segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estrelas de Séries: Megan Boone

Megan Boone
Biografia / Primeiros anos
Megan Whitney Boone nasceu em 29 de abril de 1983, em Petoskey, Michigan, EUA. Foi criada em parte em The Villages, uma comunidade para aposentados na Flórida, próxima de seus avós. Formou-se no ensino médio na Belleview High School (Flórida) e obteve um BFA em atuação pela Florida State University (School of Theatre) em 2005. Antes da grande virada para TV, ela também trabalhou no teatro. Por exemplo, em 2008 ela produziu e atuou em uma peça de Charles L. Mee (“Limonade Tous Les Jours”), ganhando prêmios de teatro local. 

Carreira / Primeiros trabalhos
Após se mudar para Los Angeles, Megan fez aparições como convidada em séries de TV — por exemplo, em Cold Case. Sua estreia em longa-metragem foi no remake de horror My Bloody Valentine 3D (2009). Outros papéis de suporte em filmes: Sex and the City 2 (2010), Step Up Revolution (2012). Na TV, antes de seu grande sucesso, ela teve papel recorrente como Lauren Stanton em Law & Order: Los Angeles (2010-11). Também atuação em indie: por exemplo, no filme Leave Me Like You Found Me, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Gen Art Film Festival em 2012. 

Auge de seu sucesso em séries de TV
Em 2013, Megan foi escalada como a protagonista feminina da série The Blacklist (NBC), interpretando a agente do FBI Elizabeth “Liz” Keen, ao lado de James Spader que interpreta Raymond “Red” Reddington. A série tornou-se um grande sucesso, e seu papel lhe trouxe reconhecimento nacional. Em entrevistas, Megan comentou que esses oito anos interpretando Liz ajudaram-na a “melhor definir o mundo e a mim mesma”. 

Saída de The Blacklist
Em 15 de junho de 2021 foi anunciado que Megan Boone deixaria The Blacklist ao final da 8ª temporada. A decisão foi apresentada como mútua entre ela e os produtores, com tempo para que os roteiristas preparassem a despedida de sua personagem Liz. Houve um período da 8ª temporada no qual o personagem Liz esteve “ausente” por várias episódios — segundo levantamento, Megan não apareceu em cerca de 9 episódios nessa temporada. Após deixar a série como atriz regular, ela assinou um acordo de “first-look” (pré-visualização) com a Sony Pictures Television por meio de sua empresa de produção chamada Weird Sister. 

Principais trabalhos como atriz
Além de The Blacklist, eis alguns destaques:
My Bloody Valentine 3D (2009) – estreia em longa-metragem.
Sex and the City 2 (2010) – papel de suporte.
Step Up Revolution (2012) – parte da franquia de dança.
Leave Me Like You Found Me (indie) – prêmio de melhor atriz.
Law & Order: Los Angeles (2010-11) – série de TV onde teve papel recorrente.
The Blacklist (2013-2021) – papel mais conhecido, protagonista.
Também participou de outros projetos menores ou episódicos, ou também como produtora.

Futuros projetos e carreira pós-Blacklist
Com a saída de The Blacklist, Megan focou-se também em produzir, não só atuar. A Weird Sister pretende realizar histórias centradas em personagens, lideradas por mulheres e com equipes diversas. Até o momento das últimas informações, não há uma lista extensa divulgada de grandes papéis de atuação futuros. Seu acordo com Sony Pictures Television abre caminho para que ela produza conteúdo para TV/streaming, o que sugere que seu foco talvez esteja mais voltado para bastidores/produção além da frente da câmera.Assim, podemos esperar que ela atue em novos projetos e/ou desenvolva séries ou filmes através de sua produtora.

O que causou sua saída de The Blacklst, segundo rumores e fofocas da época:
Apesar das declarações oficiais, diversos rumores circulam entre fãs e sites de entretenimento. Aqui estão alguns dos mais citados:

Negociações contratuais/pagamento: Algumas pessoas acreditam que Megan Boone queria uma elevação salarial (às vezes comparada à de James Spader, seu colega de elenco) e que não chegou a um acordo satisfatório. 

Mudança de foco para produção: O fato de ela montar uma produtora e assinar o acordo com a Sony logo depois alimenta a ideia de que ela já queria mudar de papel (de protagonista na frente das câmeras para produtora/back-office). Isso aparece também como motivo “mais plausível” em algumas matérias. 

Descontentamento com a direção da série ou com seu personagem: Em fóruns de fãs, há quem afirme que o arco da personagem estava ficando insatisfatório ou que a dinâmica entre Liz Keen e Red Reddington já não funcionava como antes. 

Ausências no set / menos episódios: Foi notado que na 8ª temporada Megan Boone esteve ausente em vários episódios (episódios 5-13 da temporada) — o que também gerou especulações de que havia algo nos bastidores. 

Levando tudo em conta, parece que a versão mais confiável é que Megan Boone decidiu sair (ou ao menos concordou com uma saída) para perseguir novos projetos, especialmente com a produtora que montou. A produção da série tinha ciência disso com antecedência (o que permitiu um planejamento de escrita).

Os rumores de pagamento ou de insatisfação com o personagem podem ter tido alguma base — há indícios de negociações contratuais, mas nada publicamente confirmado como “ela saiu porque não conseguiram pagar mais”.

Também é razoável considerar que após oito anos interpretar a mesma personagem, ela queria se reinventar, o que é uma trajetória comum no meio televisivo.

 

Um comentário: