terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Tenet

O estúdio fez de tudo para que esse filme fosse adiado. Afinal, o mundo estava vivendo uma pandemia, os cinemas, em sua maioria, estavam fechados. O público tinha receios de ficar em uma sala fechada por mais de duas horas com medo de ser contaminado. Só que o diretor Christopher Nolan bateu o pé, insistindo para que o filme fosse lançado na data que havia sido programada. Pois bem, sua vontade prevaleceu. E o que aconteceu? Sim, "Tenet" se tornou um fracasso comercial. Esse filme virou um paradigma, um exemplo ruim do que poderia acontecer caso os estúdios colocassem seus principais filmes, suas grandes produções em cartaz nos cinemas em 2020. Era quase certo que todos ele iriam naufragar. O vírus, queiram ou não, colocou a indústria do cinema americano de joelhos. Enquanto a população não for vacinada, não existirá bilheterias milionárias (ou bilionárias). Com isso todos os blockbusters foram adiados. Christopher Nolan quebrou a cara com sua arrogância.

E após assistir a esse filme posso até arriscar dizer que mesmo sem a pandemia esse "Tenet" não iria ser um enorme sucesso de bilheteria. O filme é fraco! Essa é a verdade! O roteiro, escrito pelo próprio Christopher Nolan, parece deslumbrado com a existência de universos invertidos, onde as coisas caminham para trás, ao invés de irem para frente. Qual é a novidade nisso? Já no cinema mudo a exibição de cenas invertidas era usada em comédias pastelão. Será que Nolan não sabia disso? Será que ele pensou que as pessoas iriam ficar espantadas com seus personagens andando para trás? Que bobagem...

A trama gira em torno de uma arma, criada no futuro, que consegue manipular o tempo. Dois agente são encarregados de evitar que essa arma caía em mãos erradas. O principal vilão é um contrabandista de armas, interpretado pelo bom ator Kenneth Branagh. E com esse fiapinho de história o filme se arrasta por quase duas horas e meia de duração. Confesso que quase larguei o filme pela metade. Aquela coisa toda de universo invertido é uma verdadeira chatice. Esse é seguramente o filme mais pretensioso e banal da carreira do Nolan. Merecia o fracasso comercial, com ou sem pandemia.

Tenet (Tenet, Estados Unidos, 2020) Direção: Christopher Nolan / Roteiro: Christopher Nolan / Elenco: John David Washington, Robert Pattinson, Kenneth Branagh, Michael Caine, Elizabeth Debicki / Sinopse: Uma arma que manipula o espaço e o tempo é criada no futuro. Sua inventora decide enviá-la para o passado (o nosso presente) e dois agentes precisam colocar as mãos nela, antes que vá parar na mão de criminosos internacionais. Filme indicado ao People's Choice Awards.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Christopher Nolan é um babaca. Esse filme é um pé no saco. Mal editado, truncado, historinha boba. Esse diretor só funcionou bem na trilogia do Batman. Isso porque o estúdio o colocou em rédeas curtas. Solto, faz esse tipo de merda.

    ResponderExcluir
  2. Ele é aquele tipo de cineasta arrogante. Conheço bem o tipo. Geralmente quebram a cara depois de alguns anos. Acho que o Christopher Nolan começou a descer a ladeira...

    ResponderExcluir
  3. E depois da pandemia e desse fracasso ninguém mais vai dar milhões de dólares para fazer um filme. Vai chegar a hora que ele terá que escrever roteiros de verdade, sem ficar se apoiando, feito muleta, em efeitos especiais milionários.

    ResponderExcluir
  4. Também não gostei desse filme. Muito chato!

    ResponderExcluir
  5. O Robert Pattinson está horroroso nesse filme, usando um cabelo em forma de cuia! Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Chato... é uma boa palavra para definir esse filme...

    ResponderExcluir
  7. E sobre o cabelo do ator... bem... as fãs de Crepúsculo vão ficar bem decepcionadas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Pablo:
    Você com esse post me fez ver que o Streaming não consegui fazer com a indústria do cinema o que o Napster fez com a indústria da música. A bilheteira do cinema ainda é um grande negocio, ao contrario da venda de disco.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Serge,
    Outro dia li uma entrevista de um produtor de cinema em que ele dizia que sem as bilheterias dos cinemas nenhum filme poderia custar mais de 10 milhões de dólares porque seria prejuízo na certa. Há um limite para a indústria do cinema.

    ResponderExcluir