segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Construindo Um Império: França

Título no Brasil: Construindo Um Império: França
Título Original: Napoleon: Steel Monster
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: KPI Productions, Mechanism Digital
Direção: Penny Fearon, Mark Cannon
Roteiro: Penny Fearon
Elenco: Peter Weller, Michael Carroll, Ed Avila, J.D. Brown, Marc C. Cancassi, Mitchell Speert

Sinopse e comentários:
Essa série de documentários é bem popular no Brasil, principalmente porque são exibidos com certa regularidade em canais como o The History Channel e National Geographic. Pois bem, cada episódio foca em um determinado país, ou melhor dizendo, em um império. Nesse aqui o foco vai para a França, começando com as contruções de Luís XIV, o Rei Sol, que criou do nada grandes monumentos ao seu ego descomunal, como o Palácio de Versalhes, obra maravilhosa, o maior palácio imperial da Europa por séculos.

Ainda nos tempos de Luís XIV, são desvendados os diversos canais que foram feitos por esse soberano, entre eles o projeto de um canal que conseguiria ligar o Mediterrâneo com o Atlântico, um projeto megalomaníaco que só poderia ter sido executado sob o império de um monarca absolutista e autocrata. Por fim o episódio fala sobre o período em Napoleão Bonaparte se tornou imperador. Aqui um problema: o general não foi um grande construtor, mas sim um conquistador. A única exceção veio com a construção do Arco do Triunfo para festejar justamente suas vitórias militares. Por isso não deixou grandes obras por onde passou.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Drama e Romance
    Construindo Um Império: França
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A nobreza cometeu tantos desmandos executando obras megalomaníacas, umas para o bem de todos, outras apenas para alimentar o seu ego e, mesmo assim, a esquerda, ou, como você já disse, o tal do Napoleão, não conseguem nem chegar aos pés desses déspotas em termos de realizações de obras. Que vergonha é a esquerda.

    ResponderExcluir
  3. O negócio do Napoleão não era construir nada, mas sim destruir os reinos e os impérios dos outros. Acabou que ele próprio foi destruído...

    ResponderExcluir