sábado, 10 de setembro de 2022

Woodstock

Título no Brasil: Woodstock 
Título Original: Woodstock 
Ano de Lançamento: 1970
País: Estados Unidos
Estúdio: Wadleigh-Maurice
Direção: Michael Wadleigh
Roteiro: Michael Wadleigh
Elenco: Jimi Hendrix, Joe Cocker, Joan Baez, Joe Cocker, The Who, Crosby Stills & Nash, Santana 

Sinopse:
Documentário sobre o festival de Woodstock, realizado em 1969. Traz shows de grandes lendas do rock mundial. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor documentário. Lançado no Brasil como "Woodstock - 3 Dias de Paz, Amor e Música".

Comentários:
Assisti esse documentário pela primeira vez em 1995. Foi lançado no Brasil em VHS, em fita dupla, numa edição especial. Tecnicamente falando, se trata de um filme que tem nuances até mesmo amadoras. Isso se explica facilmente porque o próprio festival de Woodstock foi meio amador. Um festival de música que fugiu do controle, com milhares de pessoas a mais do que era previsto. O amadorismo estava em todo lugar. As filmagens seguem esse mesmo padrão. Afinal, havia muita lama, muitos hippies e muita desorganização. De qualquer forma, captou os grandes nomes da música e do rock mundial em pleno palco no auge de suas carreiras. Curiosamente, artistas como Jimi Hendrix tiveram apresentações prejudicadas justamente por causa dessa falta de organização do festival. De uma forma ou outra, a questão é simples, se você gosta de rock, não pode deixar de assistir, pois é um dos maiores registros do gênero em sua história. A fita a que assisti na época tinha 3 horas de duração. Outras edições aumentaram ou diminuíram essa metragem. Fica o registro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Quando eu era bem jovem, via esse festival de rock com filtros bem benevolentes e românticos e por isso achava uma coisa extraordinária.
    Hoje, sabendo o que sei, e a bagunça que foi, esse Festival de Woodstock perdeu 90% da graça.

    ResponderExcluir
  2. Wodstock foi muito mitificado...
    Na realidade foi uma grande bagunça desorganizada...

    ResponderExcluir