sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A Arte de Ser Elegante e Discreto

Eu era um jovem estudante Marista quando ouvi pela primeira vez uma frase escrita por Dom Bosco que dizia: "Fale pouco de você e menos ainda dos outros". Nunca mais me esqueci desse conselho. Ao longo da vida procurei seguir de perto esse tipo de conselho em minha existência. Antes disso já agia assim, apesar da pouca idade. Fazia parte da minha personalidade. Quando conheci a frase me identifiquei completamente. Geralmente quando você faz parte de uma família grande, com muitas pessoas, você acaba percebendo o quanto é danoso ser invasivo. É normal que no meio de tanta gente sempre haja aquele tipo de fofoca maldosa, aquele diz que me disse e tudo mais. Eu sempre associei esse tipo de comportamento a um tipo de pessoa pouco refinada, nada educada. E poucas coisas são tão desanimadoras como ter esse tipo de pessoa ao redor. Não soma e nem acrescenta em absolutamente nada na sua vida.

A discrição vem justamente na frase de Dom Bosco que aconselha que cada um fale pouco de si. Nunca seja um elogiador de si mesmo. Um egocêntrico. Lembre-se que Narciso morreu afogado deslumbrado com sua própria aparência. Apenas com as pessoas muito próximas você deve se abrir ou contar algo mais privativo. Ser discreto acaba tornando você também uma pessoa elegante, pois certamente não vai ficar querendo saber da vida de ninguém. Falo com sinceridade, espero que as pessoas sejam felizes nessa longa jornada chamada vida. O fofoqueiro de alguma forma torce justamente pelo contrário, pelo insucesso dos outros, muitas vezes para se deliciar com o fracasso alheio. É triste! A queda de outrem ou a fase ruim pela qual passa acaba virando o glacê da fofoca. Sempre me espanto quando vejo alguém tentando passar uma fofoca sobre algo ruim que aconteceu com os outros. Que tipo de mecanismo horroroso movimenta a mente de alguém assim? Citando Chaplin eu não quero o mal para ninguém, muito pelo contrário, nossa humanidade deseja a felicidade do próximo. Isso é ser humano no significado mais intrínseco da palavra. Isso nos define.

Há tantas coisas interessantes para se conversar. O mundo é cheio de possibilidades e muitos fatos deveriam nos prender a atenção. Nesse momento, por exemplo, há descobertas maravilhosas da ciência acontecendo. Alguém realmente puxa um assunto sobre isso? Dificilmente. Preferem falar de algo ruim que está acontecendo com fulana ou sicrano. Lamentável esse tipo de atitude. Ocupe sua mente com coisas interessantes. O que vale para as amizades também vale para o amor. Uma das coisas mais importantes em um relacionamento a dois é a preservação de sua própria intimidade. O que acontece entre um casal só diz respeito a ambos. Abrir a vida pessoal é um dos maiores erros que alguém pode cometer em sua vida. Não transforme jamais os aspectos íntimos de sua relação sentimental em algo público, à disposição de quem queira saber. Agindo assim você não apenas estará abrindo sem autorização a intimidade de quem está com você, como também sendo uma pessoa pouco refinada, nada elegante, correndo inclusive o risco de transformar sua vida emocional em uma piada de salão para os outros.

É uma moeda de dupla face. Ao mesmo tempo em que você se torna discreto, não invasivo, respeitando o espaço de terceiros, espera o retorno deles nesse mesmo sentido. Mais cedo ou mais tarde todos vão compreender e também vão respeitar a sua vida privada. O fato é que você só ganhará na vida sendo elegante e discreto. Outro fato muito importante que aprendi em minha existência é que agindo dessa forma você acaba atraindo pessoas com o mesmo sentimento positivo para perto de sua vida. Outro dia relembrei sobre a minha primeira namoradinha aqui mesmo no blog. Ela foi uma das pessoas mais educadas, finas e elegantes que conheci em toda a minha vida! Fazendo uma analogia com o cinema eu a poderia comparar com Audrey Hepburn. Aquele mesmo tipo de elegância e charme pessoal. Ter um relacionamento com ela me marcou para sempre e me deixou uma bela lição de vida de como me comportar com o sexo oposto. Olhando para o passado posso dizer que tive muita sorte em conhecê-la naquele momento da adolescência pois a partir dali eu sempre soube como tratar uma mulher da forma adequada - algo que muitos homens jamais aprendem, mesmo depois de velhos. Assim encerro esse pequeno texto reflexivo sobre a importância de se saber comportar adequadamente, não só em ambientes mais refinados, mas como também em todos os lugares onde você estiver. Seja discreto, não vire um pavão de arrogância e vaidade. Mantenha uma boa postura, respeite o próximo. Dessa forma será um bom ser humano, discreto e elegante na medida certa. Guarde a frase de Dom Bosco em sua mente e seja feliz, o que no final é o que realmente importa para todos nós.

Pablo Aluísio. 

9 comentários: