Dar  uma visão do cowboy americano da atualidade – essa é a proposta desse  “Cowboy do Asfalto”, produção estrelada por John Travolta no auge de sua  carreira. No filme acompanhamos as mudanças pelas quais passa Bud Davis  (John Travolta), um rapaz do interior que se muda para a cidade grande  em busca de novas oportunidades. E lá que seu tio vai lhe dar uma mão na  busca de um emprego e um novo lugar para morar. Recém chegado logo  começa a trabalhar numa refinaria como operário. Com os trocados que  ganha durante a semana no trabalho duro o jovem Bud vai para os bailes  de música country no fim de semana. Em uma dessas noites ele acaba  conhecendo Sissy (Debra Winger), uma garota que adora o universo  country. Depois de uma paixão avassaladora resolvem dar o grande passo  de suas vidas, se casando de forma até prematura. O que parecia ser um  belo caminho a trilhar em suas vidas infelizmente logo começa a ruir com  os problemas do cotidiano. Falta de grana e meios para se viver melhor.  A grande chance de dar a volta por cima acaba vindo em torno de uma  competição esportiva de montaria ao touro mecânico, que promete pagar um  belo prêmio ao último cowboy que conseguir ficar firme na montaria até o  apito final. 
“Cowboy dos Asfalto” é interessante  porque conseguiu captar a vida de dois jovens comuns que apaixonados  vivem as incertezas do casamento. Durante a semana eles pegam pesado no  batente, geralmente em empregos desgastantes e sem nenhum atrativo mas  extravasam suas frustrações durante o fim de semana quando se vestem  como vaqueiros do interior, dançam e se divertem ao som de muita música  country, participando de competições do gênero como a montaria no touro  mecânico. Travolta, cheio de maneirismos, repete de certa forma seu tipo  de interpretação que havia desenvolvido em filmes como “Grease” e “Os  Embalos de Sábado à Noite”. A única novidade é o universo country ao seu  redor. Melhor se sai Debra Winger como a jovem que só quer ser feliz ao  lado do amor de sua vida. O filme tem muita música, dança (como era de  se esperar de um filme com John Travolta naquela época) e romance.  Revendo hoje em dia o filme ganha muito no aspecto nostalgia  (principalmente para quem foi jovem nas décadas de 70 e 80) e por isso  vale ser revisto. Ah e antes que me esqueça: a trilha sonora de “Cowboy  do Asfalto” é um prato cheio para quem gosta de música country,  inclusive com a participação de muitos cantores famosos na época. Se  você é fã do estilo não deixe de ver. 
Cowboy do Asfalto (Urban  Cowboy, EUA, 1980) Direção: James Bridges / Roteiro: Aaron Latham,  James Bridges / Elenco: John Travolta, Debra Winger, Scott Glenn /  Sinopse: O filme narra os problemas e o romance de um casal de jovens  que vivem em uma grande cidade americana mas que procuram preservar as  suas origens dentro do universo country. 
Pablo Aluísio. 

Avaliação:
ResponderExcluirProdução: ★★★
Arranjos: ★★★
Letras: ★★★
Direção de Arte: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.6
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim