quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Planeta pré-histórico

Minissérie de extrema qualidade. A produção é fruto de uma parceria entre a BBC studios e a Apple TV. O resultado não poderia ser melhor. Aqui a tônica é toda baseada em achados científicos. Os dinossauros recriados em computação gráfica de alta qualidade surgem em situações baseadas em estudos de cientistas. No primeiro episódio já temos um cenário perfeito do que veremos no restante da minissérie. O tema é costas. As costas e as praias selvagens que separam o mundo terrestre e o mundo marítimo. Na primeira cena vemos um Tiranossauro Rex atravessando uma pequena faixa de mar em direção a uma ilha costeira. E ele não está sozinho, está acompanhado de 5 filhotes. Fiquei surpreso ao saber que esse dinossauro era um bom nadador. Isso é baseado justamente nas pesquisas científicas. Só que durante a travessia, ele acaba se confrontando com problemas. 

No mundo pré-histórico todos os animais eram gigantescos. Então, nadar em mares pré-históricos obviamente não uma boa ideia. O animal acaba sendo atacado por um monstro marinho. Esses seres que viviam nos mares na época da pré-história eram verdadeiros monstros de grandes dimensões. Poderiam engolir um grande tubarão branco com apenas uma mordida. Além de um mundo aquático mostrando todos esses dinossauros que viviam debaixo d'água, há ainda uma bela explicação sobre os Pterodáctilos, criaturas que tinham dificuldade de andar em terra firme, mas que reinavamm nos ares. Mostravam toda a sua graça voando por todo o planeta. Enfim, essa minissérie em apenas cinco episódios se revela simplesmente excelente, tanto tecnicamente como do ponto de vista da ciência.

Planeta pré-histórico (Prehistoric Planet, Estados Unidos, 2022) Direção: David Attenborough, Andrew R. Jones / Roteiro: Paul Stewart / Elenco: David Attenborough / Sinopse: Minissérie que recria o reinado dos dinossauros no planeta Terra durante a pré-história. Milhares de anos passam pela tela em ações da vida desses enormes animais.

Pablo Aluísio.


Planeta pré-histórico - Episódios comentados:

Planeta pré-histórico 1.02 - Deserts
Esse episódio mostra os dinossauros dos desertos. Vai desde os grandes dinos que pesava 70 toneladas até mesmo os mais ínfimos bichinhos das areias. Tudo de muito bom gosto e tecnicamente irrepreensível, como sempre. Nesse episódio o que me chamou atenção foram os grandes predadores que mantinham uma certa calma, quando iam nos oásis tomar água. Há, inclusive, um primo de Tiranossauro Rex envolvido nesse episódio. Um monstro pintado e voraz. E os titanossauros me surpreenderam também. Seres estranhos, bichos gigantes que tinham bolhas nos grandes pescoços. Aquela imagem, eu definitivamente não vou esquecer! / Planeta pré-histórico 1.02 - Desert (Estados Unidos, 2022) Direção: Dom Walter / Elenco: David Attenborough.

Planeta Pré-Histórico 1.03 - Freshwater
Nesse episódio vemos uma coisa inusitada. Um ritual de acasalamento entre 2 monstros. O que acontecia quando um Tiranossauro Rex encontrava outro Tiranossauro Rex de sexo oposto? Muito interessante. Também vemos outro astro dos dinossauros. Escalando as encostas para caçar filhotes de outras espécies . Estou me referindo aos famosos velociraptors. E aqui temos uma novidade baseada na ciência. Os bichos eram todos penados. Com penas! E também usavam essas penas para planar quando pulavam no Penhasco. De fato, vemos na prática porque as aves são consideradas as verdadeiras herdeiras genéticas dos dinossauros. Sim, aves são parentes muito próximos dos dinossauros. Por mais incrível que isso possa parecer! / Planeta Pré-Histórico 1.03 - Freshwater (Estados Unidos, 2022) Direção: David Attenborough / Elenco: David Attenborough.

Planeta Pré-Histórico 1.04 - Ice Worlds
Planeta Pré-Histórico 1.05 - Forests
Aqui temos os 2 últimos episódios dessa maravilhosa série que recria o mundo pré-histórico. No quarto e penúltimo episódio, o tema tratado são as regiões mais frias do planeta. Ao contrário do que muitos pensam, havia dinossauros vivendo nesses locais que a série chama de mundos do gelo. O último episódio traz as grandes florestas. Praticamente o planeta era coberto por grandes florestas naqueles tempos. Três quartos da planeta era composto de grandes florestas e nelas viviam uma grande diversidade de tipos de dinossauros. Desde os grandes predadores até os imensos herbívoros que comiam folhas no topo de árvores realmente gigantescas. E atrás dos herbívoros iam também os dinossauros carnívoros. Um ótimo episódio que  mostra bem a diversidade desses animais fabulosos, que um dia caminharam sobre o planeta Terra. / Planeta Pré-Histórico 1.04 - Ice Worlds / Planeta Pré-Histórico 1.05 - Forests (Estados Unidos,  2022) Direção: Andrew R. Jones, Adam Valdez. 

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Documentários da Natureza
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu não consigo acreditar nesses monstros marinhos pre históricos, afinal o fundo do mar não foi afetado pelas catástrofes que vitimaram as animais terrestres como os dinossauros, então eu acho que no mar continua tendo o que sempre teve, baleias e tubarões.

    ResponderExcluir
  3. A existência desses animais se prova pela existência dos fósseis. Aliás, se não fossem os fósseis, o homem moderno é a ciência, nem saberiam da existência deles. Uma coisa leva a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia desses fosseis marinhos. Sempre vemos de Dinossauros nos museus de arqueologia.

      Excluir
  4. Fósseis de animais marinhos são mais raros, porém são bem conhecidos pelos cientistas. Muitos deles são encontrados em regiões de deserto. O que era mar virou deserto que era deserto, virou mar. O planeta Terra está sempre em reposição e construção.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado
    Planeta pré-histórico 1.02 - Deserts
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado
    Planeta Pré-Histórico 1.03 - Freshwater
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado
    Planeta Pré-Histórico 1.04 - Ice Worlds
    Planeta Pré-Histórico 1.05 - Forests
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir