segunda-feira, 19 de junho de 2017

Com a Lei e a Ordem

O filme conta a história de um xerife de Tombstone. Não é Wyatt Earp, mas sim Frame Johnson (Ronald Reagan). Após duas décadas na cidade ele conseguiu erradicar a criminalidade. Um sucesso, mas agora já mais envelhecido, pensa em se aposentar, cuidando de um rancho que comprou na cidade vizinha de Cottonwood. Após capturar o temido pistoleiro Durango Kid ele finalmente decide que chegou a hora. Entrega sua estrela de xerife e finalmente se muda. Seu desejo é se casar com a bela Jeannie (Dorothy Malone) para viver em paz ao seu lado nos seus últimos anos de vida. Sua fama de xerife implacável porém não deixará isso acontecer. Em Cottonwood ele encontra uma cidade sem lei, dominada por uma família de criminosos. Um deles perdeu a sua mão anos atrás em um duelo com o próprio xerife Johnson. A sede de vingança ainda fala alto. Após o irmão de Johnson se tornar xerife na cidade e ser morto por esses criminosos, ele não vê outra alternativa a não ser voltar a ser o homem da lei da cidade, dando início a um novo confronto entre a lei e a criminalidade imposta por essa quadrilha de foras-da-lei.

Revisto nos dias atuais o grande atrativo desse faroeste "Law and Order" é a presença do ator e futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Ele é o protagonista dessa fita B sem maiores destaques. O roteiro, embora procure inovar em certos aspectos, fugindo um pouco do velho tema da vingança, não traz maiores novidades. Esse tipo de enredo do xerife que não consegue colocar uma pedra em seu passado por causa dos criminosos que um dia perseguiu, já foi devidamente explorado em outros filmes de western. O filme também é muito curto, com 79 minutos de duração. Há um alívio cômico na presença de um agente funerário que vê seus negócios irem mal por causa da lei e da ordem instaurada pelo xerife Reagan e é só. No geral achei bem mediano realmente. Provavelmente se não fosse a presença daquele ator que um dia iria se tornar presidente, o filme não seria lembrado. Vale apenas como curiosidade histórica.

Com a Lei e a Ordem (Law and Order, Estados Unidos,1953) Direção: Nathan Juran / Roteiro: Inez Cocke, baseada na novela de W.R. Burnett / Elenco: Ronald Reagan, Dorothy Malone, Preston Foster / Sinopse: Frame Johnson (Ronald Reagan) é um velho xerife que só deseja se aposentar para criar gado em seu novo rancho, mas que não consegue se livrar da estrela de homem da lei por causa de seu passado e dos bandidos que desejam acertar contas com ele. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Por outro lado Pablo, acho que da pra se aplicar a democracia, e ao sistema eleitoral americano, aquela máxima ironica que diz "da onde menos e espera, dali é que não sai nada mesmo". Pense bem. Eu me lembro da eleição do Ronald Reagan e dava a impressão que um palhaço iria para a Casa Branca (até a franquia De Volta Para o Futuro tirou um sarro), e hoje temos o verdadeiro palhaço lá, o Donald Trump, o sujeito mais imbecil do mundo a frente da maior potencia econômica e militar do planeta. Agora o Reagan ficou parecendo um erudito se compararmos com o "donaldo"; imagina aonde ainda vamos chegar!

    PS.Significado do nomeDonaldo: Significa "o mais poderoso do mundo", "governante do mundo". É um nome originado no gaélico Domhnall, formado pela união dos elementos dumno que significa "mundo" e val que quer dizer "regra, o que governa", e que significa "o mais poderoso do mundo, governante do mundo".

    ResponderExcluir
  3. Tenho boas recordações do Reagan presidente. Melhor dizendo, tenho saudades dos anos 80, que foi quando ele se tornou presidente. Era uma época muito boa, tanto na música, como no cinema, na vida... Foram os anos da minha juventude, os anos colegiais, etc. Então pelo menos no meu caso recordar de Reagan é recordar também de uma fase muito boa da minha vida. Já o Trump.. bem... hoje mesmo ele se meteu em outra confusão, escrevendo abobrinhas em seu twitter... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu, acredite, li a biografia desse panaca. Só para sentir o tamanho da bagaça, livro desperdiça quinze páginas com ele descrevendo como fez decoração o seu iate. A partir daí eu sempre soube que ele é uma besta e isso já faz mais de quize anos.

    ResponderExcluir
  5. Correção: o panaca em questão é o Trump.

    ResponderExcluir