quarta-feira, 2 de novembro de 2011

The Beatles - A Hard Day's Night

Terceiro disco dos Beatles, a trilha sonora de A Hard Day´s Night chama a atenção por algumas de suas características mais marcantes. É incrível mas todas as músicas do álbum são de autoria de John Lennon e Paul McCartney. As pessoas não param para pensar sobre isso mas o fato é que na época eles eram pouco mais do que garotos, bastante jovens e inexperientes em projetos desse porte. Era uma trilha para um filme de um grande estúdio de Hollywood e mesmo assim os rapazes não se intimidaram. Eram realmente gênios musicais. Se formos analisar bem esse é o trabalho mais marcante da primeira fase da carreira dos Beatles. O pavoroso título nacional (Os Reis do Ié, Ié, Ié) de certa forma mostrava uma realidade dentro da musicalidade do grupo nesse momento de sua carreira.

Todas as faixas, sem exceção, são recheadas de letras sentimentais do amor adolescente perdido. Lennon anos depois faria sátira sobre isso mas o fato é que em essência foi cantando e compondo esse tipo de canção que o quarteto conquistou as paradas de sucesso do mundo. Em termos de arranjo o grupo mostrava seu lado mais influenciado por Bob Dylan e pelo folk americano. Unindo essas influências eles acabaram criando um som único, sem paralelos com a música popular da década de 60. Hoje soa pueril? A intenção deles era essa mesmo. Como bem resumiu Lennon os Beatles de certa forma se comportaram como um verdadeiro cavalo de Tróia. Inicialmente cantando sobre o amor inocente dos jovens da época, os Beatles conquistaram as paradas. Depois disso começaram a cantar sobre drogas e sexo. Dentro da seleção musical do disco os Beatles selecionaram sete das canções que eles consideravam as melhores para cantar no filme. As demais seriam usadas para preencher o lado B dos antigos vinis. É curioso que apesar das canções mais famosas e conhecidas estarem no lado A – como é natural – o outro lado do álbum também era recheada de belas canções, em especial "Any Time at All"  e "I'll Be Back"  que Lennon particularmente não gostava muito mas  que ainda hoje se sobressai pela pegada mais roqueira.

Entre as faixas mais conhecidas, que foram talhadas mesmo para estourar nas rádios, o destaque vai para a bela balada "And I Love Her", uma canção que já demonstra o grande talento de Paul McCartney para escrever inspiradas músicas de amor com arranjos ternos e delicados. A música foi feita por Paul para sua namorada na época, Jane Asher. Esse foi um dos casos mais sérios e compromissados que Paul se envolveu em sua vida. Os demais membros do grupo pensavam que ele se casaria com certeza com Jane nos anos que viriam mas infelizmente a união não foi em frente. Pelo menos deixou belas músicas como essa pelo caminho. Nada como uma grande paixão para compor grandes declarações de amor em forma de música. Outra canção da seleção que se destaca por seu lirismo romântico é "If I Fell" mostrando que Lennon não era apenas o Teddy Boy do grupo e que poderia facilmente liderar vocalmente uma bela balada sem problemas.

Anos depois, principalmente na década de 70, John iria fazer pouco caso de gravações como essa, querendo passar uma imagem de roqueiro durão mas não enganou ninguém. Esse disco foi escrito face a face entre ele e Paul e Lennon era tão romântico quanto o colega no que diz respeito a letras como essa. Seu cinismo característico talvez se sobressaía mais em faixas como “Can´t Buy Me Love” mas a canção mostrava que Lennon era excelente baladeiro (algo que iria se aproveitar e muito em sua discografia solo). Assim “A Hard Day´s Night” surge hoje em dia como exemplo típico do som que os Beatles desenvolveram em sua primeira fase. Letras românticas, pueris, arranjos tendendo para o folk americano, com uso inclusive de instrumentos tradicionais como gaita e um nítido sabor de namoro adolescente. Afinal os Beatles por essa época eram em essência um grupo amado pelos adolescentes da década de 1960 e sua música refletia isso. Só depois, dentro de alguns anos, é que eles chutariam o balde entrando de cabeça no movimento psicodélico mais porra louca dos 60´s. Mas isso é uma outra história que falaremos depois por aqui. Até lá.

The Beatles - A Hard Day's Night (1964)
A Hard Day's Night
I Should Have Known Better
If I Fell
I'm Happy Just to Dance with You
And I Love Her
Tell Me Why
Can't Buy Me Love
Any Time at All
I'll Cry Instead
Things We Said Today
When I Get Home
You Can't Do That
I'll Be Back

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário