terça-feira, 17 de julho de 2012

Predador

Um grupo militar liderado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado para uma selva na América Central com a missão de resgatar uma autoridade do governo americano que caiu nas mãos de uma guerrilha local. Os militares são acompanhados por Dillon (Carl Weathers), um agente da CIA. Chegando no local descobrem que nada é o que aparente ser. Para piorar ainda mais a situação começam a ser caçados por uma estranha criatura com armamentos de última geração, numa tecnologia desconhecida em nosso planeta. "Predador" é um filme bem interessante pois mistura elementos de filmes de ficção com produções de guerra ao estilo "Rambo II". Arnold Schwarzenegger, já um mega astro na época de lançamento do filme, encontrou um produto ideal para sua carreira pois misturou dois gêneros nos quais ele sempre se deu muito bem. "Predador" tinha o roteiro sci-fi ao estilo "Terminator" e cenas de ação e violência com toques de "Comando para Matar". A fórmula certeira não poderia dar errado e não deu. Assim que lançado nos cinemas o filme se tornou um enorme sucesso de bilheteria, batendo recordes mundo afora. 

A direção ficou a cargo do especialista John McTiernan, diretor de outro grande sucesso dos filmes de ação da década de 80, "Duro de Matar". Aqui o roteiro, extremamente redondinho, explora uma verdadeira caçada do monstro espacial em relação ao grupo liderado por Arnold Schwarzenegger e McTiernan mostra muito timing na condução do filme, nunca deixando a bola cair durante os 100 minutos de duração do filme. Na realidade tudo se resume realmente no combate dos militares contra o Predador. Não há perda de tempo com firulas e diálogos desnecessários. Esse é um filme realmente 100% de ação. A criatura teve seu design criado por um dos mais talentosos mestres em maquiagem que já passaram por Hollywood, Stan Winston. Tão definitivo foi o visual que criou para o Predador que foi mantido sem quaisquer alterações nos demais filmes da franquia que viriam. Um aspecto curioso do filme é que o ator grandalhão que interpreta o Predador, Kevin Peter Hall, surge em cena também sem a pesada maquiagem do caçador espacial, algo que passou despercebido pelo público na época. Ele faz um dos pilotos de helicóptero. Em suma, "Predador" é uma ótima ficção com ares de filmes de combate. Vale a pena ver ou rever esse pequeno clássico dos filmes de ação dos anos 80.  

Predador (Predator, Estados Unidos, 1987) Direção: John McTiernan / Roteiro: Jim Thomas, John Thomas / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Kevin Peter Hall, Jesse Ventura, Bill Duke, Shane Black / Sinopse: Um grupo militar liderado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado para uma selva na América Central com a missão de resgatar uma autoridade do governo americano que caiu nas mãos de uma guerrilha local. Os militares são acompanhados por Dillon (Carl Weathers), um agente da CIA. Chegando no local descobrem que nada é o que aparente ser. Para piorar ainda mais a situação começam a ser caçados por uma estranha criatura com armamentos de última geração, numa tecnologia desconhecida em nosso planeta.  

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Eu já li umas dez vezes que o ator embaixo da mascara do predador era o Van Damme. Pelo seu texto não era. Estou surpreso, porem acho que faz sentido, pois sempre achei o Van Damme muito baixo para o tamanho do alienígena, mas nunca questionei, afinal cinema é cinema e se pode tudo neste mundo.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o Van Damme foi contratado mas descartado pelo diretor após algumas poucas cenas gravadas justamente por causa da baixa estatura. No lugar foi escalado o ator e jogador de basquete Kevin Peter Hall de 2.20m de altura. Hall morreu de AIDS em 1991,

    ResponderExcluir