sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rambo II - A Missão

Após os acontecimentos do primeiro filme John Rambo (Sylvester Stallone) é enviado em uma missão secreta pelo governo norte-americano para o sudeste asiático. Seu objetivo é se infiltrar na selva para confirmar ou não a existência de campos de prisioneiros americanos da guerra do Vietnã. Tudo que deveria fazer era fotografar os campos caso existentes e retornar para os EUA. Porém Rambo tem outros planos para seus antigos companheiros de guerra, agora prisioneiros em condições deploráveis. "Rambo II - A Missão" é até hoje considerado um dos melhores filmes da franquia. Não há a carga dramática do primeiro filme, aqui o foco é realmente na ação pura e simples. Rambo surge finalmente com as características que iriam lhe definir nos filmes seguintes, ou seja, um super soldado, treinado nas melhores técnicas e que de posse de material de alta tecnologia era capaz de enfrentar sozinho todo um exército. Quando lançado o filme fez tanto sucesso de bilheteria que no Brasil ocorreu um fenômeno raro, a produtora a pedido dos exibidores, promoveu um relançamento do primeiro filme nos cinemas, um fato único ocorrido naquela época. 

Além do relançamento do filme original o sucesso de Rambo II consolidou o personagem como herói multimídia no mercado. Rambo virou coleção de brinquedos, desenho animado e marca para licenciamento de produtos como lancheiras, cadernos e tudo o mais que se possa imaginar. Nascido como personagem de literatura Rambo virou ícone da cultura pop moderna. Muito disso se deve a visão dos produtores Mario Kassar e Andrew G Vajna que sabiam que poderiam transformar Rambo em um produto de sucesso no mercado. Outro aspecto curioso de Rambo II é que ele virou tema de uma boba patrulha ideológica em seu lançamento. O personagem Rambo logo foi associado ao setor mais reacionário da política externa americana, sendo ligado ideologicamente ao estilo linha dura do presidente americano Ronald Reagan (que chegou a declarar publicamente que Rambo era um de seus personagens preferidos). Pura bobagem. "Rambo II - A Missão" é apenas um competente filme de ação dirigido com maestria pelo especialista George P. Cosmatos (falecido em 2005). Qualquer leitura política ou social de Rambo é mera bobagem. O que vale em si é a aventura e o entretenimento aqui, coisa que o filme cumpre muito bem, diga-se de passagem.  

Rambo II - A Missão (Rambo: First Blood Part II, Estados Unidos, 1985) Direção: George P. Cosmatos / Roteiro: Sylvester Stallone, Kevin Jane e James Cameron baseados no personagem criado por David Morrell / Elenco: Sylvester Stallone, Richard Grenna, Charles Napier, Steven Berkof / Sinopse: Após os acontecimentos do primeiro filme John Rambo (Sylvester Stallone) é enviado em uma missão secreta pelo governo norte-americano para o sudeste asiático. Seu objetivo é se infiltrar na selva para confirmar ou não a existência de campos de prisioneiros americanos da guerra do Vietnã. Tudo que deveria fazer era fotografar os campos caso existentes e retornar para os EUA. Porém Rambo tem outros planos para seus antigos companheiros de guerra, agora prisioneiros em condições deploráveis.  

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Legado Valdemar

A saga da Mansão Valdemar continua nessa que pode ser considerada uma das piores continuações que se tem notícia. Aqui o mistério segue. A personagem Luisa do primeiro filme continua desaparecida e ninguém sabe ao certo o que se passou dentro da mansão Valdemar anos antes, até que dois amigos de Luisa decidem ir até o final para encontrar o destino de seu paradeiro. Mal sabem que estão se metendo com terríveis forças do mal. "Valdemar 2" é terrível, não no aspecto de ser terrível para amedrontar o espectador mas terrível no sentido de ser ruim mesmo. A produção aparenta ser das mais modestas e pobres e o roteiro não tem direção, saindo de lugar nenhum para chegar a coisa alguma. Sendo muito sincero até agpra não sei como mas consegui chegar ao final desse filme hoje. Meu veredito é muito simples: Valdemar 2 é realmente horrível!

Ok, o primeiro já não era lá essas coisas mas tinha seu charme, bonita direção de arte e tudo mais. Claro que o roteiro era no fundo apenas um terror adolescente mas tudo bem, vá lá... com um pouco de boa vontade dava para assistir. Esse 2 porém não tem nada que preste. Pra começar nem a mansão aparece, provavelmente por falta de grana. Além disso tudo gira em torno de uma seita boboca e chata que quer libertar Satã fazendo sacrifícios humanos com bebezinhos - Poxa vida, vamos ser sinceros, quantas vezes isso já foi mostrado no cinema? Zilhões de vezes ora! Tudo é falso, tudo é mal feito e nem a cena final com o diabão lá convence! Outro problema é o excesso de personagens medíocres que surgem e somem na mesma velocidade, alguns bizarros. Tem um cara que conversa com manequins de loja como aqueles que aparecem nas vitrines e não se sabe direito o porquê disso e qual é a importância desse personagem para o resto da trama... Enfim, fujam para as colinas, corram por suas vidas e não encarem essa patetada. Nota Zero.

O Legado Valdemar (La Herencia Valdemar II - La Sombra Prohibida, Espanha, 2011) Direção: Jose Luis Aleman / Elenco: Silvia Abascal, Óscar Jaenada (Nicolás Trémel) / Sinopse: A saga da Mansão Valdemar continua nessa que pode ser considerada uma das piores continuações que se tem notícia. Aqui o mistério segue. A personagem Luisa do primeiro filme continua desaparecida e ninguém sabe ao certo o que se passou dentro da mansão Valdemar anos antes, até que dois amigos de Luisa decidem ir até o final para encontrar o destino de seu paradeiro. Mal sabem que estão se metendo com terríveis forças do mal.

Pablo Aluísio.

O Último Exorcismo

Alguns filmes nunca morrem. O maior exemplo é "O Exorcista" que mesmo após tantos anos de seu lançamento segue sendo imitado. Esse "O Último Exorcismo" é mais uma produção que tenta pegar carona no sucesso do filme original. O roteiro segue o estilo "Bruxa de Blair", ou seja, é um falso documentário ou como os americanos gostam de chamar, um "Mockumentary". Após o lançamento esse terror acabou ficando famoso entre os fãs do gênero por dois motivos básicos. O primeiro é o fato de que nada do que é visto em seu material promocional aparece nas telas. As cenas retratando uma garota subindo pelas paredes ou dobrando a coluna (como visto ao lado) só existem nos posters do filme pois em momento algum durante o filme algo assim chega a aparecer. Pior é que a atriz que interpreta a garota possuída quase não aparece e quando surge em cena sua "atuação" é simplesmente medonha (no mal sentido). Outro aspecto que ficou falado é o péssimo, péssimo mesmo, final da estória. Simplesmente constrangedor a forma como se dá o desfecho de tudo aquilo que pacientemente assistimos até aquele momento. 

O novato diretor Daniel Stamm não tem a menor sutileza para lidar com o tema de possessões. Tudo é exagerado, banalizado, histérico. Não se cria um clima de suspense adequado e nem um desenvolvimento eficiente, tudo vai acontecendo ao acaso, sem brilho, sem empolgação. As cenas são escuras, tremidas, desfocadas - no estilo "alguém grita, todo mundo corre, você não vê nada, tudo tremido e por aí vai." O final, como eu já frisei, realmente é um lixo completo, aquela situação toda que foi criada foi um anticlímax total. Confesso que pelo menos enquanto havia a questão da garota e do exorcismo até fiquei prestando a atenção no que acontecia mas quando chega os minutos finais do filme cai a máscara do trash e da falta de idéias novas. Uma boa idéia que ficou pelo meio do caminho? Sim, deveriam ter feito pelo menos um filme de verdade com o argumento. 

O Último Exorcismo (The Last Exorcism, Estados Unidos, 2010) Direção: Daniel Stamm / Roteiro: Huck Botko, Andrew Gurland / Elenco: Patrick Fabian, Ashley Bell, Iris Bahr / Sinopse: Em uma fazenda distante no interior um pai chama um reverendo famoso, Cotton Marcus (Patrick Fabian), para exorcizar sua filha que estaria supostamente possuída pelo demônio.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rambo - Programado Para Matar

John Rambo (Sylvester Stallone) é um veterano da guerra do Vietnã que chega em uma pequena cidade do interior dos EUA e acaba sendo hostilizado pelo xerife local, o truculento policial Teasle (Brian Dennehy). Caçado como um criminoso Rambo acaba utilizando seu treinamento militar para se defender e dar o troco ao corrupto tira. "Rambo - First Blood" mudou o cinema de ação no começo da década de 80. O filme inovava em vários aspectos, entre eles a forma como o roteiro lidava com a situação do personagem principal, John Rambo, que naquele momento era a personificação da derrota americana no Vietnã. Culpado e tratado como um derrotado pelos caipirões de uma cidadezinha do interior só lhe restava se defender da melhor forma possível, mesmo que isso significasse praticamente varrer a cidade do mapa. 

Muita gente não parou para pensar sobre isso mas "Rambo" pode ser considerado facilmente como um dos filmes mais influentes do moderno cinema americano. Depois dele criou-se toda uma estética de filmes de ação, de pura violência e pirotecnia, que fez escola e que de tanto ser imitado acabou desgastando o produto original. Rambo marcou o cinema na década de 80 de forma definitiva, para o bem ou para o mal. Essa produção e sua continuação, "Rambo II a Missão", redefiniram os filmes de ação e criaram uma infinidade de imitações. Era o típico "filme pra macho", muita porrada, muita ação e pouco papo. Fez escola e de tão copiado ao longo dos anos virou clichê. A ironia disso tudo é que essa nunca foi a intenção do criador do personagem Rambo, pois o livro foi escrito para ser um retrato da volta dos veteranos da guerra do Vietnã aos EUA. Claro que havia ação também no livro mas o aspecto humano do militar que volta derrotado para sua nação era o mais importante. O aspecto dramático do veterano Rambo era tão acentuado na literatura que ele inclusive morria no final da estória. 

Era um personagem em essência dramático que procurava denunciar uma situação pela qual vivia os ex-combatentes da guerra do Vietnã. No cinema porém a coisa foi bem diferente. Rambo virou uma máquina de guerra, quase um super herói para dizer a verdade. Vendo o potencial de bilheteria, Stallone e os produtores modificaram a natureza do personagem e no filme Rambo sobreviveria, literalmente destruindo a cidadezinha. O filme fez tanto sucesso que virou marca registrada de Stallone, que inclusive jamais conseguiu se desvincular da força do personagem nas bilheterias tanto que recentemente voltou ao papel no improvável Rambo IV. Há inclusive projeto para um Rambo V. É de se perguntar aonde isso tudo vai parar? É uma pena que Stallone não saiba nunca o limite da saturação, algo bem nítido nessa franquia Rambo. O fato é que mesmo influenciando tantos filmes Rambo já deu o que tinha que dar nas telas. O veterano merece agora descansar após tantas guerras em que foi inserido nos cinemas. A hora de pendurar a bazuca já passou há muito tempo.  

Rambo - Programado Para Matar (First Blood, Estados Unidos, 1982) Direção: Ted Kotchef / Roteiro: Sylvester Stallone, Michael Kozoll, William Sackheim baseados no livro de David Morrell / Elenco: Sylvester Stallone, Richard Crenna, Brian Dennehy, David Caruso, Bill McKinney / Sinopse: John Rambo (Sylvester Stallone) é um veterano da guerra do Vietnã que chega em uma pequena cidade do interior dos EUA e acaba sendo hostilizado pelo xerife local, o truculento policial Teasle (Brian Dennehy). Caçado como um criminoso Rambo acaba utilizando seu treinamento militar para se defender e dar o troco ao corrupto tira.  

Pablo Aluísio.

Recém-Formada

Com a crise na economia americana sem solução o cinema vai aos poucos absorvendo aquela realidade até mesmo nos mais improváveis gêneros, como por exemplo a comédia romântica. É justamente isso o que acontece aqui nesse "Recém-Formada", que retrata uma realidade mais presente entre os jovens americanos: após se formarem na universidade não conseguem arranjar empregos dentro do mercado de trabalho. Assim acompanhamos as tentativas de Ryden Malby (Alexis Bledel) em alcançar um lugar ao sol. O filme tem no elenco várias estrelinhas dos seriados americanos, como a própria Alexis (de Gilmore Girls), Zach Gilford (de Friday Night Lights) e Jane Lynch (a treinadora de Glee). 

Para completar o elenco a produção chamou o sumido Michael Keaton (repetindo todos os seus maneirismos como comediante que conhecemos) e Rodrigo Santoro (como um vizinho brasileiro que não consegue fugir dos estereótipos, como os de Latin Lover e praticante de "soccer"). O resultado final é apenas regular - pois apesar do tema "desempregada com canudo" ser promissor o roteiro não arrisca e nem alcança maiores horizontes, preferindo ficar ali no banho maria das comediazinhas românticas americanas. Se for sua praia arrisque.  

Recém-Formada (Post Grad, Estados Unidos, 2009) Direção: Vicky Jenson / Roteiro: Kelly Fremon / Elenco: Alexis Bledel, Zach Gilford, Rodrigo Santoro, Jane Lynch, Fred Armisen, Michael Keaton, Craig Robinson, Bobby Coleman, Carol Burnett./ Sinopse: Garota recém-formada encontra uma série de dificuldades para conseguir seu primeiro emprego. A crise por que passa a economia norte-americana torna sua situação ainda mais complicada.  

Pablo Aluísio.

A Mansão Valdemar

Esse é o primeiro filme sobre a mansão Valdemar. Sem dúvida é um filme estranho, com direção de arte típica de filmes sobre casas mal assombradas mas que no fundo não passa de um MOW (Monster of Week). Devo dizer que ele começa bem, quando os avaliadores da mansão começam a sumir misteriosamente. Nesse momento pensei realmente que veria pela frente um bom filme, com bela ambientação e clima mas logo minhas esperanças foram sumindo. O roteiro não abre espaço para a criação de tensão (essencial em filmes de casas assombradas) pois logo na primeira terça parte dele já nos deparamos logo com uma criatura que joga a sutileza pela janela. O que aparentava ser um interessante filme de terror vindo da Espanha logo se revela uma aventura infanto-juvenil sem muita elegância ou classe.

Depois disso o filme se foca em um longo flashback que conta os eventos que ocorreram no passado do imóvel. Até que é interessante essa parte embora os atores não sejam lá muito talentosos. O argumento ainda aproveita para inserir na trama as presenças de Bram Stoker (o criador do Drácula) e o excêntrico Aliester Crowley (que se considerava bruxo e o Anticristo, figura que se tornou popular até no Brasil em sua época!). Após algum clima de suspense a coisa toda finalmente desanda para o simples ataque do monstro já citado e aí o filme perde o resto de seu interesse. Enfim, não era o que eu pensava. É bem produzido, a direção de arte tem seus bons momentos mas a tentativa de se trazer algum conteúdo falha em seus objetivos. O filme fez sucesso na Europa e gerou uma continuação mas essa foi totalmente desastrosa, resultando em um péssimo filme. Se tiver interesse em conhecer a franquia Valdemar fique apenas nesse, caso contrário perderá seu tempo e dinheiro.

A Mansão Valdemar (La herencia Valdemar, Espanha, 2010) Direção: José Luis Alemán / Roteiro: José Luis Alemán / Elenco: Daniele Liotti, Óscar Jaenada, Laia Marull / Sinopse: Estranhos acontecimentos cercam uma antiga mansão localizada em um local remoto do interior espanhol.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Predador

Um grupo militar liderado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado para uma selva na América Central com a missão de resgatar uma autoridade do governo americano que caiu nas mãos de uma guerrilha local. Os militares são acompanhados por Dillon (Carl Weathers), um agente da CIA. Chegando no local descobrem que nada é o que aparente ser. Para piorar ainda mais a situação começam a ser caçados por uma estranha criatura com armamentos de última geração, numa tecnologia desconhecida em nosso planeta. "Predador" é um filme bem interessante pois mistura elementos de filmes de ficção com produções de guerra ao estilo "Rambo II". Arnold Schwarzenegger, já um mega astro na época de lançamento do filme, encontrou um produto ideal para sua carreira pois misturou dois gêneros nos quais ele sempre se deu muito bem. "Predador" tinha o roteiro sci-fi ao estilo "Terminator" e cenas de ação e violência com toques de "Comando para Matar". A fórmula certeira não poderia dar errado e não deu. Assim que lançado nos cinemas o filme se tornou um enorme sucesso de bilheteria, batendo recordes mundo afora. 

A direção ficou a cargo do especialista John McTiernan, diretor de outro grande sucesso dos filmes de ação da década de 80, "Duro de Matar". Aqui o roteiro, extremamente redondinho, explora uma verdadeira caçada do monstro espacial em relação ao grupo liderado por Arnold Schwarzenegger e McTiernan mostra muito timing na condução do filme, nunca deixando a bola cair durante os 100 minutos de duração do filme. Na realidade tudo se resume realmente no combate dos militares contra o Predador. Não há perda de tempo com firulas e diálogos desnecessários. Esse é um filme realmente 100% de ação. A criatura teve seu design criado por um dos mais talentosos mestres em maquiagem que já passaram por Hollywood, Stan Winston. Tão definitivo foi o visual que criou para o Predador que foi mantido sem quaisquer alterações nos demais filmes da franquia que viriam. Um aspecto curioso do filme é que o ator grandalhão que interpreta o Predador, Kevin Peter Hall, surge em cena também sem a pesada maquiagem do caçador espacial, algo que passou despercebido pelo público na época. Ele faz um dos pilotos de helicóptero. Em suma, "Predador" é uma ótima ficção com ares de filmes de combate. Vale a pena ver ou rever esse pequeno clássico dos filmes de ação dos anos 80.  

Predador (Predator, Estados Unidos, 1987) Direção: John McTiernan / Roteiro: Jim Thomas, John Thomas / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Kevin Peter Hall, Jesse Ventura, Bill Duke, Shane Black / Sinopse: Um grupo militar liderado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado para uma selva na América Central com a missão de resgatar uma autoridade do governo americano que caiu nas mãos de uma guerrilha local. Os militares são acompanhados por Dillon (Carl Weathers), um agente da CIA. Chegando no local descobrem que nada é o que aparente ser. Para piorar ainda mais a situação começam a ser caçados por uma estranha criatura com armamentos de última geração, numa tecnologia desconhecida em nosso planeta.  

Pablo Aluísio.

Lembranças

O estudante Tyler Roth (Robert Pattinson) tem uma vida familiar disfuncional. Seu irmão cometeu suicídio e seu pai é um sujeito distante e ausente. O único vínculo genuíno que consegue criar é com a jovem Ally (Emile de Ravin). Levando uma vida típica de um jovem nova-iorquino de sua idade ele logo estará no centro de eventos marcantes e trágicos. Esqueça o fato de que você provavelmente não goste da saga Crepúsculo. Esqueça também que o ator principal desse filme é o astro daqueles filmes de vampiros teens. Se você conseguir deixar isso para trás provavelmente vai se surpreender com esse "Lembranças", um filme que cresce absurdamente nos dez minutos finais. A surpresa é tanta que você até esquece que muito provavelmente estava assistindo apenas a um filme sobre um romance adolescente.

Com cacoetes de James Dean o Pattinson até que cumpre bem seu papel. Pierce Brosnan também está muito bem como o pai ausente, homem de negócios que não consegue dar atenção aos seus filhos. Já a Emilie de Ravin é muito bonita e ajuda a passar o tempo nas horas mais melosas do filme. Eu até poderia escrever mais sobre Lembranças mas esse é um típico caso de quanto menos se souber sobre o filme, melhor. Por isso vou parando por aqui. Mas fica a dica, assistam, o filme é bem interessante principalmente pelo final.

Lembranças (Remember Me, Estados Unidos, 2010) Direção: Allen Coulter / Roteiro: Will Fetters / Elenco: Robert Pattinson, Emilie de Ravin, Chris Cooper, Lena Olin, Pierce Brosnan, Martha Plimpton, Peyton List, Ruby Jerins / Sinopse: O estudante Tyler Roth (Robert Pattinson) tem uma vida familiar disfuncional. Seu irmão cometeu suicídio, seu pai é um sujeito distante e ausente. O único vínculo genuíno que consegue criar é com a jovem Ally (Emile de Ravin). Levando uma vida típica de um jovem nova-iorquino de sua idade ele logo estará no centro de eventos marcantes e trágicos.

Pablo Aluísio.

Mad Max 2

Existe uma grande diferença entre esse filme e o anterior. Se Mad Max era bem precário em termos de produção, quase amador, esse segundo filme da franquia já é muito melhor produzido, com figurinos mais elaborados e melhor direção de arte. Um fato curioso sobre Mad Max 2 é que esse personagem foi tão copiado, tão imitado ao longo dos anos que o próprio produto original acabou ficando ultrapassado. É algo similar ao que aconteceu com Rambo. De tão imitado ficou datado. Mad Max é certamente um dos filmes mais influentes do cinema, chegando ao ponto de se criar um sub gênero próprio - o dos filmes pós apocalipse. 

Os carros adaptados, roupas, estilo, cenário, tudo já foi copiado à exaustão por anos e anos (aliás todo ano pelo menos um filme passado em um mundo pós apocalíptico é lançado) O que há de semelhante entre esse segundo filme e o primeiro é a simplicidade do enredo. Aqui tudo gira em torno de uma refinaria no meio do deserto. Como todos sabem o bem mais precioso no mundo de Mad Max é o combustível. Então dois grupos se enfrentam pelo domínio do petróleo, e Max acaba se envolvendo no meio do conflito. Não há diálogos bem escritos, nem situações dramáticas aprofundadas. Max é apenas um solitário que ao lado de seu cão procura sobreviver nesse mundo árido e hostil. O visual dos personagens envelheceu, é verdade (o vilão nada mais é do que uma variação de Jason de Sexta Feira 13) mas no final o que importa é o legado que o filme deixou para futuras produções que o seguem como cartilha de ABC.  

Mad Max 2 (Mad Max 2, Austrália, Estados Unidos,, 1982) Direção: George Miller / Roteiro: George Miller, Terry Hayes / Elenco: Mel Gibson, Vernon Wells, Bruce Spence, Michael Preston, Max Phipps / Sinopse: Mad Max (Mel Gibson) se vê envolvido numa luta pela sobrevivência em um deserto hostil pós apocalipse.  

Pablo Aluísio.

Os Jovens Pistoleiros

Recentemente assisti um documentário do National Geographic sobre o verdadeiro Billy The Kid e isso acabou despertando minha curiosidade para assistir novamente esse filme. O mito desse pistoleiro é encoberto por uma série de meias verdades, lendas e mentiras. A lenda do oeste é de certa forma bem diferente dos fatos reais. Isso aconteceu no passado e volta a acontecer nesse filme. Apesar de bem produzido o roteiro toma muitas liberdades sobre o que de fato aconteceu. O começo, é bom salientar, segue muito bem os fatos que antecederam à chamada Guerra do condado de Lincoln. Nesse aspecto o filme começa bem, até a morte do mentor de Billy, John Tunstall. Isso porque ele foi morto quando ia à cidade sozinho. No filme ele está acompanhado por seu grupo que apenas se distancia um pouco dele e por isso ele é emboscado.

A partir desse ponto do filme as coisas começam a se distanciar dos fatos reais. É certo que Billy The Kid, por exemplo, participou da morte do xerife Brandy mas nada é comprovado sobre isso. Já o filme coloca Billy como o assassino do corrupto policial. Outro exemplo: Billy The Kid não matou Murphy, como mostrado no filme. Na realidade após a explosão da guerra no condado não houve mais um encontro entre eles. Esses e outros exemplos servem para demonstrar como Hollywood realmente alterou várias passagens apenas para tornar o roteiro mais redondo. Assim mais uma vez o Billy real sai de cena para que apenas o mito prevaleça. Apesar disso é bom entender que o filme, apesar dos erros históricos, é acima de tudo um veículo competente, com muita ação e boas tomadas de locação no deserto. Se falha como história certamente alcança seus objetivos como diversão e entretenimento.

Os Jovens Pistoleiros (Young Guns, Estados Unidos 1988) Direção: Christopher Cain / Roteiro: John Fusco / Elenco: Emilio Estevez, Kiefer Sutherland, Lou Diamond Phillips, Charlie Sheen, Jack Palance, Terence Stamp / Sinopse: Um grupo de jovens pistoleiros liderados por Billy The Kid (Emilio Estevez) se tornam procurados por causa dos eventos sangrentos ocorridos na chamada Guerra de Lincoln.

Pablo Aluísio.