quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Chappie

Título no Brasil: Chappie
Título Original: Chappie
Ano de Lançamento: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Elenco: Hugh Jackman, Sigourney Weaver, Sharlto Copley, Dev Patel, Jose Pablo Cantillo, Brandon Auret

Sinopse:
Em um futuro não muito distante, um especialista em inteligência artificial recupera os restos de um robô policial destruído em combate e implanta nele uma nova ferramenta avançada dessa tecnologia. Só que o robô acaba indo parar nas mãos erradas, em uma quadrilha de criminosos que estão com planos de usá-lo em assaltos pela cidade. 

Comentários:
Esse filme tem muitos elementos de Robocop, tantos que em determinados momentos fiquei até mesmo constrangido com as semelhanças. Poderia inclusive rolar algum processo de plágio se os produtores da franquia original assim quisessem. Embora seja um filme Sci-fi até muito bem realizado e redondinho, algumas coisas me incomodaram, entre elas a personalidade do protagonista robótico. Como foi implantado nele uma ferramenta de inteligência artificial que vai aprendendo aos poucos com os seres humanos com quem convive, ele é praticamente um adolescente. E isso cria uma personalidade nele um tanto boboca, irritante e infantilizada, que depois de um tempo, ao percebermos que ele não evolui tão rapidamente assim, se torna aborrecido e um tanto repetitivo. Tudo bem, deu para perceber que foi uma forma do roteiro criar um vínculo emocional com o público juvenil, mas não precisavam exagerar tanto na dose da estupidez. Enfim, no ranger dos dentes, ainda prefiro mesmo o produto original, o Robocop casca-grossa dos anos 80. Esse Chappie aborrescente logo se torna bem chatinho. 

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. "em determinados momentos fiquei até mesmo constrangido com as semelhanças."
    "disse Darwin "nada se cria, tudonse transforma".
    Ainda mais se der lucro.

    ResponderExcluir
  2. Quando a cópia fica descarada demais, a vergonha alheia sobe à rampa...

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver com a postagem : vc saiu dos grupos do Facebook?

    ResponderExcluir
  4. O Facebook bloqueou meu perfil. Mudei de computador e essa rede social não aceitou mais meu login e senha. Nem vou me estressar mais sobre isso, não me querem lá, não estarei então.

    ResponderExcluir
  5. La no Facebook havia apenas promoção dos textos. O principal é aqui em meu blog e nos demais que ficam ai ao lado onde ando publicando textos mais antigos. Fique acompanhando e favorite o blog.

    ResponderExcluir