quinta-feira, 22 de setembro de 2022

À Beira do Inferno

Mais um clássico filme de guerra, só que nesse caso com uma abordagem um pouco diferente. Na história um oficial da Marinha americana chamado George R. Tweed (Jeffrey Hunter) está prestes a voltar para os Estados Unidos após um longo período prestando serviço militar na distante e isolada ilha de Guam, no Pacífico Sul, quando essa é violentamente atacada por tropas japonesas, forçando finalmente os americanos a entrarem na II Guerra Mundial. Enquanto a ilha é rapidamente invadida, Tweed e mais quatro marinheiros conseguem fugir, se isolando em um dos lugares mais remotos da região, tentando sobreviver ao cerco do exército nipônico. E lá ficam por um longo período de tempo, tentando sobreviver, cercados de inimigos por todos os lados. E como se trata de uma ilha no oceano, simplesmente não há para onde fugir.

Bastante interessante esse filme baseado em fatos reais. Ele mostra uma das histórias mais curiosas da chamada guerra do Pacífico, quando os japoneses invadiram uma das bases mais vitais para as forças armadas americanas na ilha de Guam. Poucos conseguiram escapar da brutalidade dos soldados do imperador e entre eles estavam justamente Tweed e seu pequeno grupo. Inicialmente eles se refugiam no meio da floresta mas aos poucos vão ganhando a ajuda dos nativos que odiavam as forças japonesas por causa de sua truculência com todos na ilha. Também os americanos encontram um grande aliado na sua luta de sobrevivência, um padre católico que resolve abrigar o personagem de Jeffrey Hunter em um hospital para leprosos, local que os japoneses evitavam por motivos óbvios pois não queriam correr o risco de pegar a doença, altamente contagiosa.

O título original do filme também dá uma boa ideia do argumento que encontramos aqui. "Nenhum homem é uma ilha" mostra bem que para sobreviver os americanos precisaram contar com a ajuda muito preciosa dos habitantes de Guam, inclusive na forma como eles conseguiram esconder o marinheiro George R. Tweed por mais de trinta meses! E isso tudo em uma ilha ocupada massivamente por militares japoneses. E é nessa relação de amizade que se apóia a terça parte final do filme pois o personagem de Hunter começa a ser ajudado pela família Santos que o alimenta e o esconde em cima de uma das colinas mais altas e inacessíveis de Guam.

Já para os que gostam do aspecto mais histórico de filmes como esse, o espectador é presenteado com cenas reais da invasão americana na ilha nos momentos finais do enredo. Enfim, "À Beira do Inferno" é um filme de guerra que valoriza os relacionamentos e os bons sentimentos dos moradores daquela ilha perdida que jamais deixaram de apoiar a presença americana no local pois para eles os militares dos EUA eram acima de tudo símbolos da liberdade que eles tanto queriam e desejavam.

À Beira do Inferno (No Man Is an Island, Estados Unidos, 1962) Estúdio: Gold Coast Productions / Direção: Richard Goldstone, John Monks Jr. / Roteiro: Richard Goldstone, John Monks Jr / Elenco: Jeffrey Hunter, Marshall Thompson, Barbara Perez / Sinopse: Um militar americano fica isolado em uma ilha que é dominada por tropas japonesas durante a II Guerra Mundial. Sobrevivendo a cada dia, ele tenta manter sua sanidade em uma situação limite e altamente perigosa.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Cinema Clássico
    À Beira do Inferno
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Jeffrey Hunter ofereceu o Jesus Cristo mais bonito do cinema em "Rei do Reis" e praticamente estabeleceu um paradigma em termos visuais para as produções futuras sobre Jesus.
    Fora isso ouvi falar muito pouco dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa interessante é que ele foi o primeiro capitão da Enterprise em Star Trek, a série original, como o capitão Christopher Pike, mas o piloto da serie não foi aprovado e ele perdeu a papel para Willian Shatner com o seu James Kirk, papel esse que tornou o Shatner mundialmente famoso.

      Excluir
  3. Um bom ator, sempre gostei de seu trabalho. Ele morreu jovem. Tinha uma mulher megera, tipo a Yoko Ono, que o dominava completamente. Foi a ruína dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mulher eu não sabia, mas a morte foi um sequencia acidentes que vão de incêndio em uma set de filmagem, golpe de caratê, tombo em casa, o que culminou num derrame cerebral. Pura tragédia para quem tinha apenas 42 anos.

      Excluir
  4. Ela era uma daquelas esposas que gastavam todo o dinheiro do marido e estava sempre exigindo mais dinheiro. Então ele ficava desesperado, indo inclusive para a Itália onde atuou em produções B do tipo "O Poderoso Frank Mannata". A mulher não queria nem saber da qualidade dos filmes, só queria saber do dinheiro que não poderia deixar de entrar, de todo jeito.

    ResponderExcluir