segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

The Beatles - Twist and Shout

Durante a carreira dos Beatles a EMI Odeon, a gravadora do grupo na Inglaterra, não exercia qualquer controle sobre os lançamentos da banda nos Estados Unidos e no Canadá. Nesses países os direitos dos Beatles pertenciam à Capitol Records, poderosa companhia fonográfica da costa oeste. Assim os americanos resolveram criar seus próprios discos, misturando faixas da discografia oficial inglesa, dando origem a títulos próprios. O mesmo sucedia no braço canadense da Capitol. No Canadá os discos eram compostos aleatoriamente por executivos locais, de acordo com as músicas que faziam mais sucesso nas rádios de Toronto, Montreal e Ottawa.

Assim foi criado esse álbum, um dos primeiros a serem lançados no Canadá. Você pode até se perguntar qual seria a importância disso para um fã dos Beatles nos dias de hoje? Acontece que esse disco é um dos mais raros atualmente entre colecionadores. Seu lançamento restrito, lançado apenas dentro das fronteiras canadenses, faz com que um original da época, em bom estado, alcançasse boas cifras no mercado. O repertório é basicamente retirado do disco "Please Please Me" com a inserção de canções de sucessos que foram originalmente lançadas em singles ingleses e americanos (como o hit "She Loves You" que fecha o disco). Um bom retrato do que vinha fazendo sucesso na voz do quarteto em sua época de lançamento. A capa é das melhoras. Essa foto dos Beatles pulando virou ícone na Beatlemania e foi aproveitada em discos, singles e compactos ao redor do mundo. Por falar nisso é bom salientar que os Beatles possuem uma das discografias mais variadas da história da música, fruto dessa liberdade que a EMI Odeon dava às gravadores de outros países. Em razão disso praticamente nenhuma discografia nacional dos Beatles é igual a outra, fato que inclusive se repetiu na discografia brasileira. Um gostinho a mais para os colecionadores de álbuns do conjunto.

The Beatles - Twist and Shout (1964)
Anna (Go to Him)
Chains
Boys" 
Ask Me Why
Please Please Me
Love Me Do
From Me to You
P.S. I Love You
Baby It's You
Do You Want to Know a Secret
A Taste of Honey
There's a Place
Twist and Shout
She Loves You

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. Por causa da voz rascante e poderosa, durante muito tempo eu achei que Twist and Shout era cantada pelo Paul MacCartney, só depois e muito tempo vi uma gravação ao vivo e fiquei sabendo que quem cantava daquele jeito era o John Lennon, que inclusive já declarou que sempre cantava esta música no final dos shows pois ela acabava com a sua garganta; não era atoa, pois essa música era mais adequada para a garganta brava do Paul.

    ResponderExcluir
  4. Twist and Shout foi a última música a ser gravada na sessão que deu origem ao LP Please Please Me. Esse disco dos Beatles (o primeiro da banda) foi gravado em um só dia. Quando chegou ao final da sessão a voz de Lennon estava em frangalhos. Por isso ela tem essa característica única, diferente.

    ResponderExcluir