domingo, 20 de novembro de 2011

Paul McCartney - Wild Life

É o primeiro disco do grupo Wings. É outro trabalho cru que seguia de certa forma o que os fãs de McCartney ouviram em seus dois primeiros álbuns solos. Sinceramente falando não sou muito admirador desse tipo de trabalho. Tudo soa meio disperso, sem muito capricho. Paul na época justificou afirmando que seria algo ao estilo dos últimos álbuns de Bob Dylan. Para a gravação Paul trouxe a primeira formação básica dos Wings, com o baterista Denny Seiwell e Denny Laine. As sessões foram rápidas, realizadas no estúdio Abbey Road, o mesmo dos tempos de Beatles. Como o material já havia sido devidamente ensaiado na fazenda de Paul na Escócia, tudo se resumiu a encontrar o take certo, sem muito esforço. Os Wings, afinal de contas, já estavam preparados para as gravações em Londres há bastante tempo. 

Paul também resolveu aproveitar algumas faixas que tinham sobrado das sessões de Ram como "Dear Friend", que era mais uma letra dirigida diretamente para o ex-parceiro de banda, John Lennon. Tentando amenizar as animosidades, Paul tentava com a simpática letra abrir um elo de reconciliação com John que o vinha alfinetando em seus últimos discos. "Wings - Wild Life" vendeu razoavelmente bem, chegando a ser premiado com o disco de ouro tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos. Mesmo assim não conseguiu se destacar nas paradas e nem trazer qualquer grande hit para a carreira pós-Beatles de Paul McCartney. A crítica por sua vez não gostou muito do resultado. Alguns o qualificaram de um "álbum de segunda categoria", uma reação normal ao trabalho de quem vinha do maior grupo de rock da história. Outros chamaram o disco de "inoportuno", "apressado" e "mal gravado". Uma sucessão de críticas negativas que trouxe à tona o fato do disco ter sido pouco produzido.

Paul McCartney pelo visto absorveu todas as resenhas que criticavam seu trabalho. Ele entendeu que não poderia mais se esconder atrás de discos que pareciam não ter coragem de enfrentar os grandes nomes da música de frente. Os primeiros trabalhos de Paul soavam inofensivos, descompromissados demais. Havia chegado a hora dele mostrar que ainda poderia gravar material de grande qualidade, discos para marcar a história da música. Os Wings iriam fazer parte dessa sua busca pelo retorno ao sucesso comercial e de crítica que havia se perdido depois de sua saída dos Beatles.

1. Mumbo (Paul McCartney / Linda McCartney) - Primeira faixa do álbum. Nada animadora para falar a verdade. Paul aposta numa energia contida, com um refrão ao estilo grito primal. Eu até simpatizo com esse tipo de vocal visceral de Paul (que está muito bem em faixas como "Angry") mas aqui a coisa parece não funcionar muito a contento. De bom mesmo apenas os ótimos solos de guitarra na segunda metade da canção. O órgão também não ficou muito bem inserido. Enfim, um roquinho para acordar o ouvinte mas que não consegue sair muito do banal.

2. Bip Bop (Paul McCartney / Linda McCartney) - Faixa engraçadinha e fofa que Paul escreveu para seus filhos, na época todos ainda na infância. Não resta dúvida que tudo é uma simpatia só, bem divertidinha, mas será que teria envergadura para entrar em um álbum da nova banda de Paul McCartney após sua saída dos Beatles? Acho que não era o momento para lançar algo assim, novamente tudo tão descompromissado. PS: se você gosta da música não deixe de ouvir a versão que foi lançada na trilha sonora do documentário "Wingspan: Hits and History" que conta com a participação dos próprios guris de Paul.

3. Love Is Strange (Baker / Smith) - Única canção do álbum que não foi composta por Paul e Linda (na verdade sabemos que Linda não participava ativamente da composição das canções, sendo uma cortesia carinhosa de Paul lhe dar os créditos das músicas). É em essência uma faixa instrumental, com pequenos trechos cantados em coro. Um canção boa para uma jam session enquanto o grupo vai afinando seus instrumentos mas nada mais além disso.

4. Wild Life (Paul McCartney / Linda McCartney) - A canção título do disco. Os arranjos estão todos datados, mas a melodia ainda soa muito bonita e atraente. Para falar a verdade a canção me lembra bastante do estilo musical dos primeiros discos do Pink Floyd, principalmente na fase imediatamente posterior da saída de Syd Barrett. Gosto de enquadrar esse tipo de composição em uma categoria própria a que chamo de "bucólico rural inglês". É bem por aí mesmo. Em suma, uma canção bonita mas em termos históricos dentro da carreira de Paul, pouco relevante.

5. Some People Never Know (Paul McCartney / Linda McCartney) - Uma bela balada que vem para levantar a qualidade artística do disco como um todo. Gosto bastante do arranjo baseado em violões e bateria, com leves incursões da guitarra elétrica. A letra também é inspirada, simples, direta, uma óbvia conversa entre Paul e Linda sobre relacionamentos adultos, longe dos anos turbulentos de uma juventude que já se foi.

6. I Am Your Singer (Paul McCartney / Linda McCartney) - Mais uma baladona do disco. Acho o ritmo e o arranjo com órgãos, estranhíssimos. Em termos de melodia é aquele tipo de canção que ameaça decolar mas que no final nunca sai do chão. De bom mesmo apenas alguns belos sons de flauta que vão desfilando ao longo da canção. Poderia ser bem melhor, mas fica no meio do caminho. 

7. Bip Bop Link (Paul McCartney / Linda McCartney) - Faixa puramente instrumental. Muita gente curte, embora em minha opinião a gravação, mesmo sendo bem realizada, soa como um mero tapa buraco, algo ao estilo "Não tenho mais nada para colocar aqui, então vou gravar alguma coisa para fazer volume no álbum como um todo".

8. Tomorrow (Paul McCartney / Linda McCartney) - Finalmente um bom momento do disco, acima da média. É uma canção escrita por Paul tendo novamente sua musa, Linda McCartney, como inspiração. Aqui, ao contrário de outras canções do disco, gosto tanto da melodia, como dos arranjos e da letra, que passa longe de ser mera uma mera banalidade. Uma bela faixa que nos faz lembrar do Beatle Paul dos bons tempos.

9. Dear Friend (Paul McCartney / Linda McCartney) - Outra que Paul fez pensando em John, embora negue até hoje que isso tenha acontecido. A letra tem apenas dois estrofes... um recado meio hermético, que fica complicado de entender o que realmente Paul estaria falando para John - provavelmente seria um daqueles recados que apenas eles entendessem melhor do que se tratava. 

10. Mumbo Link (Paul McCartney / Linda McCartney) - Como já não havia mais nada para colocar no disco Paul fecha os trabalhos com mais essa faixa instrumental do tipo tapa buraco, completamente desnecessária e sem importância. Em um disco de alternate takes ainda vá lá, mas em um álbum oficial?! Pura bobagem.

Wings - Wild Life (1971): Paul McCartney (baixo, vocais) / Linda McCartney (vocais, piano, percussão) / Denny Laine (guitarra, vocais) / Denny Seiwell (bateria) / Data de Gravação: agosto de 1971 / Local de Gravação: Abbey Road Studios, Londres / Data de Lançamento: Dezembro de 1971 / Melhor Posição nas charts: #11 (Inglaterra)  #10 (Estados Unidos).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir