segunda-feira, 14 de novembro de 2011

John Lennon - Walls and Bridges

Todo trabalho cultural reflete de uma forma ou outra aspectos da vida pessoal de seu criador. John Lennon e esse "Walls and Bridges" demonstram bem isso. Gravado em um período muito conturbado da vida do ex-beatle o LP traz para sua seleção musical essa confusão emocional da vida de Lennon na época. O disco é desconexo, sem fio condutor, tudo parecendo feito ao acaso, sem planejamento. Na ocasião de seu lançamento Lennon explicou a amigos e pessoas próximas que teria entrado em estúdio por obrigação contratual, sem ter nem ao menos uma faixa pronta. Assim, segundo ele próprio, tentou produzir algo, meio que na base do improviso, numa desordem completa. Parecia até estar se desculpando pelo disco que havia gravado. Não era para menos. John recuperou velhos manuscritos, ideias abandonadas de outras épocas e tentou terminar o que havia começado (algumas músicas não passavam de rabiscos de um ou dois estrofes, tudo em estado muito embrionário).

Diante dessa situação o resultado final não poderia ter saído diferente. A obra não tem uma ideia ligando as faixas, demonstrando realmente falta de critério, arranjos pobres e letras que em nada lembram o brilhantismo de outrora da carreira de John Lennon. O clima de reciclagem começa logo pela capa (um velho desenho feito por ele em seus tempos de escola). As diversas faces de Lennon podiam ser trocadas na contracapa (que funcionavam muito bem na capa grande de papel do vinil) mas que acabou se perdendo em sua edição de CD, o que é uma pena pois era uma das melhores coisas de "Walls and Bridges". Tirando essa bem bolada direção de arte o conteúdo musical deixou muito a desejar. Quando chegou nas lojas muitos críticos torceram o nariz. É um produto tipicamente produzido naquilo que John mesmo chamou de "fim de semana perdido". Separado de Yoko Ono o artista parece que literalmente perdeu o rumo: se envolveu em bebedeiras, brigas em bar e deu vexames públicos por aí. Além disso foi declarado "persona non grata" pelo governo americano por causa de seus problemas com drogas e protestos anti guerra. No meio de todo esse turbilhão ele tentou fazer algo musicalmente mas temos que convir que ficou apenas nas boas intenções. Com a vida em caos "Walls and Bridges" não poderia ser menos do que caótico.

Realmente após ouvir todo o disco chegamos na desanimadora conclusão de que temos aqui apenas duas faixas fortes. A primeira é a conhecida "Whatever Gets your Thru The Night" Fruto da parceria entre Lennon e Elton John a canção bebe diretamente da fonte da moda "disco" que imperava na época. A faixa por suas características acabou criando identidade própria e se destacou mais como single do que pela sua inclusão na seleção do LP. A segunda boa canção de "Walls and Bridges" é a muito bem arranjada "#9 Dream" em que o capricho do arranjo destoa completamente do restante das músicas (todas pobremente arranjadas, aliás velho problema da discografia solo de Lennon). O resto da audição não traz maiores surpresas ou bons momentos. Fora essas duas canções o restante das faixas não consegue trazer nada que nem ao menos lembre dos grandes momentos de Lennon em estúdio. Algumas são inclusive embaraçosas como "Bless You" em que John literalmente se coloca numa situação meio estranha ao abençoar o recente romance de Yoko com o guitarrista David Spinozza. Outra que chama atenção é "Jeff Berky" única música puramente instrumental da carreira do ex-beatle. O que poderia ser interessante desaba em uma sucessão de riffs e momentos clichês. Depois dessas músicas nada mais se destaca ou chama a atenção. As demais faixas não são dignas de nota. Algumas gravações são visivelmente mal feitas, demonstrando terem sido compostas ao acaso, na pressa, nada memoráveis (como o tempo provaria pois realmente caíram no esquecimento completo pois hoje em dia ninguém mais parece se lembrar delas). "Walls and Bridges" é quase um desastre completo. Por fim fica a pergunta: "Walls and Bridges" é o pior disco da carreira de John Lennon? Complicado afirmar, de qualquer forma uma coisa é certa: é um dos mais mal produzidos e confusos, igual ao tal "fim de semana perdido" de seu autor.

John Lennon - Walls and Bridges
Going Down on Love
Whatever Gets You thru the Night
Old Dirt RoadWhat You Got
Bless You
Scared
#9 Dream
Surprise, Surprise (Sweet Bird of Paradox)
Steel and Glass
Beef Jerky
Nobody Loves You (When You're Down and Out)
Ya Ya

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário