era uma escrava negra da fazenda de seu pai. Obviamente que ela está arrasada completamente pela situação terrível pela qual está passando! De repente seu mundo muda completamente, pois passa da situação de ser uma filha de um fazendeiro de algodão com muitos escravos negros para a bestial condição de ser também mera propriedade, uma escrava de seu amo. Hamish porém não deseja fazer valer seus direitos de vida e morte sobre ela. Ao contrário disso tenta conquistá-la.

O enlace romântico porém é interrompido pela delicada situação política pela qual o país atravessa. Nas vésperas da guerra civil americana os estados do sul lutam para manter a escravidão, enquanto os ianques do norte tentam trazer novamente os estados rebeldes de volta à União, ao mesmo tempo em que estão dispostos a irem para a guerra para fazer valer a abolição da escravatura assinada pelo presidente Lincoln. Diante de toda a riqueza do contexto histórico em que a trama se desenvolve, dos belos figurinos, cenários e da produção caprichada, "Band of Angels" é de fato um grande filme, com uma qualidade cinematográfica de encher os olhos realmente.

Por fim e não menos importante, é relevante louvar o trabalho do excelente ator Sidney Poitier no papel de Rau-Ru, um escravo do senhor Hamish que recebeu educação e preparo para ser seu braço direito. Mesmo com tantos benefícios ele jamais se rende ao estado de sua situação pessoal. Ele odeia o fato de ser um escravo e mesmo seu dono o tratando da melhor maneira possível se recusa a se acomodar nessa posição. Quando a guerra finalmente explode, ele não pensa duas vezes antes de se alistar ao lado dos exércitos da União (defensores do fim da escravidão). Um belo retrato da fibra e da capacidade de luta do homem negro escravizado em uma América que começava a mudar sua sociedade de forma drástica. Assim "Meu Pecado Foi Nascer" está mais do que recomendado, pois sem dúvida é um maravilhoso filme do cinema americano dos anos 1950.

Meu Pecado Foi Nascer (Band of Angels, Estados Unidos, 1957) Direção: Raoul Walsh / Roteiro: Robert Penn Warren, John Twist / Elenco: Clark Gable, Yvonne De Carlo, Sidney Poitier, Efrem Zimbalist Jr / Sinopse: Jovem mulher se torna escrava por causa das leis de sua época. Ao mesmo tempo um fazendeiro rico e escravista tenta conquistar seu coração.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Meu Pecado Foi Nascer
    Nota: 8.3
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles poucos casos em que o título do filme em português é, incomensuravelmente, melhor que o titulo original.

    ResponderExcluir
  3. Resumiu bem o enredo, embora de uma forma um tanto melodramática, típica dos anos 1950...

    ResponderExcluir