terça-feira, 15 de novembro de 2011

John Lennon - Shaved Fish

Em 1975 John Lennon anunciou publicamente que iria se retirar da vida pública e artística para acompanhar a infância de seu segundo filho, Sean. O cantor sentia-se um pouco culpado pelo fato de mal ter acompanhado o crescimento de seu primeiro filho, Julian, pois na época ele estava vivendo o auge da popularidade dos Beatles e mal parava em casa, sendo que seu filho acabou virando um desconhecido para ele. De qualquer forma a decisão estava tomada e como ele já havia cumprido seu contrato com a gravadora EMI nada haveria que o impedisse de literalmente "jogar a guitarra para debaixo da cama", usando de uma expressão que ele próprio utilizou em entrevistas.

Assim nasceu Shaved Fish, a primeira (e única) coletânea em vida da carreira solo do ex-beatle. Uma das coisas que mais chamam atenção aqui é a extensão de hits que o artista conseguiu em um período relativamente curto de tempo. Em mais ou menos cinco anos, desde o fim do quarteto de Liverpool, Lennon conseguiu emplacar várias canções na lista dos mais vendidos. Embora muitos atribuam isso a uma pretensa rivalidade com seu ex-companheiro Paul McCartney, o fato é que atuando sozinho Lennon deu vazão ao seu lado mais pessoal nas suas composições, o que acabou criando um sentimento de intimidade com seu público. Via de regra John Lennon não escrevia suas músicas de forma abstrata, sobre situações não reais. John escrevia sobre si mesmo, geralmente em primeira pessoa e defendia a ideologia que entendia ser a correta. Assim nasceram hinos pacifistas como "Imagine", "Give Peace a Chance" e "Power of The People" e verdadeiros desabafos pessoais como "Mother".

Uma questão a se destacar aqui é interessante. Nos anos 50, 60 e 70 nem sempre os maiores sucessos faziam parte de algum álbum. Eram lançados como singles (compactos simples) com duas músicas que iam diretamente para as rádios. Eventualmente os hits entravam ou não na set list dos discos com 10 ou 12 canções geralmente. Por essa razão você não encontrará "She Loves You" em nenhum álbum oficial dos Beatles na época. Eram singles, feitos para vender muito e rapidamente (o que era natural uma vez que os compactos eram baratinhos e vendiam como água). Nos anos 70 esse sistema de mercado ainda era utilizado e essa coletânea demonstra bem isso pois a grande maioria de suas músicas nada mais são do que singles de sucesso da carreira solo de John Lennon. Assim se você estiver procurando por apenas um título para representar os primeiros anos de Lennon em sua carreira solo, "Shaved Fish" ainda é uma boa pedida, mesmo após todos esses anos.

John Lennon - Shaved Fish
Give Peace a Chance
Cold Turkey
Instant Karma
Power To The People
Mother
Woman Is The Nigger Of The World
Imagine
Whatever Gets You Thru The Night
Mind Games
9 Dream
Happy Xmas

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Muito bom esse disco. É como se juntássemos todos os compactos em um LP. A fórmula deu tão certo que foi copiada depois com os discos All The Best do Paul e o Past Masters dos Beatles. Esse disco contém os grandes sucessos de Lennon. Belo texto irmão, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega,

      Shaved Fish é bem isso mesmo. Um resgate de singles de sucessos. A fórmula seria repetida depois no Past Masters mas é bom salientar que até antes disso os Beatles usariam dessa técnica no famoso "Beatles Oldies".

      Um Abraço
      Pablo Aluísio.

      Excluir
  2. Você sabe o porquê do nome do disco??? :-D

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente um trocadilho com os hábitos alimentares japoneses.

    ResponderExcluir
  4. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir