quarta-feira, 16 de novembro de 2011

John Lennon - Milk and Honey

O que podemos dizer desse álbum? Em primeiro lugar ouvir esse disco nem sempre é uma experiência agradável pois se trata da obra inacabada de um gênio musical. Quando Lennon levou os tiros em frente ao edifício Dakota ele trazia consigo fitas gravadas no estúdio de canções que seriam justamente usadas para fazer parte desse álbum. Conforme o próprio John explicou em uma de suas últimas entrevistas seu plano era ter dois novos discos gravados, prontos e lançados no mercado, para só então cair na estrada, iniciar uma nova turnê mundial. O primeiro álbum foi “Double Fantasy” e o segundo seria justamente esse que não chegou a ser terminado pois Lennon infelizmente foi morto covardemente por um lunático que o atingiu naquela noite fria em Nova Iorque. Por essa razão, como já escrevi, a audição desse trabalho é penoso. Claro que os fãs não iriam perder a chance de ouvir as últimas gravações feitas por John Lennon mas ainda hoje paro para pensar se isso foi de fato uma boa ideia. Será que Lennon gostaria mesmo que tais gravações chegassem ao mercado como estavam, ainda um tanto cruas?

A decisão porém cabia à viúva Yoko Ono e ela resolveu seguir em frente. Em muitas das faixas se nota nitidamente a postura de ensaio por parte de Lennon – ele está claramente tentando se encontrar nas canções ao lado de seus músicos. Por essa razão não são performances perfeitas ou impecáveis. É o que se chama de takes alternativos no jargão do mercado fonográfico. Mesmo assim foram lançadas, para o bem ou para o mal. Eu estou sempre com um pé atrás nesse tipo de lançamento póstumo. Muitas vezes são títulos oportunistas, sem o devido cuidado, feitos obviamente para faturar muito em torno da comoção pública. Basta lembrar do último CD de Michael Jackson que chegou ao mercado para entender bem o que digo. Dentre as faixas de “Milk and Honey” não há também nenhum grande sucesso, apenas "Nobody Told Me" conseguiu se destacar razoavelmente nas paradas. O resto das canções são bem esquecíveis para falar a verdade. Uma pena. Nenhuma faixa pode ser destacada entre os grandes momentos de John Lennon. Por fim fica também o aviso: várias músicas são cantadas por Yoko Ono, tal como aconteceu em “Double Fantasy”. A seleção do disco intercala canções cantadas por John e por Yoko, de forma sucessiva. Não sou fã de seu estilo de cantar mas de qualquer forma há quem a admire nos vocais. No final “Milk and Honey” se destaca mais por ser historicamente importante (afinal foi o último trabalho de Lennon) do que por seus méritos artísticos.

John Lennon – Milk and Honey (1984)
1. I'm Stepping Out
2. Sleepless Night
3. I Don't Wanna Face It
4. Don't Be Scared
5. Nobody Told Me
6. O' Sanity
7. Borrowed Time
8. Your Hands
9. (Forgive Me) My Little Flower Princess
10. Let Me Count the Ways
11. Grow Old with Me
12. You’re the One

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    No filme O Problema Final, o Sherlock Holmes (o antigo, não esse de agora) deixa uma carta ao Watson dizendo o seguinte: "não lamente a minha morte, esta foi necessária e veio na hora certa, minha carreira se encontrava em uma encruzilhada". Eu as vezes penso que a morte do John Lennon também foi assim, na hora certa, sua carreira se encontrava em uma encruzilhada, com a morte cristalizou-se o mito. O Elvis demorou um pouco a mais para morrer e deu no que deu, quase se destrói o mito. Não seria maravilhoso termos a imagem do Elvis somente até o final da dédada de ´60?

    ResponderExcluir
  2. Olha, muitas das músicas escritas por Lennon nesse disco podem ser consideradas medíocres mesmo. Não sei o que seria de sua carreira caso tivesse ficado vivo por mais alguns anos mas tenho quase certeza que ele não conseguiria ter o mesmo sucesso que Paul McCartney. Em relação ao Elvis penso um pouco diferente. De fato na década de 70 o homem Elvis declinou em sua imagem mas artisticamente gravou algumas de suas mais belas e inspiradas músicas. Além disso a discografia de Elvis na década de 70 é maravilhosa em minha opinião. Em termos de imagem concordo com sua opinião mas musicalmente penso que a carreira de Elvis foi muito rica em seus anos finais. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir