sábado, 1 de dezembro de 2018

Alfa

Gostei do filme. Pensei que sinceramente não iria curtir já que o tema por si só não era muito fácil. No começo me lembrei de "A Guerra do Fogo", só que o enredo desse novo filme se passa um pouco mais à frente da história, há 20 mil anos. Um grupo de humanos decide sair para a caça. Entre eles está o líder e seu filho, um jovem adolescente, ainda inexperiente. A caçada vai ser seu ritual de passagem, só que ele cai de um penhasco e é dado como morto. Porém todos estavam enganados. Ele consegue sobreviver e ao lado de um lobo faz a longa jornada de volta para casa.

O filme tem, como era de se esperar, muita computação gráfica, mas que não toma conta do filme, pelo contrário, funciona apenas como ferramenta de narrativa. Outro ponto positivo é que o filme também mostra o momento em que o homem começou a domesticar animais, aqui representado pelo lobo que acompanha o protagonista em sua jornada e que depois é aceito dentro da tribo da qual faz parte. O roteiro é simples, conta uma história visceral e funciona perfeitamente. Também tem um belo visual, afinal dentro de um computador de última geração você consegue criar qualquer coisa, desde animais extintos (com destaque para a chamada megafauna da era do gelo) passando pela natureza daqueles tempos antigos, indo parar no próprio lobo que nas horas certas passa sentimentos até mesmo bem humanos.

Alfa (Alpha, Estados Unidos, 2018) Direção: Albert Hughes/ Roteiro: Daniele Sebastian Wiedenhaupt, Albert Hughes / Elenco: Kodi Smit-McPhee, Jóhannes Haukur Jóhannesson, Marcin Kowalczyk / Sinopse: Há vinte mil anos um jovem guerreiro precisa sobreviver ao ser deixado para trás numa Europa pré-histórica, com animais selvagens e clima hostil e inóspito, às vesperas de uma nova era glacial.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Se não fosse seu comentário eu não iria assistir nunca, agora...

    ResponderExcluir
  2. Esse diretor é o mesmo de Livro de Eli e Do Inferno, dois filmes que eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu acabei gostando do filme, agora se vocês vão gostar... aí já é outro departamento...rsrs

    ResponderExcluir