Título no Brasil: Procurando Nemo
Título Original: Finding Nemo
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Disney Pictures
Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich
Roteiro: Andrew Stanton
Elenco: Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould
Sinopse:
Nemo vive nos oceanos. É um peixinho esperto mas curioso em relação ao mundo que desconhece. Após um tempo decide desafiar os conselhos de seu pai, saindo do lugar onde vive para conhecer os arredores, mas acaba caindo nas redes de mergulhadores. Depois de capturado acaba sendo levado para um aquário, onde vira um peixe de ornamentação. Desesperado o pai de Nemo, Martin, decide sair em uma grande aventura em busca de seu filho. Para isso contará com a ajuda muito especial de Dory, a confusa mas divertida amiga de viagem.
Comentários:
Um grande sucesso dos estúdios Disney, "Procurando Nemo" tem uma estorinha bem simples mas que cativou espectadores ao redor do mundo. Bem longe da acidez das produções solos da Pixar essa fita traz bem o espírito que sempre caracterizou as produções Disney. Personagens fofinhos, mensagem subliminar valorizando os valores familiares e um enredo que mostra os aspectos positivos de uma verdadeira amizade. O roteiro e direção são assinados por Andrew Stanton. Esse animador e cineasta é certamente um dos melhores do mundo da animação atualmente. O argumento do excelente "Wall-E" é dele, que criou todo aquele conceito fantástico, que acabou resultando numa das melhores animações dos últimos anos. Seu texto é conhecido pela sutileza. Stanton sempre usa estorinhas das mais simples para mostrar grandes valores pessoais e familiares. "Nemo" não é tão criativo quanto "Wall-E" mas mantém um nível de qualidade acima da crítica. Entre os atores dubladores vale destacar o trabalho da humorista e apresentadora Ellen DeGeneres no papel de Dory. Sua personagem acaba roubando o show, por causa de sua interpretação inspirada. No geral "Finding Nemo" é de fato um ótimo momento da Disney no cinema. Não vá perder.
Pablo Aluísio.
domingo, 24 de outubro de 2021
sábado, 23 de outubro de 2021
Segredos do Coração
Esse é um remake do clássico romântico "Tarde Demais Para Esquecer". O enredo mostrando um casal se apaixonando em uma viagem de navio (embora ambos sejam comprometidos), para depois se encontrarem no alto do Empire State Building em Nova Iorque, atravessou gerações e continua encantando os corações adolescentes. Eu gosto muito do filme dos anos 1950 e até mesmo da versão original (já escrevi inclusive resenhas sobre ambos os filmes em meu blog de cinema clássico). Das versões que tive oportunidade de conhecer essa é certamente a mais fraca. Em meu ponto de vista o filme peca por ser frio demais, distante em demasia. Parece até um longo comercial de sabonete. Ora, vamos convir que um filme romântico tem que no mínimo ter um romantismo latente, à flor da pele. A paixão tem que estar presente em cada fotograma.
O curioso é que Warren Beatty e Annette Bening são casados na vida real e acabam falhando justamente sobre isso, pois ficamos com a impressão de que não parece haver afeto verdadeiro entre eles. Seria uma confirmação da velha máxima que afirma que o casamento é o meio mais eficaz para destruir o verdadeiro amor? Pode ser. De uma forma ou outra, mesmo a produção sendo em muitos aspectos falsa e pouco convincente, sempre teremos a presença luminosa da estrela Katharine Hepburn no elenco para salvar a película da insignificância completa. Essa foi uma grande dama da arte de representar. Ela era magistral e compensa qualquer tipo de esforço em acreditar que Beatty e Bening realmente se amem de verdade!
Segredos do Coração (Love Affair, Estados Unidos, 1994) Direção: Glenn Gordon Caron / Roteiro: Mildred Cram, Leo McCarey / Elenco: Warren Beatty, Annette Bening, Katharine Hepburn / Sinopse: O filme "Segredos do Coração" conta uma história de amor que precisa ultrapassar vários obstáculos para finalmente se concretizar.
Pablo Aluísio.
O curioso é que Warren Beatty e Annette Bening são casados na vida real e acabam falhando justamente sobre isso, pois ficamos com a impressão de que não parece haver afeto verdadeiro entre eles. Seria uma confirmação da velha máxima que afirma que o casamento é o meio mais eficaz para destruir o verdadeiro amor? Pode ser. De uma forma ou outra, mesmo a produção sendo em muitos aspectos falsa e pouco convincente, sempre teremos a presença luminosa da estrela Katharine Hepburn no elenco para salvar a película da insignificância completa. Essa foi uma grande dama da arte de representar. Ela era magistral e compensa qualquer tipo de esforço em acreditar que Beatty e Bening realmente se amem de verdade!
Segredos do Coração (Love Affair, Estados Unidos, 1994) Direção: Glenn Gordon Caron / Roteiro: Mildred Cram, Leo McCarey / Elenco: Warren Beatty, Annette Bening, Katharine Hepburn / Sinopse: O filme "Segredos do Coração" conta uma história de amor que precisa ultrapassar vários obstáculos para finalmente se concretizar.
Pablo Aluísio.
Só Você
Robert Downey Jr passou por momentos bem complicados em sua vida, decorrentes principalmente de seu sério problema com drogas. Em determinado momento nenhum estúdio mais queria investir em um filme estrelado por ele. Era arriscado, Robert Downey Jr vivia entrando e saindo da cadeia e quando não estava atrás das grades estava em processo de recuperação em alguma clínica de tratamento de viciados de Los Angeles. Vira e mexe virava notícia de capa em jornais sensacionalistas mostrando seus vexames públicos, como quando foi preso ao entrar numa casa que não era a dele, por ficar sem qualquer sentido de direção ou localização, por estar completamente drogado. A famíia que vivia na casa chamou os policiais e ele foi preso (mais uma vez!).
O agente do ator assim sofreu um bocado para arranjar trabalho para ele em Hollywood, nessa fase conturbada de sua vida. Em meados dos anos 90 ele se auto declarou "curado" de seu problema de dependência química. Assim, aos poucos, ele foi retomando a vida profissional. Essa comédia romântica foi um primeiro passo de volta à sobriedade na carreira. É um filme bonitinho, com bonita direção de arte, mas também descartável como uma caixa de bombons! Não alimenta e só engorda, mas até que é gostoso de ver. Afinal de contas pode-se esperar por tudo menos que o competente cineasta Norman Jewison faça uma bobagem completa com sua assinatura.
Só Você (Only You, Estados Unidos, 1994) Direção: Norman Jewison / Roteiro: Diane Drake / Elenco: Marisa Tomei, Robert Downey Jr, Bonnie Hunt / Sinopse: O filme conta a história do amor de um casal. Eles estão apaixonados, mas problemas sempre se colocam no caminho da felicidade.
Pablo Aluísio.
O agente do ator assim sofreu um bocado para arranjar trabalho para ele em Hollywood, nessa fase conturbada de sua vida. Em meados dos anos 90 ele se auto declarou "curado" de seu problema de dependência química. Assim, aos poucos, ele foi retomando a vida profissional. Essa comédia romântica foi um primeiro passo de volta à sobriedade na carreira. É um filme bonitinho, com bonita direção de arte, mas também descartável como uma caixa de bombons! Não alimenta e só engorda, mas até que é gostoso de ver. Afinal de contas pode-se esperar por tudo menos que o competente cineasta Norman Jewison faça uma bobagem completa com sua assinatura.
Só Você (Only You, Estados Unidos, 1994) Direção: Norman Jewison / Roteiro: Diane Drake / Elenco: Marisa Tomei, Robert Downey Jr, Bonnie Hunt / Sinopse: O filme conta a história do amor de um casal. Eles estão apaixonados, mas problemas sempre se colocam no caminho da felicidade.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Crash - No Limite
Título no Brasil: Crash - No Limite
Título Original: Crash
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate Films
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis, Bobby Moresco(s
Elenco: Don Cheadle, Matt Dillon, Sandra Bullock, Ryan Phillippe, Brendan Fraser, Karina Arroyave
Sinopse:
Diversos personagens, todos moradores da cidade de Los Angeles, passam pelos problemas da vida cotidiana. Nessa ampla galeria encontramos uma esposa com problemas no casamento, policiais que precisam lidar com a violência da cidade grande e o stress de uma vida sem limites. Filme premiado no Oscar nas categorias de melhor filme, roteiro original e edição.
Comentários:
Assisti no cinema, na época de seu lançamento original. Considero um bom filme, com a maioria das cenas rodadas pelas noites violentas e estafantes de Los Angeles. O roteiro vai mostrando a vida de todos os personagens, para que depois, de uma maneira ou outra, seus destinos se cruzem em uma das rodovias da cidade. O hype foi intenso quando esse filme chegou no Brasil. Os críticos se debruçaram em linhas e mais linhas de elogios exagerados. A expectativa ficou lá em cima, mas como quase sempre acontece, o filme não era tudo o que diziam dele. Não me interpretem mal, não considero um filme ruim, longe disso, só que exageraram um pouco na dose quando escreveram sobre ele. E definitivamente foi bom para a carreira de alguns atores, entre eles Matt Dillon, que ganhou uma surpreendente indicação ao Oscar e Sandra Bullock, que estava em busca de maior reconhecimento por seu talento de atriz. Então é isso. Bom filme, só não espere por algo grandioso.
Pablo Aluísio.
Título Original: Crash
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate Films
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis, Bobby Moresco(s
Elenco: Don Cheadle, Matt Dillon, Sandra Bullock, Ryan Phillippe, Brendan Fraser, Karina Arroyave
Sinopse:
Diversos personagens, todos moradores da cidade de Los Angeles, passam pelos problemas da vida cotidiana. Nessa ampla galeria encontramos uma esposa com problemas no casamento, policiais que precisam lidar com a violência da cidade grande e o stress de uma vida sem limites. Filme premiado no Oscar nas categorias de melhor filme, roteiro original e edição.
Comentários:
Assisti no cinema, na época de seu lançamento original. Considero um bom filme, com a maioria das cenas rodadas pelas noites violentas e estafantes de Los Angeles. O roteiro vai mostrando a vida de todos os personagens, para que depois, de uma maneira ou outra, seus destinos se cruzem em uma das rodovias da cidade. O hype foi intenso quando esse filme chegou no Brasil. Os críticos se debruçaram em linhas e mais linhas de elogios exagerados. A expectativa ficou lá em cima, mas como quase sempre acontece, o filme não era tudo o que diziam dele. Não me interpretem mal, não considero um filme ruim, longe disso, só que exageraram um pouco na dose quando escreveram sobre ele. E definitivamente foi bom para a carreira de alguns atores, entre eles Matt Dillon, que ganhou uma surpreendente indicação ao Oscar e Sandra Bullock, que estava em busca de maior reconhecimento por seu talento de atriz. Então é isso. Bom filme, só não espere por algo grandioso.
Pablo Aluísio.
Os Imperdoáveis
Esse filme é até hoje considerado o último grande western da carreira do ator e diretor Clint Eastwood. Praticamente um adeus ao gênero que o consagrou no passado. O roteiro se baseia bastante na figura do lendário pistoleiro. O tempo passa, ele decide largar o mundo do crime e se estabelece ao lado de esposa e filhos em um rancho. Só que a vida para Bill Munny (Clint Eastwood) parece sempre ter uma surpresa desagradável na curva do destino. Sua esposa falece e ele fica em sérias dificuldades financeiras. Uma oportunidade surge no horizonte, uma recompensa para caçar dois cowboys que desfiguraram uma prostituta. No começo ele fica receoso ao voltar para a velha vida, mas as circunstâncias o colocam contra a parede.
E assim o velho pistoleiro, que inclusive já perdeu a mira pelos efeitos do tempo, parte em busca da recompensa. Não vai ser fácil. Ao lado dele também parte um jovem pistoleiro, sem experiência, que fala demais. Para amenizar um pouco a situação Munny recruta um velho parceiro, interpretado pelo excelente ator Morgan Freeman. E assim eles partem para uma jornada que não sabem seu desfecho. Esse retorno de Clint Eastwood ao velho oeste foi saudado e aclamado por público e crítica. A Academia também premiou o filme merecidamente. Para alguns é uma obra-prima do estilo. De fato é inegável que "Os Imperdoáveis" se encontra na galeria dos grandes filmes de faroeste já produzidos.
Os Imperdoáveis (Unforgiven, Estados Unidos, 1992) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: David Webb Peoples / Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman / Sinopse: Um velho pistoleiro, há muito fora de ação, precisa retornar ao velho estilo de vida para ir em busca de uma recompensa. Ele precisa caçar dois homens fugitivos, mas logo percebe que as coisas não serão tão facéis como era antigamente. Filme premiado no Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Gene Hackman), melhor direção (Clint Eastwood) e melhor edição (Joel Cox).
Pablo Aluísio.
E assim o velho pistoleiro, que inclusive já perdeu a mira pelos efeitos do tempo, parte em busca da recompensa. Não vai ser fácil. Ao lado dele também parte um jovem pistoleiro, sem experiência, que fala demais. Para amenizar um pouco a situação Munny recruta um velho parceiro, interpretado pelo excelente ator Morgan Freeman. E assim eles partem para uma jornada que não sabem seu desfecho. Esse retorno de Clint Eastwood ao velho oeste foi saudado e aclamado por público e crítica. A Academia também premiou o filme merecidamente. Para alguns é uma obra-prima do estilo. De fato é inegável que "Os Imperdoáveis" se encontra na galeria dos grandes filmes de faroeste já produzidos.
Os Imperdoáveis (Unforgiven, Estados Unidos, 1992) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: David Webb Peoples / Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman / Sinopse: Um velho pistoleiro, há muito fora de ação, precisa retornar ao velho estilo de vida para ir em busca de uma recompensa. Ele precisa caçar dois homens fugitivos, mas logo percebe que as coisas não serão tão facéis como era antigamente. Filme premiado no Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Gene Hackman), melhor direção (Clint Eastwood) e melhor edição (Joel Cox).
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Chaplin
Outro filme que de certa maneira ficou pelo meio do caminho. Com produção milionária, direção do quase sempre ótimo Richard Attenborough e roteiro baseado na própria autobiografia de Charles Chaplin, o filme tinha a proposta de se tornar a cinebiografia definitiva desse mito imortal da sétima arte. Infelizmente isso não aconteceu. O que afinal deu errado? Em minha forma de ver a vida de Charles Chaplin é tão rica e importante do ponto de vista cultural e social, que nenhum filme produzido poderia dar conta de explorar todo esse universo tão amplo e complexo. Talvez apenas uma longa série conseguiria mostrar toda a importância de Chaplin no mundo, tanto em termos culturais como políticos. Um artista incomparável que teve uma vida longa, com muitas fases criativas diversas. Assim o filme acabou se tornando quase um trailer do que efetivamente foi a existência desse homem único.
Não achei a atuação de Robert Downey Jr tão sem brilho como muitos disseram no lançamento do filme. Na verdade o Chaplin de Downey Jr em muito se assemelhou ao verdadeiro Chaplin, um homem que a despeito de ser um gênio do cinema, tinha muitos problemas interiores, psicológicos e pessoais, para resolver. Ele era dono de uma alma em eterno conflito consigo mesmo. Vindo de uma infância miserável, cheia de privações, o ator e diretor conseguiu vencer com seu próprio talento e esforço, sendo arremessado quase que imediatamente a uma carreira de muito sucesso e luxo, o que de certa maneira o deixava culpado pela ostentação em que vivia. Assim saiu de cena o adorável Carlitos com sua pequena bengala para surgir uma pessoa angustiada, deprimida e muito ciente de sua importância para milhões de pessoas ao redor do mundo.Nesse ponto o roteiro realmente acertou em cheio, mesmo que tenha sido uma surpresa e tanto para o espectador médio encontrar um protagonista tão famoso, aclamado e adorado agindo dessa maneira. Talvez o grande erro tenha sido mesmo a ambição fora de propósito dos produtores pois vamos convir que filme nenhum, em época alguma, conseguirá capturar a essência desse artista simplesmente genial. Diante de tudo a conclusão é óbvia: Chaplin foi grandioso demais para caber em um só filme!
Chaplin (Chaplin, Estados Unidos, 1992) Direção: Richard Attenborough / Roteiro: David Robinson / Elenco: Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Marisa Tomei, Penelope Ann Miller, Kevin Kline, Milla Jovovich, Diane Lane / Sinopse: O filme se propõe a ser uma cinebiografia do ator e diretor Charles Chaplin, desde os seus primeiros anos, passando pelo sucesso em Hollywood na era do cinema mudo, chegando até seus anos finais, na velhice. Filme vencedor do BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator (Robert Downey Jr).
Pablo Aluísio.
Não achei a atuação de Robert Downey Jr tão sem brilho como muitos disseram no lançamento do filme. Na verdade o Chaplin de Downey Jr em muito se assemelhou ao verdadeiro Chaplin, um homem que a despeito de ser um gênio do cinema, tinha muitos problemas interiores, psicológicos e pessoais, para resolver. Ele era dono de uma alma em eterno conflito consigo mesmo. Vindo de uma infância miserável, cheia de privações, o ator e diretor conseguiu vencer com seu próprio talento e esforço, sendo arremessado quase que imediatamente a uma carreira de muito sucesso e luxo, o que de certa maneira o deixava culpado pela ostentação em que vivia. Assim saiu de cena o adorável Carlitos com sua pequena bengala para surgir uma pessoa angustiada, deprimida e muito ciente de sua importância para milhões de pessoas ao redor do mundo.Nesse ponto o roteiro realmente acertou em cheio, mesmo que tenha sido uma surpresa e tanto para o espectador médio encontrar um protagonista tão famoso, aclamado e adorado agindo dessa maneira. Talvez o grande erro tenha sido mesmo a ambição fora de propósito dos produtores pois vamos convir que filme nenhum, em época alguma, conseguirá capturar a essência desse artista simplesmente genial. Diante de tudo a conclusão é óbvia: Chaplin foi grandioso demais para caber em um só filme!
Chaplin (Chaplin, Estados Unidos, 1992) Direção: Richard Attenborough / Roteiro: David Robinson / Elenco: Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Marisa Tomei, Penelope Ann Miller, Kevin Kline, Milla Jovovich, Diane Lane / Sinopse: O filme se propõe a ser uma cinebiografia do ator e diretor Charles Chaplin, desde os seus primeiros anos, passando pelo sucesso em Hollywood na era do cinema mudo, chegando até seus anos finais, na velhice. Filme vencedor do BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator (Robert Downey Jr).
Pablo Aluísio.
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Robert Downey Jr.
Labirinto
Outro filme de fantasia dos anos 80 que me lembrei recentemente. Se "Willow" não foi tão marcante para aquela geração, "Labirinto" certamente o foi. Esse filme tinha não apenas uma excelente produção, como também uma história de contos de fadas realmente cativante e encantadora. Jim Henson, que o dirigiu, era um mestre nesse universo infantil. Ele criou os personagens dos Muppets e também foi responsável por um dos programas infantis mais duradouros e bem sucedidos da TV americana, Vila Sésamo. Assim o que não lhe faltava era experiência em lidar com esse universo. Esse enredo foi escrito pelo próprio Henson. Inicialmente ele pensava em transformar seu roteiro em um telefilme, mas o produtor George Lucas (sim, ele mesmo, o próprio criador de "Star Wars") pensava diferente. O material era bom demais para ser desperdiçado em uma produção menor, com poucos recursos, como era praxe na época para esse mercado televisivo. Assim resolveu colocar à disposição de Henson toda a capacidade técnica da Lucasfilm, a mesma produtora de seus clássicos da ficção.
O resultado não poderia ser melhor. Aliado a uma direção de arte muito bonita, excelentes efeitos especiais e um roteiro bem escrito que explorava uma boa história, o filme realmente não poderia dar errado. A escolha do elenco também foi muito acertada. Para o papel de Jareth, Lucas convenceu o cantor David Bowie a fazer uma de suas raras aparições no cinema. Com um estranho penteado (que lembrava a Tina Turner) ele se deu muito bem com sua atuação. Outro destaque surgia da presença de uma jovem atriz, uma ainda adolescente Jennifer Connelly. Eu sempre a considerei uma das atrizes mais bonitas do cinema americano e aqui, na flor da idade, ainda com o frescor da juventude, ela estava simplesmente maravilhosa, uma graça. Em conclusão foi mesmo um dos filmes de fantasia que mais marcaram nos anos 80. Um verdadeiro primor, hoje um tanto envelhecido pelo passar dos anos, mas ainda assim um belo filme daquela década.
Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth, Estados Unidos, 1986) Direção: Jim Henson / Roteiro: Dennis Lee, Jim Henson / Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud / Sinopse: uma adolescente é transportada para um incrível mundo de fantasia. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Pablo Aluísio.
O resultado não poderia ser melhor. Aliado a uma direção de arte muito bonita, excelentes efeitos especiais e um roteiro bem escrito que explorava uma boa história, o filme realmente não poderia dar errado. A escolha do elenco também foi muito acertada. Para o papel de Jareth, Lucas convenceu o cantor David Bowie a fazer uma de suas raras aparições no cinema. Com um estranho penteado (que lembrava a Tina Turner) ele se deu muito bem com sua atuação. Outro destaque surgia da presença de uma jovem atriz, uma ainda adolescente Jennifer Connelly. Eu sempre a considerei uma das atrizes mais bonitas do cinema americano e aqui, na flor da idade, ainda com o frescor da juventude, ela estava simplesmente maravilhosa, uma graça. Em conclusão foi mesmo um dos filmes de fantasia que mais marcaram nos anos 80. Um verdadeiro primor, hoje um tanto envelhecido pelo passar dos anos, mas ainda assim um belo filme daquela década.
Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth, Estados Unidos, 1986) Direção: Jim Henson / Roteiro: Dennis Lee, Jim Henson / Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud / Sinopse: uma adolescente é transportada para um incrível mundo de fantasia. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Pablo Aluísio.
O Iluminado
Título no Brasil: O Iluminado
Título Original: The Shining
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone
Sinopse:
Roteiro inspirado no famoso livro escrito pelo autor Stephen King. Na história um homem chamado Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar em um hotel isolado e fechado durante o inverno. Ele viaja com sua esposa e filho e descobre que o lugar é assustadoramente sombrio.
Comentários:
Stephen King não gostou dessa adaptação de sua própria obra. Stanley Kubrick não se importou com sua opinião. Na verdade o mestre do cinema estava interessado em fazer um grande filme de terror e suspense psicológico e não em ser fiel demais ao livro que serviu de ponto de partida para o roteiro do filme. E nesse aspecto ele estava mais do que certo. "O Iluminado" é considerado um dos grandes clássicos de sua filmografia. Curiosamente Kubrick visitou o hotel verdadeiro onde a história do livro foi inspirada, mas depois de passar uma noite hospedado nele desistiu de filmar o filme por lá. Achou que o lugar não tinha "as vibrações necessárias" para isso. Assim a Warner acabou mudando a produção para um antigo hotel localizado em uma montanha gelada no Oregon. Aí sim o filme começou a ganhar aquele clima que todos conhecemos. E o que dizer da atuação de Jack Nicholson? Ele está possesso em cena, o que convenhamos era justamente o que seu papel exigia. O resultado de tantos elementos juntos? Um dos filmes essenciais dos anos 80. Verdadeira obra-prima.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Shining
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone
Sinopse:
Roteiro inspirado no famoso livro escrito pelo autor Stephen King. Na história um homem chamado Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar em um hotel isolado e fechado durante o inverno. Ele viaja com sua esposa e filho e descobre que o lugar é assustadoramente sombrio.
Comentários:
Stephen King não gostou dessa adaptação de sua própria obra. Stanley Kubrick não se importou com sua opinião. Na verdade o mestre do cinema estava interessado em fazer um grande filme de terror e suspense psicológico e não em ser fiel demais ao livro que serviu de ponto de partida para o roteiro do filme. E nesse aspecto ele estava mais do que certo. "O Iluminado" é considerado um dos grandes clássicos de sua filmografia. Curiosamente Kubrick visitou o hotel verdadeiro onde a história do livro foi inspirada, mas depois de passar uma noite hospedado nele desistiu de filmar o filme por lá. Achou que o lugar não tinha "as vibrações necessárias" para isso. Assim a Warner acabou mudando a produção para um antigo hotel localizado em uma montanha gelada no Oregon. Aí sim o filme começou a ganhar aquele clima que todos conhecemos. E o que dizer da atuação de Jack Nicholson? Ele está possesso em cena, o que convenhamos era justamente o que seu papel exigia. O resultado de tantos elementos juntos? Um dos filmes essenciais dos anos 80. Verdadeira obra-prima.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Duna
Dito por muitos como o filme mais aguardado do ano, essa nova versão de "Duna" teve seu lançamento nos cinemas adiado várias vezes por causa da pandemia. Agora, com a reabertura das salas e com a vacinação em massa da população finalmente o filme conseguiu estrear. E a boa notícia é que esse novo "Duna" é no mínimo um bom filme. Esqueça o filme dos anos 80 que muitas vezes soava pesadão e arrastado. Agora tudo flui de forma muito mais natural. Os elementos, os pequenos detalhes do universo de "Duna" não foram deixados de lado, entretanto eles surgem dentro da narrativa sem pesar a mão. Fazem parte natural daquele mundo. O diretor Denis Villeneuve merece todos os elogios pelo ritmo que ditou ao seu filme. Tudo soa muito bem realizado, com espaço para cenas de ação, momentos que funcionam como ferramenta contra o tédio, esse inimigo que praticamente destruiu o filme dos anos 80.
Na literatura a saga "Duna" é composta de vários livros. Muitos detalhes, informações e personagens. No filme enxugaram tudo. Ponto positivo. Tudo o que você precisa saber é que há duas casas, duas dinastias, que lutam pela posse de um planeta desértico, mas rico em um elemento chamado de "tempero", o mais valorizado do universo. Há um imperador, que joga politicamente com esses dois clãs que invariavelmente vão entrar em uma guerra. O protagonista é um jovem que poderá no futuro se tornar uma espécie de "Messias" que trará liberdade ao universo. Isso porém só aconteceria lá na frente, nos últimos livros e aí temos um problema. O autor Frank Herbert morreu em 1986 sem concluir sua saga literária. Assim "Duna" no cinema, caso vire uma franquia, enfrentará esse problema no futuro. Como levar adiante uma saga que não tem um final? Provavelmente os executivos dos estúdios vão apelar para a criatividade dos roteiristas, mas será que os herdeiros do escritor vão aceitar algo assim? Perguntas que ficam. No geral o que posso dizer é que esse novo "Duna" é muito bom. Com o sucesso de bilheteria não tenho dúvida que esse universo ainda vai render vários filmes em um futuro próximo. O tempo dirá.
Duna (Dune, Estados Unidos, 2021) Direção: Denis Villeneuve / Roteiro: Jon Spaihts, Denis Villeneuve, baseados na obra literária escrita por Frank Herbert / Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård / Sinopse: Dois clãs, duas casas dinásticas, disputam o controle sobre um planeta desértico, repleto de vermes gigantes, mas que tem uma matéria prima cobiçada no universo.
Pablo Aluísio.
Na literatura a saga "Duna" é composta de vários livros. Muitos detalhes, informações e personagens. No filme enxugaram tudo. Ponto positivo. Tudo o que você precisa saber é que há duas casas, duas dinastias, que lutam pela posse de um planeta desértico, mas rico em um elemento chamado de "tempero", o mais valorizado do universo. Há um imperador, que joga politicamente com esses dois clãs que invariavelmente vão entrar em uma guerra. O protagonista é um jovem que poderá no futuro se tornar uma espécie de "Messias" que trará liberdade ao universo. Isso porém só aconteceria lá na frente, nos últimos livros e aí temos um problema. O autor Frank Herbert morreu em 1986 sem concluir sua saga literária. Assim "Duna" no cinema, caso vire uma franquia, enfrentará esse problema no futuro. Como levar adiante uma saga que não tem um final? Provavelmente os executivos dos estúdios vão apelar para a criatividade dos roteiristas, mas será que os herdeiros do escritor vão aceitar algo assim? Perguntas que ficam. No geral o que posso dizer é que esse novo "Duna" é muito bom. Com o sucesso de bilheteria não tenho dúvida que esse universo ainda vai render vários filmes em um futuro próximo. O tempo dirá.
Duna (Dune, Estados Unidos, 2021) Direção: Denis Villeneuve / Roteiro: Jon Spaihts, Denis Villeneuve, baseados na obra literária escrita por Frank Herbert / Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård / Sinopse: Dois clãs, duas casas dinásticas, disputam o controle sobre um planeta desértico, repleto de vermes gigantes, mas que tem uma matéria prima cobiçada no universo.
Pablo Aluísio.
Willow
Mais um filme cujo roteiro foi escrito por George Lucas. É curioso que depois do enorme sucesso da franquia "Star Wars" o diretor e roteirista tenha desistido de dirigir uma série de projetos que ele mesmo havia criado, alguns deles há anos. Provavelmente por ter receios de se expor em demasia, abrindo o espaço para críticas (algumas bem justas, aliás) ou comparações com o universo de "Star Wars". Assim ele decidiu "terceirizar" a direção desses filmes. Na posição mais confortável de produtor, Lucas não colocaria seu prestígio em perigo e tampouco sairia queimado caso o filme não fosse bem sucedido nas bilheterias. Trocando em miúdos, ele não estava disposto nessa altura de sua carreira a correr riscos desnecessários. Dessa maneira contratou o diretor Ron Howard para dirigir esse "Willow".
O enredo é bem fantasioso, passado em um tempo medieval com monstros, dragões, rainhas maquiavélicas e feiticeiras. Uma espécie de "O Senhor dos Anéis" mais modesto e menos pretensioso. O mais interessante é que apesar de ter uma boa produção - onde não faltaram nem mesmo excelentes efeitos visuais, alguns usando tecnologia digital pela primeira vez na história - o filme acabou se perdendo mesmo no roteiro, justamente o que foi escrito por Lucas. O que foi tão original e inspirador na franquia "Star Wars" aqui soa repetitivo, nada original, sem encanto e nem carisma. Sendo extremamente sincero, Lucas se rendeu a clichês de todos os tipos, alguns bem óbvios e vergonhosos. No final o que temos em mãos é uma obra pouco memorável e nada marcante dentro da filmografia do cineasta. Esse enredo provavelmente ficaria melhor restrito apenas no mundo da literatura pois no cinema não funcionou muito bem.
Willow - Na Terra da Magia (Willow, Estados Unidos, 1988) Direção: Ron Howard / Roteiro: George Lucas, Bob Dolman / Elenco: Val Kilmer, Joanne Whalley, Warwick Davis./ Sinopse: Um guerreiro medieval e um jovem camponês se tornam os protetores e guardiões de uma criança muito especial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros.
Pablo Aluísio.
O enredo é bem fantasioso, passado em um tempo medieval com monstros, dragões, rainhas maquiavélicas e feiticeiras. Uma espécie de "O Senhor dos Anéis" mais modesto e menos pretensioso. O mais interessante é que apesar de ter uma boa produção - onde não faltaram nem mesmo excelentes efeitos visuais, alguns usando tecnologia digital pela primeira vez na história - o filme acabou se perdendo mesmo no roteiro, justamente o que foi escrito por Lucas. O que foi tão original e inspirador na franquia "Star Wars" aqui soa repetitivo, nada original, sem encanto e nem carisma. Sendo extremamente sincero, Lucas se rendeu a clichês de todos os tipos, alguns bem óbvios e vergonhosos. No final o que temos em mãos é uma obra pouco memorável e nada marcante dentro da filmografia do cineasta. Esse enredo provavelmente ficaria melhor restrito apenas no mundo da literatura pois no cinema não funcionou muito bem.
Willow - Na Terra da Magia (Willow, Estados Unidos, 1988) Direção: Ron Howard / Roteiro: George Lucas, Bob Dolman / Elenco: Val Kilmer, Joanne Whalley, Warwick Davis./ Sinopse: Um guerreiro medieval e um jovem camponês se tornam os protetores e guardiões de uma criança muito especial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros.
Pablo Aluísio.
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