sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Rejeição Amorosa

Provavelmente seja uma das dores emocionais mais fortes e sofridas na vida sentimental de uma pessoa. A paixão não correspondida pode jogar a auto estima no chão, causar depressão, entre outros problemas mais sérios. Na realidade o mais importante em uma situação assim é tentar recuperar o equilíbrio da forma mais rápida possível. Tentar entender a situação sob um ponto de vista mais racional. O fato é que nem sempre nossos sentimentos estão em sintonia com os da pessoa amada. Embora apaixonados podemos perceber claramente que essa paixão não está vindo do outro lado. Quando isso acontece o melhor é recuar, tentar melhorar a situação e só depois tentar investir. Se por acaso você não agiu assim e acabou sendo rejeitado (a) é interessante recobrar o ânimo e entender o que aconteceu.

Muitas pessoas apaixonadas não conseguem raciocinar direito. Muitas vezes nem sequer conhecem a outra pessoa, não tem maior contato, não as conhece de perto, mas acabam ficando cegas pela paixão, investindo em algo que, pela lógica do mundo (e não do apaixonado), certamente não dará em nada, ou melhor dizendo, dará sim, mas na rejeição amorosa. Se não há sentimento envolvido por parte da outra pessoa, se as possibilidades são mínimas, inexistentes ou pequenas e mesmo assim há a investida, muitas vezes de forma atrapalhada, sem noção, sem cautela e sem estratégia, a rejeição será praticamente certa! O erro será seu, por ter agido sem cautela e sem prudência. E aquele que o rejeita não deve ser vilanizado e nem muito menos agredido. Na realidade se pensarmos bem, ele acabou sendo o único a agir com equilíbrio nesse tipo de situação. Você deveria até mesmo agradecer a ele!

Por essa razão não vá procurar defeitos naquele que lhe rejeitou, ou pior do que isso, não tente ofender ou ridicularizá-lo. Isso é um sinal de sua própria fraqueza emocional, pois foi apaixonada por ele e após a rejeição o tenta atingir, o atacando. Isso é baixeza moral e só expõe sua própria fraqueza sentimental. Seja forte, equilibrada, procure entender as razões. Muitas vezes, lamento dizer isso, a rejeição é culpa do próprio rejeitado, que não soube agir certo, não soube se aproximar, não entender a outra pessoa, foi inconveniente, fora de proposito, não soube se comportar de forma adequada. Para quem age assim o famoso "chute na bunda", com gostam de dizer os jovens, é algo mais do que previsível.

Assim os cautelosos e os equilibrados geralmente não levam "foras". Eles sabem antever o que virá. Isso se chama Q.E, que significa Quociente Emocional. Pessoas com Q.E. elevados quase sempre se saem melhor no mundo da sedução, do charme e a da relação amorosa. São pessoas com senso de posicionamento melhor. Elas sabem quando agir e quando não agir. Saber esperar o momento certo numa investida amorosa é uma arte! Algumas vezes um grande amor começa com uma grande amizade. Mesmo apaixonada a pessoa que sabe investir na hora certa, conta muitos pontos a seu favor. Certamente viver na "friendzone" pode ser complicado, porém quem tiver paciência certamente colherá belos frutos ao lado do ser amado no futuro.

Se infelizmente não é o seu caso e você foi rejeitado, bom, chegou a hora de manter a dignidade pessoal, aquilo que é mais importante nesse momento. Não saia falando mal do outro, não o atinja usando terceiros, fique firme, tenha boa postura e o mais importante de tudo... saiba entender seus motivos. Também não implore por amor, nem vire um mendigo emocional. Isso acabará com sua imagem, destruindo qualquer tipo de amor próprio que sobreviveu. Levante a cabeça, mantenha uma atitude, mesmo que o coração esteja em pedaços. Caso contrário você será além de rejeitado, também uma pessoa fragilizada, mostrando a todos a sua fraqueza.

Outro conselho que consideramos importante é baseado em uma frase escrita por um famoso escritor e pensador católico chamado Dom Bosco. Em certo momento de sua vida ele soltou uma máxima muito relevante, quando afirmou: "Fale pouco de você e menos ainda dos outros", ou seja, não transforme sua rejeição em um escândalo público, uma novela dramática na boca de todos, em uma fofoca espalhada por você mesmo. O momento da rejeição também é o momento da discrição, do conhecimento interior e não da baixaria. Ao espalhar sua rejeição aos outros saiba que mais cedo ou mais tarde tudo chegará nos ouvidos daquele que a rejeitou. E ele certamente ficará com uma imagem ainda pior de você! Se recolha, junte seus cacos, se recomponha, tudo feito da forma mais discreta possível. Agindo assim você perceberá, depois de se recuperar, que a dor será bem menos sofrida. Você levantará a cabeça e partirá para a próxima, sem ter que explicar ou dar satisfações a absolutamente ninguém.

Pablo Aluísio.

2 comentários: