sábado, 13 de outubro de 2018

O Banqueiro da Resistência

Mais um filme que deixa a desejar com o selo da Netflix. O roteiro conta a história real, baseada em fatos históricos, de um banqueiro holandês que durante a ocupação nazista de seu pais montou um esquema financeiro de financiamento da resistência holandesa contra a opressão dos exércitos de Hitler. Usando de títulos de fundos de investimento e de pensão ele conseguiu desviar uma verdadeira fortuna para os membros da resistência que usaram todo esse dinheiro em serviços de espionagem, sabotagem, assassinatos, greves e outros mecanismos para ir destruindo as forças do Reich em solo holandês.

Boa história certamente, interessante e tudo mais, porém contada em um filme que realmente tem vários problemas. Um deles é de edição. As cenas vão acontecendo em uma linha narrativa mal desenvolvida. Alguns eventos são cortados de forma abrupta. Parece aquelas séries que são adaptadas em longas e que por essa razão ficam truncadas demais. A produção é até boa, com bons figurinos, uma direção de fotografia até bem feita, mas o roteiro mal estruturado, apostando demais em uma narração convencional, bem quadrada e uma edição desleixada coloca tudo a perder. Com quase duas horas de duração prevejo que muitos espectadores vão acabar largando o filme pela metade. Como escrevi, uma boa história que merecia um filme melhor.

O Banqueiro da Resistência (Bankier van het Verzet, Holanda, 2018) Direção: Joram Lürsen / Roteiro: Marieke van der Pol, Thomas van der Ree / Elenco: Barry Atsma, Fockeline Ouwerkerk, Jacob Derwig / Sinopse: Durante a ocupação nazista da Holanda na II Guerra Mundial, um banqueiro holandês resolve montar um esquema de financiamento da resistência com títulos de pensão e de fundos especiais, passando por cima da fiscalização das autoridades monetárias do III Reich.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Banqueiro da Resistência
    Nota: 5.3 (Regular)
    Pablo Aluísio

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Em compensação eu vim aqui pra te indicar uma ótima série original da Netflix. "Distrito Selvagem": série Colombiana, primeira temporada com 10 episodio. Trata da desmobilização e reintegração social dos membros das FARC e da corrupção dos políticos Colombianos. Não é história real, mas é uma ficção com muito realismo, tanto na ação, quanto na parte política. Pra nós, brasileiros, fica fácil se identificar em várias situações. Alias, o Brasil é citado várias vezes como lugar para onde se fugir. Os atores são muito bons e carismáticos, sem exceção. Pode assistir sossegado que vale a pena.

    ResponderExcluir