sábado, 5 de agosto de 2023

O Homem com a Lente Mortal

O Homem com a Lente Mortal
O ator Sean Connery tentou por anos se livrar do estigma de ter sido o primeiro James Bond. Ele não renegava o personagem, mas tampouco queria ficar conhecido apenas pelos filmes de 007. Durante a década de 1970 ele fez filmes dos mais variados gêneros justamente para escapar disso. Então nos anos 80 ele já conseguiu uma certa autonomia, sendo reconhecido pelo seu talento como ator. Esse filme foi mais um passo nessa direção, a de deixar Bond, James Bond, no passado de uma vez por todas. 

Mais relaxado, Connery embarcou nesse filme que tinha uma mescla de gêneros cinematográficos. Reunia um pouco de suspense, tensão, espionagem internacional e até mesmo, para surpresa de muitos, um humor mais acentuado. De certa forma foi o mais próximo que Connery chegou de fazer uma comédia ao velho estilo. Só não espere por um filmão. Na realidade os melhores filmes de Sean Connery seriam realizados nessa década de 80, mas durante a produção desse filme em particular tudo o que ele conseguiu foi acertar na trave. Os gols no cinema só viriam algum tempo depois. Na verdade essa seria de fato a década de ouro em sua carreira. 

O Homem com a Lente Mortal (Wrong Is Right, Estados Unidos, 1982) Direção: Richard Brooks / Roteiro: Richard Brooks / Elenco: Sean Connery, George Grizzard, Robert Conrad / Sinopse: Um jornalista que trabalha em uma emissora de televisão flagra, sem querer, uma negociação envolvendo a venda ilegal de armas nucleares para terroristas internacionais, o que o coloca em um jogo perigoso.

Pablo Aluísio.

Um comentário: