domingo, 16 de junho de 2019

Victoria - Terceira Temporada

Victoria 3.01 - Uneasy Lies the Head That Wears the Crown
É a melhor coisa da TV inglesa no momento. Essa série resgata a história da Rainha Victoria (ou Vitória, como é conhecida no Brasil). Soberana que mais tempo ficou no trono britânico, até porque quando ela foi coroada não passava de uma jovenzinha cheia de sonhos e pensamentos românticos sobre sua vida. Agora, nessa terceira temporada, ela já é uma monarca mais madura, tendo que lidar inclusive com a onda de revoluções que se abateram sobre as cabeças coroadas da Europa. Basta lembrar do trágico fim de Maria Antonieta para entender bem do que se tratava. Aqui o perigo vem do movimento republicano que exigia maiores direitos políticos ao povo, ao homem comum. Sob o lema "Um Homem, um voto" a Rainha teve que pela primeira vez enfrentar um grupo organizado que exigia eleições populares, algo que ia contra o chamado direito divino dos reis. Se bem que na época a Inglaterra já era uma monarquia constitucional, com parlamento e primeiro-ministro. Nada parecido com o passado absolutista de reis como Henrique VIII, onde sua vontade pessoal era lei. / Victoria 3.01 - Uneasy Lies the Head That Wears the Crown (Inglaterra, 2019) Direção: Geoffrey Sax / Roteiro:  Daisy Goodwin, Daisy Goodwin / Elenco: Vincent Regan, Jenna Coleman, Tom Hughes.

Victoria 3.02 - London Bridge Is Falling Down 
Nesse segundo episódio da terceira temporada o problema com o movimento republicano continua. Seus principais conselheiros políticos acreditam que apenas uma repressão violenta, com uso do exército, vai parar o novo grupo político de oposição. As suspeitas de uma iminente revolução se intensificam ainda mais depois que 500 rifles são encontrados com os rebeldes. A Rainha também é aconselhada e ir embora de Londres, pois os rebeldes poderiam colocar sua vida em risco, mas na última hora ela decide recuar, mandando o exército deixar passar a manifestação do grupo que pretendia entregar ao parlamento uma petição pedindo por maior espaço político do povo, dos plebeus, ou seja, os que não tinham título de nobreza. Aspectos da vida pessoal de Vitória também são bem explorados nesse episódio, mostrando a crescente tensão que tinha com a irmã e o delicado problema de ter em seu palácio um monarca destronado, justamente o rei da França, Louis Philippe. E a família, que ia crescendo a cada ano, contava agora também com problemas, inclusive com o pequeno filho da rainha, agora com medo de um dia se tornar rei e perder sua cabeça na guilhotina. Pois é, a revolução francesa levou mesmo muito medo para todas as dinastias da Europa. / Victoria 3.02 - London Bridge Is Falling Down (Inglaterra, 2019) Direção: Geoffrey Sax / Roteiro:  Daisy Goodwin, Daisy Goodwin / Elenco:  Daisy Goodwin, Daisy Goodwin.

Victoria 3.03 - Et in Arcadia 
Nesse episódio é mostrado alguns aspectos bem íntimos da rainha Victoria. É engraçado ver como as pessoas do século XIX iam tomar banho de mar. Era necessário umas casinhas para que elas não fossem vistas entrando na água. As roupas de banho também mais se pareciam vestidos de baile de tão grandes que eram! E Victoria, pouco acostumada com as ondas da praia quase morre afogada! No mais ela tem também alguns atritos com o marido e com o ministro das relações exteriores que acaba dando espaço demais para um húngaro revolucionário que prega o fim de todas as monarquias! Para uma monarca como Victoria não poderia haver coisa pior, tudo cheirando a uma quase traição dentro do palácio. Os inimigos da coroa pelo visto nem estão ao portão real, mas já dentro dele! Maria Antonieta, a trágica rainha francesa, é uma lembrança para Victoria temer bastante esse tipo de movimento político. / Victoria 3.03 - Et in Arcadia (Inglaterra, 2019) Direção: Geoffrey Sax / Roteiro: Daisy Goodwin, Guy Andrews / Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes,  Laurie Shepherd, Laurence Fox, John Sessions.

Victoria 3.05 - A Show of Unity

Há um surto de cólera em Londres. Na época, numa medicina e ciência ainda tentando encontrar uma cura, não se sabia as causas dessa terrível doença. Um diagnóstico era uma verdadeira sentença de morte. Até que um médico sem muito nome, sem expressão dentro da academia, começa a desconfiar que a água seria o meio de transmissão da doença. Victoria acredita em sua tese e o chama até a corte. De fato era esse o segredo, uma fonte estava contaminando todas as pessoas que dela utilizavam. Infelizmente para a rainha as respostas vieram tarde demais pois sua prezada dama de companhia acaba sucumbindo, vindo a falecer. Uma triste notícia pois a monarca gostava realmente dela. E a jovem estava para se casar, ter filhos, o que tornava o quadro ainda mais lamentável. E o Príncipe Albert? Enquanto Londres sofria com a doença, ele tentava emplacar uma vaga de chanceler na prestigiada universidade de Cambridge, não sem antes enfrentar pesada resistência. / Victoria 3.05 - A Show of Unity (Inglaterra, 2019) Direção:  Chloe Thomas / Roteiro:  Daisy Goodwin, Guy Andrews / Elenco:  Jenna Coleman, Tom Hughes, Laurie Shepherd, Laurence Fox, John Sessions.

Victoria 3.07 - A Public Inconvenience
Antes de qualquer coisa cabem alguns elogios. A atriz Jenna Coleman é tão carismática e classuda que você vai mesmo acreditar que ela é uma rainha inglesa do século XIX, com um monte de filhos, considerada a mãe das monarquias europeias da época. E isso sem perder um pingo de sua beleza e juventude. Nesse episódio ela volta a brilhar. Aqui a lendária monarca precisa lidar com problemas internos e externos. Dentro do palácio precisa controlar as brigas e desavenças entre os membros da família real. Em relação ao próprio marido as coisas são ainda mais complicadas, já que ele se sente um tanto inútil, uma figura decorativa, feito para ser pai de futuros reis e rainhas, mas sem função nenhuma dentro do sistema político da monarquia parlamentarista britânica. A irmã também é um foco de preocupação. Ela parece estar sempre conspirando pelos corredores do palácio, procurando uma forma de trair a rainha. Coisas de toda monarquia. E quando uma série de gravuras privadas feitas pela própria rainha (que era ótima desenhista) cai em domínio público por causa de um jornal, tudo parece estar fora de controle. Agora, realmente é de se louvar que a rainha Vitória tenha passado por tantas desavenças e revoluções republicanas, tantos tronos derrubados por toda a Europa e conseguido se manter numa postura impecável. De fato o reino inglês deve muito a essa histórica rainha. / Victoria 3.07 - A Public Inconvenience (Inglaterra, 2019) Direção: Delyth Thomas / Roteiro:  Daisy Goodwin, Ottilie Wilford / Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, David Newman.

Victoria 3.08 - The White Elephant
Esse é o último episódio da temporada. O nome do episódio em português é "O Elefante Branco". E qual seria esse elefante branco? A imprensa inglesa chamou assim o palácio de cristal criado pelo príncipe Albert (Tom Hughes) para uma exposição mundial que seria realizada em Londres. Ora, isso colocou o marido da rainha numa situação delicada. Se o evento fosse um fracasso o parlamento iria cair em sua cabeça por causa dos gastos envolvidos. Porém ao contrário do que a imprensa apostava a exposição acaba se tornando um sucesso. A própria rainha Victoria (Jenna Coleman) decide comparecer para prestigiar. Enquanto a coroa faz sucesso na exposição mundial o mesmo não se pode dizer de seu ministro de relações exteriores, o Lord Palmerston. Sem consultar o parlamento e nem a monarca ele decide enviar um telegrama de parabenização para a ascensão do novo imperador da França, um descendente de Napoleão Bonaparte. Algo que pega muito mal entre o povo inglês, uma vez que Napoleão foi um inimigo histórico da Inglaterra. Sua falta de estratégia política acaba lhe custando o cargo. Por fim na última cena Albert cai desmaiado nos corredores do palácio. Bem sabemos que a rainha Victoria se tornou viúva muito cedo. Por isso esse primeiro ataque do consorte deixa um gosto de "quero mais" para a próxima temporada. E que venha logo a quarta temporada dessa ótima série histórica. / Victoria 3.08 - The White Elephant (Inglaterra, 2019) Direção: Delyth Thomas / Roteiro: Daisy Goodwin, Daisy Goodwin / Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, David Newman,.

Pablo Aluísio.

Um comentário: