quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Limite de Segurança

Título no Brasil: Limite de Segurança
Título Original: Fail-Safe
Ano de Produção: 1964
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Walter Bernstein, Eugene Burdick
Elenco: Henry Fonda, Walter Matthau, Larry Hagman, Fritz Weaver, Edward Binns, William Hansen

Sinopse:
Durante uma operação padrão o sistema de segurança nacional dos Estados Unidos sofre uma pane técnica e um grupo de bombardeiros é enviado, por engano, para a União Soviética com a missão de jogar bombas atômicas sobre a capital da Rússia. No meio do pânico que se instala entre os comandantes das forças armadas, o presidente dos Estados Unidos, interpretado brilhantemente por Henry Fonda, é chamado para administrar a crise e tomar todas as decisões vitais! Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor filme.

Comentários:
"Fail-Safe" é obviamente um produto da guerra fria. Naquela época o mundo vivia sob tensão, duas super potências, Estados Unidos e União Soviética, estavam empenhadas numa corrida armamentista sem limites e o conflito nuclear parecia cada vez mais próximo. O roteiro parte de uma premissa muito interessante: E se a guerra fosse iniciada por um erro do próprio sistema que comandava toda aquela máquina de destruição global? O argumento é de denúncia e de aviso, pois o texto é claramente uma crítica contra o perigo de se manter todo o arsenal atômico sob controle de meras máquinas. Conforme a tecnologia ia avançando os grandes poderios nucleares desses países acabavam sendo controlados por máquinas de alta precisão, mas como máquinas, elas poderiam um dia também falhar e quando isso acontecesse o que poderia ser feito?

É em cima desse tipo de crise que todo o enredo do filme se desenvolve. Muitos vão achar que o desfecho de tudo é radical demais, alguns poderiam qualificar até mesmo como absurdo, principalmente a decisão final tomada pelo presidente interpretado pelo excelente Henry Fonda. Porém temos que levar em conta que o roteiro foi escrito diante daquele momento histórico, que era por si só já era muito paranoico, cheio de tensão. Mesmo assim considero um grande filme, com suspense e ótimos diálogos em todos os momentos do desenvolvimento da trama. Um filme bem intencionado que procura mostrar a insanidade da guerra fria que imperava naqueles anos de medo e suspense sobre o que poderia acontecer em uma guerra nuclear total.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Limite de Segurança
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    A Guerra Fria conseguiu uma façanha. Mesmo que somente por alguns momentos, todos da minha geração acreditou que a União Soviética era superior tecnologicamente aos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  3. A história desse filme aconteceu mesmo, nos anos 80. Foi depois que o filme foi feito. Um militar russo, em uma base na CCCP, viu todos os sistemas alertando de que havia um Míssil balístico intercontinental americano vindo em direção a Moscou. Ainda bem que ele teve sangue frio e ignorou os avisos, evitando assim uma retaliação nuclear soviética contra os EEUU. O mundo escapou por um triz!

    ResponderExcluir
  4. O Henry Fonda foi um grande ator. Ele tinha problemas familiares dos mais diversos. Ficou sem falar por anos com a Jane Fonda e com o Peter Fonda, seus filhos. Só superou as desavenças no fim da vida quando fez um lindo filme com ela. Foi sua despedida do cinema. O nome do filme? Num Lago Dourado.

    ResponderExcluir
  5. Certamente Serge, a propaganda era o forte da URSS. Inclusive havia muitos livros publicados no Brasil na época que no fundo não passavam disso, de pura propaganda política. Eu geralmente lia e sabia bem do que se tratava.

    ResponderExcluir
  6. Lord Erick, houve sim, foi fato. O roteiro do filme mostra uma falha americana. Na vida real a falha foi russa. Fruto do sucateamento do aparato militar da URSS. Os equipamentos foram ficando velhos, obsoletos e sujeitos a esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  7. Com a atual guerra da Ucrânia tivemos certeza que esse arsenal nuclear das grandes potências só serve para chantagem. Ninguém tem coragem de usar em circunstância alguma. Se não usaram na Guerra Fria, nunca mais. Quem tem ... tem medo.

    ResponderExcluir
  8. Se uma potência usar, todas usarão. Será o fim da humanidade.

    ResponderExcluir