terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A Vida Extraordinária de David Copperfield

Título no Brasil: A Vida Extraordinária de David Copperfield
Título Original: The Personal History of David Copperfield
Ano de Produção: 2019
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Film 4, FilmNation Entertainment
Direção: Armando Iannucci
Roteiro: Simon Blackwell
Elenco: Dev Patel, Hugh Laurie, Tilda Swinton. Aneurin Barnard, Tuwaine Barrett, Nigel Betts

Sinopse:
Baseado no livro escrito por Charles Dickens, o filme conta a história de um jovem chamado David Copperfield. Vivendo na era vitoriana, na Inglaterra do século XIX, ele tenta encontrar um camnho na vida, sempre procurando fugir da pobreza de suas origens humildes. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor elenco.

Comentários:
Os especialistas na obra do escritor Charles Dickens afirmam que esse personagem David Copperfield seria na verdade um alter ego do próprio autor. Claro, não seria uma autobiografia completamente fiel, mas sim um personagem literário em que Dickens aproveitou para falar de si mesmo, de suas experiências de vida. Inclusive muitos dos coadjuvantes dessa história são meras adaptações para a literatura de pessoas reais, que Dickens conheceu ao longo de sua vida. Por isso, para quem aprecia esse escritor, esse sempre foi um de seus livros mais recomendados. É Dickens se olhando pelo espelho, criando uma imagem de si mesmo nas páginas de seus livros. O livro é um clássico da literatura inglesa. Uma obra maravilhosa. Já esse filme não me agradou completamente. Essa adaptação para o cinema me soou mais como um "teatro do absurdo" do que propriamente um roteiro puramente cinematográfico. Há ótimas escolhas no elenco, como por exemplo Hugh Laurie, porém não achei o filme bem editado e roteirizado, com certas escolhas de humor que me desagradaram. Por isso recomendo a leitura do livro, sempre. Já esse filme, passa um tanto longe da genialidade de Charles Dickens.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. A Vida Extraordinária de David Copperfield
    The Personal History of David Copperfield
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Dessas historias só me vêm muitas tristezas. Não consigo nem assitir.

    ResponderExcluir
  3. Nesse filme passaram uma mão de tinta de humor sem graça. Era melhor se fosse mais dramático.

    ResponderExcluir
  4. Charles Dickens sempre será relevante. Ele imprimiu um teor social em seus escritos. E denunciou, com suas histórias, a exploração que havia na era do vitoriana dos trabalhadores e pobres da Inglaterra.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito ponto de vista Erick. Nesse livro não poderia ser diferente. Logo no começo o protagonista, apenas uma criança, vai trabalhar numa fábrica nos arredores de Londres. Lugar sujo, imundo, com exploração de trabalho infantil. Depois com o passar dos anos ela vai descobrindo que seu país - a Inglaterra - é uma nação de castas sociais. Sair de uma classe social para outra era praticamente impossível.

    ResponderExcluir