sábado, 26 de agosto de 2023

Os Melhores Exércitos da Segunda Guerra Mundial

1. Exército Vermelho (União Soviética)
Não era o mais bem treinado e nem o mais bem equipado. Quando a guerra começou havia muita desorganização militar dentro do exército vermelho. Entretanto leva o titulo de melhor exército por ter tido as maiores vitórias no campo de batalha. Além de vencer sozinho o exército alemão dentro de seu próprio território, o exército vermelho também foi o primeiro a cruzar as fronteiras da Alemanha e o primeiro a chegar em Berlim. Também merece o título de melhor exército da guerra por ter libertado primeiro os terríveis campos de concentração da Europa. Os russos lutaram bravamente nessa guerra. No total morreram mais de 26 milhões de russos na guerra. Ela é chamada ainda hoje de "A grande guerra patriótica" na Rússia. 

2. U.S. Army (Estados Unidos)
Era sem dúvida o exército mais bem preparado e equipado da guerra. Os Estados Unidos contavam com a vantagem de ter seu terrítorio bem longe dos principais campos de batalha. Os americanos também contavam com o apoio da forte indústria de seu país, sempre pronta a produzir cada vez mais equipamentos militares. O exército americano teve grandes vitorias na guerra, inclusive com a bem sucedida invasão da França no Dia D e o enfrentamento direto contra o exército japonês no Pacífico Sul. Seu principal comandante, o general Dwight D. Eisenhower, iria se tornar presidente do país após o fim da guerra. 

3. Wehrmacht (Alemanha)
Eles perderam a guerra, mas isso não significa que as forças armadas da Alemanha fossem ruins ou fracas. Muito pelo contrário. No começo do conflito obtiveram grandes vitórias no campo de combate, inclusive com a invasão de vários países, chegando ao ponto de dominar a França em apenas algumas semanas. O problema da Wehrmacht era realmente de liderança. Hitler era um homem incapaz de tomar boas decisões do ponto de vista estratégico. Cercado de fanáticos e puxa-sacos ele tomou muitas decisões desastrosas para o exército alemão durante a guerra. Não é de se admirar que os principais generais alemães não gostavam dele e nem do nazismo, E o exército regular tampouco se dava brm com as tropas SS de soldados fanáticos por Hitler. 

4. British Army (Inglaterra)
Impossível negar a importância do exército britânico durante a guerra. Durante muito tempo o avanço da Alemanha Nazista contou apenas com a feroz resistência do Reino Unido. Os ingleses jamais desistiram de combater os alemães, mesmo nos piores momentos da guerra, quando Londres passou a sofrer diversos ataques durante a chamada Batalha da Inglaterra. As forças armadas inglesas não tinham todo o potencial bélico e militar dos alemães, mas tinham a força de vontade e o patriotismo necessários para vencerem a guerra. No final sua vitória foi uma exemplo de que nunca se pode desistir, mesmo diante de um inimigo muito mais poderoso. 

5. Exército Imperial (Japão)
O Japão tinha um formidável exército quando começou a segunda guerra mundial. Eram tropas bem treinadas e armadas inclusive com armas tradicionais, como espadas e sabres. Eles lutaram bravamente na chamada batalha do Pacífico. E mesmo quando se viam sem situações terríveis ainda conseguiam lutar por sua honra, até o fim. Os americanos consideravam os japoneses fanáticos por causa da adoração que tinham por seu imperador. Por isso era complicado enfrentar o exército imperial durante a guerra, no campo de batalha. Só desistiram da luta quando os americanos jogaram duas bombas atômicas sobre duas importantes cidades japonesas. 

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nada superou o exército Russo por um motivo muito simples: nenhum um pais poderia mandar milhões a morte sem ter que dar explicação alguma; a Russia podia. Nada supera isso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A perda humana para a União Soviética na guerra foi abissal. Para se ter uma ideia, morreram 26 milhões de soviéticos na guerra. No total morreram 50 milhões. De cada 2 pessoas que morreram na II guerra, uma foi soviética (russa e outras etnias controladas pela URSS). Um desastre humano sem precedentes.

    ResponderExcluir