Se você só conhece o personagem John Constantine daquele filme estrelado pelo Keanu Reeves e não tem tempo e nem paciência para ler os quadrinhos originais (que contam com um título mensal e dezenas de encadernados no Brasil), uma boa dica é assistir a essa animação lançada nos Estados Unidos. Chegou ao mercado lá fora como DVD especial e depois foi devidamente "picotada", sendo exibida na TV em episódios de curta duração. Esse tipo de lançamento tem sido cada vez mais comum, o que não deixa de ser uma boa oportunidade para ver esse tipo de personagem em seu universo original.
O Constantine original e um inglês loiro, com barba por fazer. Fumando um cigarro atrás do outro não se parece em nada com o visual de surfista havaiano do Keanu Reeves. Aqui ele resolve ajudar um amigo. Sua filha está em coma no hospital e ele pede para Constantine verificar se existe alguma causa sobrenatural exercendo poder sobre a menina. E obviamente existe, um demônio, velho conhecido dele, que agora quer um "favorzinho" em troca da alma da garota. E assim começa o combate entre o mal e o bem. E não vai ser algo bonito de se ver. Achei uma boa animação, bem realizada, tentando manter o espírito dos quadrinhos.
Constantine: Cidade dos Demônios (Constantine: City of Demons, Estados Unidos, 2018) Direção: Doug Murphy / Roteiro: J.M. DeMatteis, Steve Bissette / Elenco: Matt Ryan, Damian O'Hare, Laura Bailey / Sinopse: Animação onde John Constantine precisa enfrentar um demônio que está agindo em Los Angeles, exercendo possessão sobre uma garotinha indefesa, filha de um amigo.
Pablo Aluísio.
sábado, 1 de dezembro de 2018
Alfa
Gostei do filme. Pensei que sinceramente não iria curtir já que o tema por si só não era muito fácil. No começo me lembrei de "A Guerra do Fogo", só que o enredo desse novo filme se passa um pouco mais à frente da história, há 20 mil anos. Um grupo de humanos decide sair para a caça. Entre eles está o líder e seu filho, um jovem adolescente, ainda inexperiente. A caçada vai ser seu ritual de passagem, só que ele cai de um penhasco e é dado como morto. Porém todos estavam enganados. Ele consegue sobreviver e ao lado de um lobo faz a longa jornada de volta para casa.
O filme tem, como era de se esperar, muita computação gráfica, mas que não toma conta do filme, pelo contrário, funciona apenas como ferramenta de narrativa. Outro ponto positivo é que o filme também mostra o momento em que o homem começou a domesticar animais, aqui representado pelo lobo que acompanha o protagonista em sua jornada e que depois é aceito dentro da tribo da qual faz parte. O roteiro é simples, conta uma história visceral e funciona perfeitamente. Também tem um belo visual, afinal dentro de um computador de última geração você consegue criar qualquer coisa, desde animais extintos (com destaque para a chamada megafauna da era do gelo) passando pela natureza daqueles tempos antigos, indo parar no próprio lobo que nas horas certas passa sentimentos até mesmo bem humanos.
Alfa (Alpha, Estados Unidos, 2018) Direção: Albert Hughes/ Roteiro: Daniele Sebastian Wiedenhaupt, Albert Hughes / Elenco: Kodi Smit-McPhee, Jóhannes Haukur Jóhannesson, Marcin Kowalczyk / Sinopse: Há vinte mil anos um jovem guerreiro precisa sobreviver ao ser deixado para trás numa Europa pré-histórica, com animais selvagens e clima hostil e inóspito, às vesperas de uma nova era glacial.
Pablo Aluísio.
O filme tem, como era de se esperar, muita computação gráfica, mas que não toma conta do filme, pelo contrário, funciona apenas como ferramenta de narrativa. Outro ponto positivo é que o filme também mostra o momento em que o homem começou a domesticar animais, aqui representado pelo lobo que acompanha o protagonista em sua jornada e que depois é aceito dentro da tribo da qual faz parte. O roteiro é simples, conta uma história visceral e funciona perfeitamente. Também tem um belo visual, afinal dentro de um computador de última geração você consegue criar qualquer coisa, desde animais extintos (com destaque para a chamada megafauna da era do gelo) passando pela natureza daqueles tempos antigos, indo parar no próprio lobo que nas horas certas passa sentimentos até mesmo bem humanos.
Alfa (Alpha, Estados Unidos, 2018) Direção: Albert Hughes/ Roteiro: Daniele Sebastian Wiedenhaupt, Albert Hughes / Elenco: Kodi Smit-McPhee, Jóhannes Haukur Jóhannesson, Marcin Kowalczyk / Sinopse: Há vinte mil anos um jovem guerreiro precisa sobreviver ao ser deixado para trás numa Europa pré-histórica, com animais selvagens e clima hostil e inóspito, às vesperas de uma nova era glacial.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
O Último Golpe
Nunca havia assistido a esse filme de Clint Eastwood. Realmente não é dos seus mais conhecidos, tendo feito pouco sucesso comercial em seu lançamento, o que fez com que Clint rompesse com a United Artists. Na época ele acusou o estúdio de não ter divulgado bem o filme. Pois bem, se trata de um road movie, onde Clint interpreta um ex-assaltante de bancos que agora se passa por pastor numa pequenina igreja de interior. Sua farsa cai por terra quando um velho conhecido, membro de um bando do que ele fez parte no passado, volta para acertar contas. Na fuga ele acaba conhecendo um jovem que se diz chamar Lightfoot. Esse personagem é interpretado por Jeff Bridges, em boa atuação que lhe valeu até mesmo uma indicação ao Oscar (o que sinceramente achei um pouco demais). Juntos eles acabam indo atrás do dinheiro do último roubo, que ficou escondido numa escola histórica, localizada numa cidadezinha.
O filme obviamente aposta bastante na ação. O roteiro escrito pelo diretor Michael Cimino não está preocupado em fazer arte, mas sim em divertir o público, por isso o filme apresenta bastante humor e aquele ritmo frenético que me fez inclusive lembrar dos filmes de Burt Reynolds nos anos 70 como "Agarre-me se puderes". É bem naquela levada. No geral achei interessante, bem realizado, movimentado, um veículo para Eastwood fazer sucesso novamente nos cinemas. Não pode ser considerado um dos melhores filmes de sua carreira, um clássico, etc, mas diverte sim e nem envelheceu tanto como se poderia pensar.
O Último Golpe (Thunderbolt and Lightfoot, Estados Unidos, 1974) Direção: Michael Cimino / Roteiro: Michael Cimino / Elenco: Clint Eastwood, Jeff Bridges, Geoffrey Lewis, George Kennedy, Gary Busey / Sinopse: O ladrão de banco Thunderbolt (Eastwood) se une ao jovem Lightfoot (Bridges) para roubar um banco de uma pequena cidade. Ao mesmo tempo tenta descobrir o paradeiro do dinheiro roubado em seu último assalto. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Bridges).
Pablo Aluísio.
O filme obviamente aposta bastante na ação. O roteiro escrito pelo diretor Michael Cimino não está preocupado em fazer arte, mas sim em divertir o público, por isso o filme apresenta bastante humor e aquele ritmo frenético que me fez inclusive lembrar dos filmes de Burt Reynolds nos anos 70 como "Agarre-me se puderes". É bem naquela levada. No geral achei interessante, bem realizado, movimentado, um veículo para Eastwood fazer sucesso novamente nos cinemas. Não pode ser considerado um dos melhores filmes de sua carreira, um clássico, etc, mas diverte sim e nem envelheceu tanto como se poderia pensar.
O Último Golpe (Thunderbolt and Lightfoot, Estados Unidos, 1974) Direção: Michael Cimino / Roteiro: Michael Cimino / Elenco: Clint Eastwood, Jeff Bridges, Geoffrey Lewis, George Kennedy, Gary Busey / Sinopse: O ladrão de banco Thunderbolt (Eastwood) se une ao jovem Lightfoot (Bridges) para roubar um banco de uma pequena cidade. Ao mesmo tempo tenta descobrir o paradeiro do dinheiro roubado em seu último assalto. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Bridges).
Pablo Aluísio.
domingo, 25 de novembro de 2018
O Agente Secreto Matt Helm
Esse filme pode ser explicado em poucas frases, até porque a intenção dos produtores eram bem simples de entender. Eles quiseram apenas apertar um botão, transformando Dean Martin em James Bond. Isso mesmo. O roteiro, as armas modernas, a trama de espionagem, tudo parece uma cópia mais pobre e mais escrachada dos filmes de 007. Provavelmente a única coisa que parece se salvar é o próprio carisma imbatível de Dean Martin. Veja que enredo: Dean Martin interpreta um agente da contra espionagem americana chamado Matt Helm. Como disfarce ele se passa por fotografo, o que lhe dá a oportunidade de trabalhar com muitas mulheres bonitas! Claro, ele dá em cima de todas e invariavelmente se dá bem em suas cantadas (tempos politicamente incorretos aqueles!). A intenção é sempre levar a próxima garota bonita para a cama. Depois as descartar, sem maiores problemas.
Pois bem, a boa vida de Helm chega ao fim quando uma organização criminosa decide fazer uma sabotagem no lançamento de um foguete rumo ao espaço. Eles querem usar o foguete para contaminar uma grande área da costa oeste dos Estados Unidos com radiação. Para salvar o dia, então o indiscreto Matt Helm sai de sua alcova, cercado de lindas garotas, para desmantelar os planos do malvadões.
Tudo cheira a chanchada. Fica óbvio desde o começo que Dean Martin está apenas se divertindo no papel. Ele chega a tirar onda com seu amigo Frank Sinatra. Numa cena, enquanto dirige um carro, a garota ao seu lado liga do rádio e Sinatra surge cantando um de seus sucessos ao que Martin diz: "Esse cantor é péssimo, mude de estação!". O filme inclusive tem uma longa trilha sonora, só com músicas obviamente cantadas por Dean Martin. Também tem números de dança em excesso, com dançarinas de Las Vegas, o que me fez pensar que Dean Martin andou prometendo espaço demais para essas starlets no filme. Aliás todo rodado nos arredores de Las Vegas (onde Dino poderia continuar cantando de noite nos cassinos enquanto de dia rodava as cenas do filme de dia), esse primeiro Matt Helm não é para ser levado à sério de jeito nenhum. Sendo encarado dessa forma, até que é um passatempo divertido.
O Agente Secreto Matt Helm (The Silencers, Estados Unidos, 1966) Direção: Phil Karlson / Roteiro: Oscar Saul / Elenco: Dean Martin, Stella Stevens, Daliah Lavi / Sinopse: Para salvar a América de uma tragédia nuclear, apenas um homem poderia ser chamado, o agente secreto Matt Helm, interpretado pelo cantor Dean Martin. Filme baseado nos romances de espionagem escritos por Donald Hamilton.
Pablo Aluísio.
Pois bem, a boa vida de Helm chega ao fim quando uma organização criminosa decide fazer uma sabotagem no lançamento de um foguete rumo ao espaço. Eles querem usar o foguete para contaminar uma grande área da costa oeste dos Estados Unidos com radiação. Para salvar o dia, então o indiscreto Matt Helm sai de sua alcova, cercado de lindas garotas, para desmantelar os planos do malvadões.
Tudo cheira a chanchada. Fica óbvio desde o começo que Dean Martin está apenas se divertindo no papel. Ele chega a tirar onda com seu amigo Frank Sinatra. Numa cena, enquanto dirige um carro, a garota ao seu lado liga do rádio e Sinatra surge cantando um de seus sucessos ao que Martin diz: "Esse cantor é péssimo, mude de estação!". O filme inclusive tem uma longa trilha sonora, só com músicas obviamente cantadas por Dean Martin. Também tem números de dança em excesso, com dançarinas de Las Vegas, o que me fez pensar que Dean Martin andou prometendo espaço demais para essas starlets no filme. Aliás todo rodado nos arredores de Las Vegas (onde Dino poderia continuar cantando de noite nos cassinos enquanto de dia rodava as cenas do filme de dia), esse primeiro Matt Helm não é para ser levado à sério de jeito nenhum. Sendo encarado dessa forma, até que é um passatempo divertido.
O Agente Secreto Matt Helm (The Silencers, Estados Unidos, 1966) Direção: Phil Karlson / Roteiro: Oscar Saul / Elenco: Dean Martin, Stella Stevens, Daliah Lavi / Sinopse: Para salvar a América de uma tragédia nuclear, apenas um homem poderia ser chamado, o agente secreto Matt Helm, interpretado pelo cantor Dean Martin. Filme baseado nos romances de espionagem escritos por Donald Hamilton.
Pablo Aluísio.
As Aventuras de Marco Polo
Um filme sobre o lendário Marco Polo, ainda mais sendo interpretado por Gary Cooper, certamente me deixou muito interessado. Pena que nada correspondeu ás expectativas. Tudo bem, se trata de um filme de aventuras do final da década de 1930, porém o roteiro, a produção e até mesmo os figurinos deixaram muito a desejar. O filme começa quando o pai de Marco Polo decide enviá-lo para uma longa jornada em direção à China. O objetivo é abrir uma rota comercial entre Veneza e o império chinês. Marco Polo é escolhido para liderar essa expedição. Importante lembrar que Marco Polo é considerado o primeiro europeu a ter contato com a civilização chinesa, isso ainda no século XI. Ele então embarca em seu aventura, mas as coisas começam muito mal. Durante uma tempestade no Mediterrâneo seu navio afunda. Ele é salvo por milagre, chegando a uma praia no Oriente Médio. Depois disso decide percorrer a jornada a pé mesmo, atravessando desertos, montanhas nevadas e todos os perigos.
O filme é historicamente incorreto. Afinal é apenas uma aventura de matinê e não estava mesmo nada programado para ser algo sério, de acordo com os fatos históricos. O figurino de Gary Cooper é péssimo, algo que nada tinha a ver com as roupas da época, dos venezianos de seu tempo. Para piorar o roteiro logo derrapa em muitos clichês, envolvendo um bondoso imperador chinês, sua linda filha e um grão-vizir maléfico. Superficial, parece mesmo um produtor feito para adolescentes. Nem o romance entre Cooper e a filha do imperador consegue decolar. Por fim, para piorar tudo, o filme se passa na China, mas poucos são os atores orientais. Noventa por cento dos chineses que desfilam na tela são americanos com maquiagem para puxar os olhos. Assim sobra pouco para elogiar essa fraca aventura do passado.
As Aventuras de Marco Polo (The Adventures of Marco Polo, Estados Unidos, 1938) Direção: Archie Mayo / Roteiro: Robert E. Sherwood, N.A. Pogson / Elenco: Gary Cooper, Sigrid Gurie, Basil Rathbone / Sinopse: Jovem, irresponsável e mulherengo, o veneziano Marco Polo é enviado por seu pai para a mais ambiciosa jornada de seu tempo. Ele deve chegar na China para estabelecer laços comerciais com aquela distante nação do oriente.
Pablo Aluísio.
O filme é historicamente incorreto. Afinal é apenas uma aventura de matinê e não estava mesmo nada programado para ser algo sério, de acordo com os fatos históricos. O figurino de Gary Cooper é péssimo, algo que nada tinha a ver com as roupas da época, dos venezianos de seu tempo. Para piorar o roteiro logo derrapa em muitos clichês, envolvendo um bondoso imperador chinês, sua linda filha e um grão-vizir maléfico. Superficial, parece mesmo um produtor feito para adolescentes. Nem o romance entre Cooper e a filha do imperador consegue decolar. Por fim, para piorar tudo, o filme se passa na China, mas poucos são os atores orientais. Noventa por cento dos chineses que desfilam na tela são americanos com maquiagem para puxar os olhos. Assim sobra pouco para elogiar essa fraca aventura do passado.
As Aventuras de Marco Polo (The Adventures of Marco Polo, Estados Unidos, 1938) Direção: Archie Mayo / Roteiro: Robert E. Sherwood, N.A. Pogson / Elenco: Gary Cooper, Sigrid Gurie, Basil Rathbone / Sinopse: Jovem, irresponsável e mulherengo, o veneziano Marco Polo é enviado por seu pai para a mais ambiciosa jornada de seu tempo. Ele deve chegar na China para estabelecer laços comerciais com aquela distante nação do oriente.
Pablo Aluísio.
sábado, 24 de novembro de 2018
Maria Antonieta
Não faz muito tempo li duas biografias sobre a rainha da França Maria Antonieta. O tema me interessou e como gosto de história decidi ler as obras. Com isso tive o interesse também de ver esse filme clássico sobre a monarca. Se trata de uma produção de 1938, com tudo o que de luxuoso e reluzente Hollywood tinha a oferecer naquela época. Cenários perfeitos, figurino classe A, reconstituição histórica muito bem realizada. Chegou-se ao ponto inclusive de se filmar várias cenas no próprio palácio de Versalhes, onde toda a história real aconteceu. Em termos de produção realmente não haveria nada do que reclamar. O ponto central sobre o filme seria o roteiro. Até que ponto ele seria historicamente fiel aos fatos? Como em Hollywood sempre houve uma tradição de romancear ao máximo eventos da história fui conferir o filme não esperando por grande coisa nesse aspecto. Para minha surpresa pude constatar que dentro do possível o roteiro seguiu sim, de forma fiel, a história da rainha. Em pouco mais de duas horas e quarenta minutos de duração esse clássico conseguiu contar de forma historicamente correta a biografia daquela que foi a última rainha da França. Claro que alguns detalhes foram alterados para dar maior agilidade dramática às cenas, mas nem isso estraga a adaptação. São detalhes que apenas um historiador especializado na história francesa conseguiria descobrir. Os fatos mais importantes de sua vida estão todos no filme, sem maiores equívocos.
A atriz Norma Shearer interpreta Maria Antonieta e se sai muito bem. A rainha tinha um comportamento extrovertido, frívolo, muitas vezes deslumbrada demais com seus gostos pessoais, principalmente no tocante a roupas e penteados extravagantes. Norma conseguiu trazer para a tela esse lado da rainha. Só senti falta mesmo dos famosos penteados no estilo pouf. Só em duas cenas se fizeram presentes. Acredito que o estúdio achou que seria um pouco demais, assim decidiram substituir por plumas mais elegantes. Um pequenino erro histórico, perdoável. E como era de se esperar o galã Tyrone Power repete sua persona cinematográfica ao dar vida ao conde Axel de Fersen, o grande amor da vida de Maria Antonieta. Galante e heroico, ele mantém toda a dignidade, mesmo sendo o amante secreto da rainha.
Para finalizar gostaria de chamar a atenção para as cenas finais. O diretor W.S. Van Dyke usou de uma bela sutileza narrativa. Ao invés de mostrar os horrores da guilhotina, ele decidiu ser mais sutil e discreto, respeitando o seu público. Nada de sensacionalismo sangrento. Usando de meros efeitos da edição de som conseguiu trazer todo o terror dessa verdadeira máquina de morte, sem ter que mostrar nada, o que foi bem-vindo. Não espere ver cabeças nobres rolando pelo chão vermelho de sangue. Também trouxe um aspecto importante ao filme ao mostrar o outro lado da revolução francesa que poucos pararam para pensar e refletir. O lado violento, cruel e sanguinário de seus participantes. Sobre isso foi extremamente feliz em sua composição da narração dos fatos históricos.
Maria Antonieta (Marie Antoinette, Estados Unidos, 1938) Direção: W.S. Van Dyke / Roteiro: Claudine West, Donald Ogden Stewart / Elenco: Norma Shearer, Tyrone Power, John Barrymore, Robert Morley / Sinopse: O filme conta a história da rainha francesa Maria Antonieta (1755 - 1793). Desde o momento em que ela fica sabendo de sua mãe, a rainha Maria Teresa da Áustria, que vai se casar com o futuro rei da França, até o dia de sua morte trágica por causa dos acontecimentos desencadeados pela revolução francesa. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Norma Shearer), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Morley), Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons) e Melhor Música Original (Herbert Stothart).
Pablo Aluísio.
A atriz Norma Shearer interpreta Maria Antonieta e se sai muito bem. A rainha tinha um comportamento extrovertido, frívolo, muitas vezes deslumbrada demais com seus gostos pessoais, principalmente no tocante a roupas e penteados extravagantes. Norma conseguiu trazer para a tela esse lado da rainha. Só senti falta mesmo dos famosos penteados no estilo pouf. Só em duas cenas se fizeram presentes. Acredito que o estúdio achou que seria um pouco demais, assim decidiram substituir por plumas mais elegantes. Um pequenino erro histórico, perdoável. E como era de se esperar o galã Tyrone Power repete sua persona cinematográfica ao dar vida ao conde Axel de Fersen, o grande amor da vida de Maria Antonieta. Galante e heroico, ele mantém toda a dignidade, mesmo sendo o amante secreto da rainha.
Para finalizar gostaria de chamar a atenção para as cenas finais. O diretor W.S. Van Dyke usou de uma bela sutileza narrativa. Ao invés de mostrar os horrores da guilhotina, ele decidiu ser mais sutil e discreto, respeitando o seu público. Nada de sensacionalismo sangrento. Usando de meros efeitos da edição de som conseguiu trazer todo o terror dessa verdadeira máquina de morte, sem ter que mostrar nada, o que foi bem-vindo. Não espere ver cabeças nobres rolando pelo chão vermelho de sangue. Também trouxe um aspecto importante ao filme ao mostrar o outro lado da revolução francesa que poucos pararam para pensar e refletir. O lado violento, cruel e sanguinário de seus participantes. Sobre isso foi extremamente feliz em sua composição da narração dos fatos históricos.
Maria Antonieta (Marie Antoinette, Estados Unidos, 1938) Direção: W.S. Van Dyke / Roteiro: Claudine West, Donald Ogden Stewart / Elenco: Norma Shearer, Tyrone Power, John Barrymore, Robert Morley / Sinopse: O filme conta a história da rainha francesa Maria Antonieta (1755 - 1793). Desde o momento em que ela fica sabendo de sua mãe, a rainha Maria Teresa da Áustria, que vai se casar com o futuro rei da França, até o dia de sua morte trágica por causa dos acontecimentos desencadeados pela revolução francesa. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Norma Shearer), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Morley), Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons) e Melhor Música Original (Herbert Stothart).
Pablo Aluísio.
A História de Elsa
Quem foi criança ou adolescente nos anos 70 no Brasil certamente vai se lembrar desse filme. Ele foi um dos maiores "clássicos" da Sessão da Tarde, sempre sendo reprisado nas tardes preguiçosas da semana. "A Historia de Elsa" conta a história real de um casal de americanos que acaba adotando uma leoa chamada Elsa. Eles são ligados ao meio selvagem, procuram desenvolver esse trabalho na África e acabam criando esse animal como se fosse um gatinho de estimação (algo que hoje em dia não é recomendado por especialistas na área). O curioso de tudo é que apesar de parecer um filme bem de rotina sobre animais, o filme acabou ganhando um grande prestígio entre a crítica americana em seu lançamento original, sendo vencedor até mesmo de dois prêmios Oscar naquele ano, algo que poucos sabiam quando o filme era exibido pela Rede Globo. Quem diria...
O filme recebeu duas estatuetas, ambas ligadas à parte musical da película. O maestro John Barry foi premiado duas vezes naquela noite. A primeira pela categoria de Melhor Música, essa chamada pelos americanos de Original Music Score se refere à trilha sonora incidental do filme, aquela trilha sonora que toca ao fundo nas cenas. Depois foi premiado na categoria de Música Original com a canção "Born Free". Nada mal para esse grande compositor de tantos filmes, inclusive da franquia James Bond. Mais do que merecido pelo seu sempre caprichado trabalho.
A História de Elsa (Born Free, Estados Unidos, 1966) Direção: James Hill, Tom McGowan / Roteiro: Lester Cole, baseado no livro escrito por Joy Adamson / Elenco: Virginia McKenna, Bill Travers, Geoffrey Keen / Sinopse: O filme conta a história de uma família americana vivendo na África selvagem que acaba adotando uma pequena leoa órfã chamada Elsa. Filme baseado em fatos reais.
Pablo Aluísio.
O filme recebeu duas estatuetas, ambas ligadas à parte musical da película. O maestro John Barry foi premiado duas vezes naquela noite. A primeira pela categoria de Melhor Música, essa chamada pelos americanos de Original Music Score se refere à trilha sonora incidental do filme, aquela trilha sonora que toca ao fundo nas cenas. Depois foi premiado na categoria de Música Original com a canção "Born Free". Nada mal para esse grande compositor de tantos filmes, inclusive da franquia James Bond. Mais do que merecido pelo seu sempre caprichado trabalho.
A História de Elsa (Born Free, Estados Unidos, 1966) Direção: James Hill, Tom McGowan / Roteiro: Lester Cole, baseado no livro escrito por Joy Adamson / Elenco: Virginia McKenna, Bill Travers, Geoffrey Keen / Sinopse: O filme conta a história de uma família americana vivendo na África selvagem que acaba adotando uma pequena leoa órfã chamada Elsa. Filme baseado em fatos reais.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
A Volta dos Homens Maus
Mais um bom western estrelado por Randolph Scott. Ele interpreta um rancheiro que decide vender seu gado, sua propriedade, para ir embora, para outra cidade, onde está prestes a acontecer uma nova corrida ao ouro. Antes disso porém uma quadrilha de assaltantes a banco invade uma pequena cidade. No grupo se encontra até mesmo uma mulher, Cheyenne (Anne Jeffreys), que durante uma fuga acaba sendo baleada, indo parar no rancho de Scott. Ele decide ajudá-la. Não apenas a escondendo da patrulha que a persegue, como também pedindo ajuda ao médico local. Curada, ela decide finalmente se redimir daquela vida. Outro personagem interessante do filme - e o alívio cômico - vem do personagem interpretado pelo ator George 'Gabby' Hayes. Ele fez muitos filmes ao lado de John Wayne e John Ford, sempre interpretando velhinhos matutos e bons de briga. Aqui ele esbanja a mesma linha de humor que o tornou conhecido nos filmes de faroeste daquela época.
Outro ponto que vai chamar a atenção dos fãs de western vem da quadrilha de assaltantes a banco. Ela é formada por lendas do velho oeste como Billy The Kid, Sundance Kid, os irmãos Dalton. Clato que os roteiristas desse filme fizeram uma salada geral, juntando personagens históricos reais em um mesmo bando. Na realidade eles viveram em épocas e lugares diferentes e nunca se conheceram de fato. Porém para esse filme todos foram reunidos em prol da diversão do público. De maneira em geral gostei muito dessa produção. É bem realizado, tem um bom roteiro e um desfecho que segue a tradição de muitos filmes de western, com direito a um duelo bem no meio de uma cidade fantasma localizada no deserto.
A Volta dos Homens Maus (Return of the Bad Men, Estados Unidos, 1948) Direção: Ray Enright / Roteiro: Charles O'Neal, Jack Natteford / Elenco: Randolph Scott, Robert Ryan, Anne Jeffreys, George 'Gabby' Hayes, Jacqueline White / Sinopse: Quadrilha de pistoleiros e foras-da-lei se reúne em uma pequena cidadezinha do velho oeste para roubar o banco local. Enquanto isso um rancheiro decide vender tudo para entrar na corrida ao ouro que está sendo organizada rumo ao novo estado da Califórnia.
Pablo Aluísio.
Outro ponto que vai chamar a atenção dos fãs de western vem da quadrilha de assaltantes a banco. Ela é formada por lendas do velho oeste como Billy The Kid, Sundance Kid, os irmãos Dalton. Clato que os roteiristas desse filme fizeram uma salada geral, juntando personagens históricos reais em um mesmo bando. Na realidade eles viveram em épocas e lugares diferentes e nunca se conheceram de fato. Porém para esse filme todos foram reunidos em prol da diversão do público. De maneira em geral gostei muito dessa produção. É bem realizado, tem um bom roteiro e um desfecho que segue a tradição de muitos filmes de western, com direito a um duelo bem no meio de uma cidade fantasma localizada no deserto.
A Volta dos Homens Maus (Return of the Bad Men, Estados Unidos, 1948) Direção: Ray Enright / Roteiro: Charles O'Neal, Jack Natteford / Elenco: Randolph Scott, Robert Ryan, Anne Jeffreys, George 'Gabby' Hayes, Jacqueline White / Sinopse: Quadrilha de pistoleiros e foras-da-lei se reúne em uma pequena cidadezinha do velho oeste para roubar o banco local. Enquanto isso um rancheiro decide vender tudo para entrar na corrida ao ouro que está sendo organizada rumo ao novo estado da Califórnia.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Sabata Adeus
Título no Brasil: Sabata Adeus
Título Original: Indio Black, Sai Che Ti Dico: Sei Un Gran Figlio Di...
Ano de Produção: 1970
País: Itália, Espanha
Estúdio: Produzioni Europee Associati (PEA)
Direção: Gianfranco Parolini
Roteiro: Renato Izzo
Elenco: Yul Brynner, Dean Reed, Ignazio Spalla
Sinopse:
Sabata (Yul Brynner), o infame pistoleiro vestido de negro, resolve liderar um grupo de bandoleiros na perigosa tarefa de roubar um rico carregamento de ouro proveniente do império austro-húngaro em direção ao México. Para deter os impulsos criminosos de Sabata e seus homens a fortuna passa a ser protegida pelo Coronel Skimmel (Gérard Herter), um militar veterano e linha dura que está determinado a capturar e matar Sabata a todo custo.
Comentários:
Esse é o segundo filme presente no box The Spaghetti Western Collection. Como se sabe o personagem Sabata foi imortalizado nas telas pelo ator Lee Van Cleef em "Sabata, o Homem que Veio para Matar" (1969). Apesar do grande sucesso de bilheteria ele recusou todas as propostas para voltar ao papel. Estava com receios de ficar marcado apenas por um personagem. Assim os produtores tiveram que pensar em um substituto à altura. Resolveram então importar o russo Yuli Borisovich Bryner do cinema americano. Brynner naquela altura já estava consagrado graças a filmes de sucesso que realizou nos Estados Unidos como por exemplo o clássico western "Sete Homens e um Destino". Isso por si só já trazia grande publicidade para o filme. Além disso o fato de interpretar um personagem tão marcante como Sabata chamaria a atenção do público em geral de uma maneira ou outra. De fato o filme fez sucesso, mas também foi alvo de críticas, principalmente por causa de Brynner, acusado de não ter conseguido fazer um grande trabalho com o famoso pistoleiro do western spaghetti. Em minha opinião ele não se saiu mal, o problema é que o público realmente queria reencontrar Cleef do filme original. Tanto que atendendo aos apelos dos fãs Lee Van Cleef finalmente aceitaria fazer novamente Sabata em "Sabata Vem para Vingar" (1971), sua despedida final do personagem. Esse "Sabata Adeus" tem uma excelente produção (o filme foi rodado nos famosos estúdios de Cinecittà em Roma), mas realmente não criou um vínculo maior com seu público. Agora, passados tantos anos, temos uma boa oportunidade para fazer uma revisão mais imparcial sobre os méritos dessa obra cinematográfica.
Pablo Aluísio.
Título Original: Indio Black, Sai Che Ti Dico: Sei Un Gran Figlio Di...
Ano de Produção: 1970
País: Itália, Espanha
Estúdio: Produzioni Europee Associati (PEA)
Direção: Gianfranco Parolini
Roteiro: Renato Izzo
Elenco: Yul Brynner, Dean Reed, Ignazio Spalla
Sinopse:
Sabata (Yul Brynner), o infame pistoleiro vestido de negro, resolve liderar um grupo de bandoleiros na perigosa tarefa de roubar um rico carregamento de ouro proveniente do império austro-húngaro em direção ao México. Para deter os impulsos criminosos de Sabata e seus homens a fortuna passa a ser protegida pelo Coronel Skimmel (Gérard Herter), um militar veterano e linha dura que está determinado a capturar e matar Sabata a todo custo.
Comentários:
Esse é o segundo filme presente no box The Spaghetti Western Collection. Como se sabe o personagem Sabata foi imortalizado nas telas pelo ator Lee Van Cleef em "Sabata, o Homem que Veio para Matar" (1969). Apesar do grande sucesso de bilheteria ele recusou todas as propostas para voltar ao papel. Estava com receios de ficar marcado apenas por um personagem. Assim os produtores tiveram que pensar em um substituto à altura. Resolveram então importar o russo Yuli Borisovich Bryner do cinema americano. Brynner naquela altura já estava consagrado graças a filmes de sucesso que realizou nos Estados Unidos como por exemplo o clássico western "Sete Homens e um Destino". Isso por si só já trazia grande publicidade para o filme. Além disso o fato de interpretar um personagem tão marcante como Sabata chamaria a atenção do público em geral de uma maneira ou outra. De fato o filme fez sucesso, mas também foi alvo de críticas, principalmente por causa de Brynner, acusado de não ter conseguido fazer um grande trabalho com o famoso pistoleiro do western spaghetti. Em minha opinião ele não se saiu mal, o problema é que o público realmente queria reencontrar Cleef do filme original. Tanto que atendendo aos apelos dos fãs Lee Van Cleef finalmente aceitaria fazer novamente Sabata em "Sabata Vem para Vingar" (1971), sua despedida final do personagem. Esse "Sabata Adeus" tem uma excelente produção (o filme foi rodado nos famosos estúdios de Cinecittà em Roma), mas realmente não criou um vínculo maior com seu público. Agora, passados tantos anos, temos uma boa oportunidade para fazer uma revisão mais imparcial sobre os méritos dessa obra cinematográfica.
Pablo Aluísio.
Vou, Mato e Volto
Título no Brasil: Vou, Mato e Volto
Título Original: Vado... l'Ammazzo e Torno
Ano de Produção: 1967
País: Itália
Estúdio: Fida Cinematografica
Direção: Enzo G. Castellari
Roteiro: Tito Carpi, Enzo G. Castellari
Elenco: George Hilton, Edd Byrnes, Gilbert Roland
Sinopse:
Quando um rico carregamento de ouro desaparece, provavelmente fruto do roubo de uma gangue de criminosos, três homens decidem ir atrás do tesouro roubado. Um bandoleiro, um banqueiro e um homem de passado incerto conhecido apenas como "o estranho". Juntos eles estão dispostos a lutar e enfrentar qualquer desafio para resgatar os 300 mil dólares em metal precioso que se encontram de posse dos ladrões.
Comentários:
Dando prosseguimento na análise dos filmes que fazem parte do box "The Spaghetti Western Collection" chegamos nesse curioso faroeste que nos Estados Unidos recebeu o título de "Any Gun Can Play". O filme é estrelado por George Hilton, o ator uruguaio que se passava por americano em filmes italianos! Mais internacional do que isso, impossível! Seu personagem novamente não tem nome, dando sequência na tradição do western spaghetti da época onde pistoleiros sem nome chegavam em cidades perdidas do velho oeste para trazer alguma justiça naquelas terras sem lei. Nesse tipo de caracterização o mistério em torno desse tipo de personagem já era a metade da atração do roteiro em si. Além disso, como convém a todo pistoleiro durão, quanto menos palavras tivesse a declamar em cena, melhor. Afinal de contas eram homens de ação e não de palavras. Em vista disso não era necessário também ter grandes atores em cena para encarnar esse tipo de papel. O sujeito, para falar a verdade, só precisava mesmo ter uma boa pinta de gringo para emplacar uma produtiva carreira no cinema italiano. Era bem o caso de Jorge Hill Acosta y Lara ou melhor dizendo George Hilton. Sob direção do bom cineasta Enzo G. Castellari (de outras conhecidas fitas do gênero como "Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt", "Vou, Vejo e Disparo" e "Mate Todos Eles e Volte Só"), Hilton acaba convencendo. No geral é um bom spaghetti, valorizado ainda mais pelas boas sequências de ação e tiroteios.
Pablo Aluísio.
Título Original: Vado... l'Ammazzo e Torno
Ano de Produção: 1967
País: Itália
Estúdio: Fida Cinematografica
Direção: Enzo G. Castellari
Roteiro: Tito Carpi, Enzo G. Castellari
Elenco: George Hilton, Edd Byrnes, Gilbert Roland
Sinopse:
Quando um rico carregamento de ouro desaparece, provavelmente fruto do roubo de uma gangue de criminosos, três homens decidem ir atrás do tesouro roubado. Um bandoleiro, um banqueiro e um homem de passado incerto conhecido apenas como "o estranho". Juntos eles estão dispostos a lutar e enfrentar qualquer desafio para resgatar os 300 mil dólares em metal precioso que se encontram de posse dos ladrões.
Comentários:
Dando prosseguimento na análise dos filmes que fazem parte do box "The Spaghetti Western Collection" chegamos nesse curioso faroeste que nos Estados Unidos recebeu o título de "Any Gun Can Play". O filme é estrelado por George Hilton, o ator uruguaio que se passava por americano em filmes italianos! Mais internacional do que isso, impossível! Seu personagem novamente não tem nome, dando sequência na tradição do western spaghetti da época onde pistoleiros sem nome chegavam em cidades perdidas do velho oeste para trazer alguma justiça naquelas terras sem lei. Nesse tipo de caracterização o mistério em torno desse tipo de personagem já era a metade da atração do roteiro em si. Além disso, como convém a todo pistoleiro durão, quanto menos palavras tivesse a declamar em cena, melhor. Afinal de contas eram homens de ação e não de palavras. Em vista disso não era necessário também ter grandes atores em cena para encarnar esse tipo de papel. O sujeito, para falar a verdade, só precisava mesmo ter uma boa pinta de gringo para emplacar uma produtiva carreira no cinema italiano. Era bem o caso de Jorge Hill Acosta y Lara ou melhor dizendo George Hilton. Sob direção do bom cineasta Enzo G. Castellari (de outras conhecidas fitas do gênero como "Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt", "Vou, Vejo e Disparo" e "Mate Todos Eles e Volte Só"), Hilton acaba convencendo. No geral é um bom spaghetti, valorizado ainda mais pelas boas sequências de ação e tiroteios.
Pablo Aluísio.
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