terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O Estranho Mundo de Jack

Título no Brasil: O Estranho Mundo de Jack
Título Original: The Nightmare Before Christmas
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Henry Selick
Roteiro: Tim Burton, Michael McDowell
Elenco: Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Glenn Shadix, Paul Reubens

Sinopse:
Jack Skellington, rei de Halloween Town, descobre Christmas Town, a cidade do eterno natal, mas suas tentativas de trazer o Natal para sua casa causa as maiores confusões. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhores efeitos especiais (Pete Kozachik, Eric Leighton e equipe).

Comentários:
Tim Burton criou essa história, escreveu o roteiro e quando todos pensavam que ele iria dirigir essa animação em stop-motion, decidiu passar o bastão para o diretor Henry Selick. O filme foi produzido pela Touchstone Pictures, companhia cinematográfica pertencente ao grupo Disney. Curiosamente esse selo não produzia animações, mas uma exceção foi aberta. É uma boa animação, com ótimo design na elaboração das criaturas que vivem nesse estranho mundo. Vejo muito de Grinch nesse tipo de enredo. Certamente foi uma referência para Burton. E no mais a animação tem toda aquela superioridade técnica que sempre se espera de produtos chancelados pelo império Disney. Divertido, bem bolado e com ótimo material para brinquedos e produtos para crianças, essa animação do Jack foi uma carta acertada do baralho de Tim Burton.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Estranho Mundo de Jack
    The Nightmare Before Christmas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Quando assisti aos primeiros filmes do Tim burton pensei comigo mesmo que esse diretor era genial. Com os anos descobri que seu segredo estava no visual gótico. Seus roteiros na verdade eram mais vazios do que eu pensava.

    ResponderExcluir
  3. Reconheço em alguns filmes do Tim Burton são puro visual, com alguns roteiros bem vazios. Porém o quadro geral de sua filmografia me agrada bastante. Só o fato dele ter uma assinatura visual já é sinal de talento.

    ResponderExcluir
  4. Pablo, acabei de constatar que esse é mais um filme famoso que eu nunca vi.

    ResponderExcluir
  5. Acontece. Acontece muito comigo também.

    ResponderExcluir