segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Caminhos Sem Fim

Caminhos Sem Fim
Muitos cinéfilos só conhecem Alan Ladd pelo clássico do western "Os Brutos Também Amam". Visão superficial de um bom ator que atuou em diversos gêneros cinematográficos ao longo de sua carreira. E em seus anos de Hollywood ele também fez muitos filmes de gângters. De certa forma sua filmografia estava cheia dessas produções. O típico criminoso que Ladd interpretava porém era diferente daqueles personagens de James Cagney ou Edward G. Robinson. Ao invés do gângster durão que agredia e ameaçava quem cruzasse seu caminho, Ladd estava mais habituado a interpretar o bandido social, que havia entrado no mundo do crime por não ter outra saída a seguir na vida. Havia sempre um misto de decepção consigo mesmo e melancolia nessa trajetória. O arrependimento e a redenção estavam sempre presentes nos roteiros. 

Nesse filme em questão, ele não interpretava um gângster, mas sim um jornalista. seu personagem passa a trabalhar como repórter investigativo no caso de uma mulher que foi assassinada. Seu corpo foi encontrado no lado sul da velha Chicago, em um tempo em que a cidade era infestada e dominada por gângsters como Al Capone. Os policiais parecem não querer solucionar o crime e ele então começa a descobrir que figurões da cidade estariam envolvidos com a morte da vítima. Só que seu personagem era um sujeito frágil, corroído pelo alcoolismo. Sua vulnerabilidade pessoal iria se acentuar ainda mais ao se envolver nesse crime. Um filme muito bom, mostrando toda a sofisticação intelectual que imperava nos roteiros da Hollywood clássica, mesmo em filmes policiais como esse. Bons tempos para o cinema.

Caminhos Sem Fim (Chicago Deadline, Estados Unidos, 1949) Direção: Lewis Allen / Roteiro: Warren Duff, Tiffany Thayer / Elenco: Alan Ladd, Donna Reed, June Havoc / Sinopse: Jornalista investigativo com problemas de alcoolismo descobre o  envolvimento de figurões da cidade na morte de uma jovem na velha Chicago dos anos 1930. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Ao invés do gângster durão que agredia e ameaçava quem cruzasse seu caminho, Ladd estava mais habituado a interpretar o bandido social, que havia entrado no mundo do crime por não ter outra saída a seguir na vida."
    O surpreendente era o fato dele, sendo na verdade um heroi de guerra, ter capacidade técnica pra essas filigranas interpretativas.

    ResponderExcluir
  2. O Ladd foi muito subestimado em Hollywood. Ele foi injustamente enquadrado em certos tipos de personagem e de lá encontrou muitas dificuldades para se desenvolver melhor como bom ator que sempre foi.

    ResponderExcluir