Preacher 1.01 - Pilot
Finalmente assisti o primeiro episódio dessa nova série chamada Preacher. É uma adaptação para a TV da cult graphic novel dos quadrinhos criada por Garth Ennis e Steve Dillon. Em um universo onde céu, inferno e o nosso mundo se cruzam, o padre Jesse Custer (Dominic Cooper) tenta sobreviver a uma grave crise de fé. Ele nunca foi um excelente sacerdote, na verdade não consegue sequer fazer um bom sermão aos domingos e agora pensa seriamente em abandonar tudo. Titular de uma pequena paróquia no fim do mundo (na verdade uma cidadezinha do Texas) ele tem poucos fiéis e uma rotina que engloba problemas com seus seguidores, brigas de bar com valentões locais e um conflito pessoal envolvendo bebidas. Passa longe de ser um pregador modelo. Tudo muda quando, durante uma noite solitária, ele é confrontado, dentro de sua própria igreja, com algo incompreensível, uma força sobrenatural que não consegue explicar.
Pela sinopse deu para ver que a premissa é das melhores. Provavelmente Preacher seria bem legal se não houvesse certos exageros que vão surgindo no meio do episódio, coisas que são bem típicas do mundo dos quadrinhos e quem nem sempre dão muito certo quando adaptadas para filmes ou séries. Uma delas é esse estilo mais cartunesco e exagerado. A personagem Tulip O'Hare, por exemplo, é apresentada numa sequência muito nonsense onde ela acaba até mesmo derrubando um helicóptero militar. Quando religiosos do mundo inteiro são atacados por essa estranha força sobrenatural (que nos gibis seria o gênesis, um monstro do além), tudo soa muito desproporcional, com seus corpos literalmente explodindo, espalhando sangue e tripas para todos os lados. Vai parecer bem estranho para quem não é ligado nos gibis. Mesmo assim, como não sou especialista no universo de Preacher nos quadrinhos, tenho no mínimo a curiosidade para acompanhar a série daqui para frente. Vamos ver se a série vai prender a minha atenção de alguma forma. / Preacher 1.01 - Pilot (Estados Unidos, 2016) Direção: Evan Goldberg, Seth Rogen / Roteiro: Evan Goldberg, Seth Rogen / Elenco: Dominic Cooper, Joseph Gilgun, Ruth Negga
Preacher 1.02 - See
Jesse Custer (Dominic Cooper) tenta ser um homem de Deus de todas as formas, de todo o coração, porém nem sempre isso é muito fácil. Ainda mais quando um pedófilo vem se confessar, dizendo que quase não está mais se controlando ao ver uma linda garotinha brincando no pátio da escola. Depois de ouvir isso o Padre Jesse acaba perdendo um pouco a linha, dando um corretivo na banheira do próprio sujeito. Se não vai pelo bem, que vá pelo mal mesmo. Nesse episódio também ocorre algo mais do que sangrento, quando uma dupla desconhecida resolve entrar na Igreja de Jesse. Portando motos serras (e não serras elétricas, como muitos pensam) eles estão decididos a fazer o pregador em pedacinhos, colocando seus restos na mala. isso até Cassidy (Joseph Gilgun) resolver acabar com tudo, com sua habitual violência. Nesse segundo episódio é interessante chamar a atenção para o fato de que os roteiristas não estão se saindo muito bem em apresentar os personagens principais. Esse é um erro, já que nem todo espectador da série tem familiaridade com os quadrinhos. Espero que esse problema seja corrigido nos próximo episódios. / Preacher 1.02 - See (Estados Unidos, 2016) Direção: Evan Goldberg, Seth Rogen / Roteiro: Sam Catlin, Seth Rogen / Elenco: Dominic Cooper, Joseph Gilgun, Ruth Negga.
Preacher 1.03 - The Possibilities
O padre Jesse Custer (Dominic Cooper) descobre que adquiriu um estranho dom ou poder que o faz controlar os atos e vontades de todas as pessoas ao seu redor! Nada mal! Quando o insano Donnie o encurrala em uma banheiro de posto de gasolina, colocando uma arma em sua cabeça, Jesse resolve testar no limite se aquilo que ele pensa possuir é realmente um poder verdadeiro. Ele manda Donnie abaixar as mãos, depois colocar o próprio cano da arma em sua boca - e fica a segundos de mandar ele apertar o gatilho para estourar seus miolos. Só não o faz porque recupera a consciência e manda o sujeito ir embora. E agora, o que fará com esse tipo de poder absoluto e estranho que carrega? Enquanto não decide é procurado por Tulipa. Ela quer que o padre deixe as besteiras de lado e parta ao seu lado para matar um antigo desafeto, Marcus, dos velhos tempos quando Jesse nem era sequer sacerdote, mas sim um bandido comum, membro de quadrilha. Por fim Cassidy recebe dois estranhos na igreja de Jesse enquanto ele está fora. Os dois querem recuperar os poderes do padre! Tudo bem, pensa Cassidy, mas de onde eles vêm? Sâo da CIA, do FBI, do quê exatamente? A resposta da dupla? Eles são do céu! Pois é... coisas de Preacher! / Preacher 1.03 - The Possibilities (Estados Unidos, 2016) Direção: Scott Winant / Roteiro: Sam Catlin, Seth Rogen/ Elenco: Dominic Cooper, Joseph Gilgun, Ruth Negga.
Preacher 1.05 - South Will Rise Again
Ainda não consegui gostar muito dessa série, embora já esteja no quinto episódio da primeira temporada. Como nunca acompanhei os quadrinhos (embora conhecesse de nome) fica um pouco cansativo juntar todos as pontas, descobrindo a posição de cada personagem na trama central. Esse episódio tem uma longa introdução que se passa no velho oeste. Um cowboy chega numa velha cidadezinha em busca de um remédio para a esposa e seu filho doente. O sujeito foi um matador impiedoso durante a guerra civil, lutando pelos confederados, mas agora está velho e debilitado. Depois dessas cenas iniciais o roteiro traz o espectador de volta ao presente, na cidade empoeirada do Texas onde o padre Jesse Custer (Dominic Cooper) prega a palavra de Deus. Desde o episódio anterior ele tomou posse de um estranho poder, que faz com que ele determine os atos de qualquer pessoa. Ele obviamente procura usar esse dom para o bem, porém dois enviados chegam lá para tomar posse de novo desse estranho fenômeno! Os personagens que habitam esse universo (que foi adaptado dos quadrinhos cult) são bem estranhos - alguns até bizarros. Aliás a bizarrice talvez seja o único bom motivo para que eu siga acompanhando a série. Quero ver onde tudo isso vai parar. / Preacher 1.05 - South Will Rise Again (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Slovis / Roteiro: Sam Catlin, Seth Rogen / Elenco: Dominic Cooper, Joseph Gilgun, Ruth Negga.
Pablo Aluísio.
Séries
ResponderExcluirPreacher
Pablo Aluísio.