terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Rainha

O filme se propõe a ser um retrato daquele que provavelmente foi o momento mais marcante dessa nova monarquia britânica: a morte da Princesa Diana. O foco é então desviado para o lado mais humano da Rainha Elizabeth II, aqui brilhantemente interpretada pela talentosa Helen Mirren. Após a morte de Diana em Paris a realeza inglesa ficou em certo impasse pois era fato conhecido de todos que as relações entre a Rainha e Diana estavam longe de serem cordiais ou amenas. A princesa havia se divorciado de Charles e estava tendo um romance um tanto escandaloso com Dodi Al-Fayed, herdeiro da cadeia de lojas Herrod´s, um envolvimento amoroso que causava um constrangimento generalizado na monarquia e que era desaprovado sem reservas pela Rainha. Como se não bastasse esse comportamento nada discreto e elegante da mãe do futuro Rei da Inglaterra, Diana ainda escancarava a vida privada da nobreza de forma vergonhosa para a imprensa, mostrando aspectos íntimos da vida familiar do Palácio de Buckingham. Assim quando morreu naquele trágico acidente a Rainha se viu em um impasse tremendo: se mostrar fria e indiferente ao acontecimento, mantendo sua postura e fleuma, ou demonstrar tristeza profunda pela morte da Princesa. Nesse momento entra em cena a atuação do Primeiro-Ministro Tony Blair (Michael Sheen), que tentará mudar a mentalidade da monarca britânica. 

Elizabeth não quis assistir ao filme pois se sentiu bastante desconfortável ao ser retratada nas telas. Além disso resumiu seu sentimento em relação ao filme ao declarar: " não quero relembrar uma das piores semanas de minha vida". Excesso de zelo certamente pois "A Rainha" é uma produção do mais alto nível, com roteiro caprichosamente escrito, tentando sempre se manter de forma bastante fiel aos fatos históricos. É certo que Diana passava longe de ser uma nobre com comportamento adequado mas diante de sua popularidade imensa perante a população, fruto de seu carisma e atos de boa vontade, a Rainha teve que dar o braço a torcer, declarando imenso pesar pela morte de sua ex-nora. A Academia gostou bastante do resultado final e "A Rainha" conquistou o Oscar de Melhor Atriz (Helen Mirren) e foi indicado aos de Figurino, Direção, Trilha Sonora, Melhor Filme e Roteiro Original. O reconhecimento continuou nos prêmios do Globo de Ouro e Bafta onde venceu nas categorias Atriz e filme. Nada mal para uma produção luxuosa e elegante, digna de uma verdadeira Rainha.

A Rainha (The Queen, Estado Unidos / Inglaterra, 2006) Direção: Stephen Frears / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Sylvia Syms./ Sinopse: Na semana da morte da Princesa Diana a Rainha Elizabeth II fica em um impasse: se manter o mais longe possível da tragédia ou se envolver pessoalmente mostrando o pesar pela morte da  Princesa.

Pablo Aluísio.

Um comentário: