sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Yellowstone - Terceira Temporada

Yellowstone - Terceira Temporada
Ontem terminei de assistir à terceira temporada da série. Temporada curtinha, com poucos episódios, como tem que ser em minha opinião. Antes de qualquer coisa é importante dizer que a série continua sendo ainda uma das melhores coisas para se assistir na TV. Sobre isso, não tenho nenhuma dúvida. Entretanto há sinais de desgaste. Os roteiros dessa terceira temporada não avançam, se limitando muitas vezes a repetir a mesma história das temporadas anteriores. 

O rancheiro John Dutton interpretado por Kevin Costner, o grande patriarca da família, está sempre às voltas com pessoas que querem tomar suas terras. Nas temporadas anteriores suas terras seriam usadas para um grande complexo turístico. Agora seria a construção de um aeroporto. Mudam as temporadas, mas a série segue na mesma em termos de enredo. Um pouco mais de criatividade e mudanças narrativas cairiam muito bem. 

Os personagens até que foram bem melhor trabalhados nessa temporada. Fruto de uma certa pressão dos demais atores que os interpretam pois não queriam viver sempre à sombra de Kevin Costner. Assim sua filha Beth Dutton está quase se casando com o capataz do rancho e o filho Jamie Dutton descobriu que foi adotado e vai conhecer seu pai verdadeiro. Agora fraco mesmo achei o final, aquele mostrado no último episódio. 

E o que acontece no final de Yellowstone? Se ainda não assistiu não continue lendo o texto. O personagem de Kevin Costner é literalmente fuzilado enquanto ajuda uma mãe e seu filho na estrada, após o pneu de seu carro furar. Ora, qualquer pessoa morreria com aquilo, mas nos últimos segundos os roteiristas puxaram o clichê do celular que o salva do tiro fatal. Isso é o que eu chamo de um "roteirada" na cara de pau! 

Erraram duas vezes. Primeiro em colocar a salvação do John em algo tão batido como isso. Depois em deixar claro que ele teria sobrevivido. Esses roteiristas não sabiam que o suspense é a chave do segredo para segurar o espectador para a próxima temporada? Vai viver ou vai morrer? Era assim que os estúdios seguravam o público nos antigos seriados de matinê nos cinemas. É uma coisa mais do que velha e tradicional. Os roteiristas não conhecem a figura do "gancho". Pois é! De qualquer forma vou ver a quarta temporada. Espero que haja mudanças e a série mude para melhor. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Ora, qualquer pessoa morreria com aquilo, mas nos últimos segundos os roteiristas puxaram o clichê do celular que o salva do tiro fatal. Isso é o que eu chamo de um "roteirada" na cara de pau! "
    O Deus ex-machina do editor que da super poderes ao protagonista e nos faz de bobos sendo obrigados e aumentar ao limite nossa capacidade de acreditar no impossível pra poder continuar vendo uma serie que já foi excelente na sua primeira temporada.

    ResponderExcluir
  2. Essa série tem bom elenco, bons personagens, boa produção, mas realmente peca pelos roteiros. Tem que melhorar nesse aspecto.

    ResponderExcluir