terça-feira, 20 de junho de 2017

Balas que não Erram

Mais um bom faroeste estrelado por Audie Murphy. O ator interpreta o temido pistoleiro John Gant. Ele chega em uma pequena cidade do velho oeste e sua reputação de matador implacável logo se espalha. Em pouco tempo todos começam a se perguntar qual seria o seu alvo agora. Gant matou inúmeros homens, sempre atuando como assassino profissional, mas jamais foi condenado pois usa de uma tática inteligente. Ele cria algum tipo de provocação para que seu alvo saque primeiro, assim acaba sempre matando em legítima defesa, escapando da prisão. Nessa nova cidade todos logo ficam nervosos com sua presença, menos o médico da cidade, Luke Canfield (Charles Drake), que não apenas acha a reação das pessoas muito exagerada como também acaba fazendo amizade com Gant, chegando ao ponto de jogar despreocupadas partidas de xadrez com o tão temido pistoleiro. Enquanto isso os demais ditos cidadãos de bem vão entrando em desespero, se convencendo que eles serão mortos por Gaton e sua mira certeira. Assim o hábil diretor Jack Arnold conseguiu criar todo um clima de tensão que domina o filme da primeira à última cena.

Audie Murphy sempre foi muito modesto em relação a si mesmo. Ele não se considerava um grande ator e até sob certo aspecto essa opinião era bem verdadeira, porém quando assistimos a filmes como esse, logo descobrimos que se por um lado ele era um ator limitado em termos de talento dramático do outro sabia muito bem seguir sua própria intuição. Seu pistoleiro é um sujeito de poucas palavras e jamais cai no clichê de virar um sujeito bonzinho ou algo parecido. Ele realmente está na cidade para cumprir mais um contrato e o fará, sem perder a sua identidade. Outro ponto positivo do roteiro é o segredo sobre a pessoa que ele deve matar. Isso só será revelado na última cena, o que garante o interesse na estória até o fim. Em termos gerais considerei um western acima de tudo muito eficiente. Não se perde tempo com banalidades. Em sua curta duração (pouco mais de 70 minutos) nada fica de fora. O suspense é bem desenvolvido, as cenas são bem criadas e o clímax condiz plenamente com a teia que foi armada durante todo o filme pelo bom roteiro. Da safra de filmes de western dos anos 50 estrelados por Audie Murphy esse é seguramente um dos melhores. Rápido no gatilho como seu protagonista essa é uma daquelas fitas que cumprem tudo aquilo que prometem aos fãs do gênero. A busca por diversão pelo espectador é plenamente satisfeita.

Balas que não Erram (No Name on the Bullet, Estados Unidos, 1959) Direção: Jack Arnold / Roteiro: Gene L. Coon, Howard Amacker  / Elenco: Audie Murphy, Charles Drake, Joan Evans / Sinopse: Pistoleiro conhecido por ser um matador implacável chega em uma pequena cidade do oeste, causando pânico, ansiedade e preocupação entre os moradores. Conhecido por ser contratado para matar homens, todos se perguntam quem seria o seu alvo dessa vez.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir