terça-feira, 12 de setembro de 2017

Hannibal

O primeiro filme "O Silêncio dos Inocentes" já é considerado um clássico moderno do cinema. Muito bom, acima da média, não há o que discutir sobre isso. Já esse segundo filme dessa franquia, intitulado "Hannibal", é seguramente uma das piores sequências que já assisti em minha vida. O que não deixa de ser surpreendente pois foi dirigido por um grande mestre, Ridley Scott. Além disso o elenco era inegavelmente excelente, contando com Julianne Moore e Gary Oldman, além de trazer de volta  Anthony Hopkins como o Dr. Hannibal Lecter. O que deu errado então? Em minha opinião o maior problema dessa sequência não foi necessariamente cinematográfico, mas sim literário. Explico. Thomas Harris escreveu um livro muito ruim, justamente o que foi usado para adaptação pelo roteiro desse filme. Como o material original já não tinha qualidade como esperar então que o filme ficasse bom? Simplesmente impossível.

A história é péssima. O que era sutil e elegante no primeiro filme aqui se tornou apenas grotesco.  Anthony Hopkins continua perfeito em sua caracterização, mas como já escrevi, a trama não ajuda. Provavelmente o escritor Thomas Harris estava com alguma crise de criatividade quando começou a escrever esse enredo. Provavelmente pressionado pelas editoras, que cobiçavam novamente obter ótimas vendas, ele acabou escrevendo qualquer coisa, estragando de certa maneira sua própria criação. O que sobrou foi apenas uma cópia pálida e mal feita do livro original. Nem o talentoso David Mamet salvou o roteiro de ser um desastre! Diante de tudo isso o diretor Ridley Scott até tentou fazer algo, usando inclusive de uma bonita fotografia (a cargo do diretor de fotografia John Mathieson), mas no final todo esse esforço acabou sendo em vão. Fui assistir ao filme no cinema e fiquei decepcionado na época. O tempo também não ajudou em nada. Numa revisão anos depois não melhorou em nada. É uma decepção pura e simples. Apenas isso.

Hannibal (Estados Unidos, 2001) Direção: Ridley Scott / Roteiro: David Mamet e Steven Zaillian, baseados na obra original escrita por Thomas Harris / Elenco: Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman, Ray Liotta / Sinopse: De volta às ruas e exilado, bem distante, para evitar ser preso novamente por seus crimes, o médico e psicopata Dr. Hannibal Lecter (Hopkins) resolve se reconectar novamente com a agente Clarice Starling (Julianne Moore), criando um estranho vínculo entre ambos. Filme lançado posteriormente no box "The Hannibal Lecter Anthology" em DVD, com cenas adicionais.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 5.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Fora que perder a Jodie Foster foi um golpe duro. O bom que o Gary Oldman é sempre uma boa surpresa.

    Você acredita que eu gosto desse filme por dois motivos? Veja:

    - O vilão aqui é o próprio Hannibal, no Silencio ele ajudava a policia; não gosto.

    - A estória se passar na Itália, com a presença do Giancarlo Giannini contracenando com o Anthony Hopkins e todo aquele clima que se cria em torno da recompensa pela captura do Hannibal, com a cidade ao fundo é de matar, com perdão do trocadilho.

    Eu concordo que a sutileza se foi, mas me da a impressão que...sei lá!

    ResponderExcluir
  3. Por isso escrevi que o filme tem uma direção de fotografia muito bonita. Com a beleza dessas cidades italianas não poderia ser diferente. Porém eu nunca consegui gostar desse enredo. Aquela cena do Hannibal comendo o cérebro do sujeito sentado numa cadeira foi demais para mim... sutileza zero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, essa e a do porco mastigando a cabeça são muito exageradas!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo o Lecter como um personagem mais cerebral. Essa coisa sangrenta e explícita demais prefiro deixar para outros tipos de filmes, como as fitinhas de terror do tipo "sangue e tripas". Porém também temos que admitir que essa franquia se recuperou no filme seguinte, "Dragão Vermelho" que eu considero um filmão.

    ResponderExcluir