segunda-feira, 3 de junho de 2019

Alien 3

Resolvi rever ontem esse terceiro filme da série "Aliens". Tudo começa exatamente onde parou "Aliens, o Resgate". A Tenente Ripley (Sigourney Weaver) e o que restou da tripulação está vagando pelo espaço dentro de uma nave de salvamento. Ela está hibernando até que algo sai errado e o compartimento cai em um planeta inóspito. O lugar não poderia ser pior. É uma velha penitenciária semi desativada que agora funciona como fundição de metais pesados. Apenas 25 pessoas vivem ali. Só a escória, estupradores, assassinos, psicopatas, etc. Ripley é resgatada e descobre que ninguém da sua tripulação sobreviveu. Estão todos mortos, inclusive a garotinha que ela tanto se afeiçoou no filme anterior.

Para piorar o que já está bem ruim descobre-se que o Alien estava também dentro da nave. A criatura sobrevive à queda e sai em busca de um hospedeiro. Acaba encontrando um cão pela frente e aí começa o verdadeiro terror. Um a um os prisioneiros daquele lugar são devorados e levados como hospedeiros humanos do alienígena, só que esse parece ser de uma espécie diferente, pois apresenta ter maior inteligência, poupando propositalmente inclusive a vida da tenente por um motivo que só ficará mais claro depois. O roteiro desse terceiro filme inova ao procurar uma nova ambientação, um novo cenário para os ataques do monstro. Ao invés de tudo acontecer numa espaçonave, agora os corredores pouco iluminados daquele presídio se tornam o lugar ideal para os ataques.

Confesso que o filme decai um pouco a partir da terceira parte, quando tudo vira um jogo de gato e rato entre os homens e o aliens. A correria em câmera subjetiva já não tem mais o mesmo impacto de antes. Isso porém não tira o brilho das boas sacadas do roteiro, como o próprio destino inglório de Ripley (se você ainda não se lembra, ela se sacrifica, colocando um suposto ponto final na infestação); Além disso vale ressaltar o estilo mais realista e cruel do diretor  David Fincher; que inclusive quis filmar tudo em preto e branco e só foi contido por exigências do estúdio. Enfim, como ficção pessimista e violenta, esse "Alien 3" resistiu bem ao tempo. Não é tão bom como os dois primeiros filmes, mas continua sendo um filme muito bem realizado, que pode ser apreciado hoje em dia sem nenhum problema. Ele não envelheceu e pareceu melhorar mesmo com o passar dos anos.

Alien 3 (Alien³, Estados Unidos, 1992) Direção: David Fincher / Roteiro:  Vincent Ward, David Giler / Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen / Sinopse: Após ficar no espaço hibernando, o compartimento de salvamento contendo o corpo de tripulantes mortos e a tenente Ripley chega em um planeta praticamente abandonado. Um velho presídio que hoje funciona como fábrica de fundição, com apenas 25 homens vivendo por lá. A presença de uma mulher no meio de todos aqueles homens, criminosos no passado, cria uma tensão no lugar. Porém nada será pior do que a presença do Alien, que também estava na nave que caiu. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: