terça-feira, 4 de junho de 2019

As Bruxas de Salém

É assombroso saber que a história desse filme realmente aconteceu em Salem, uma cidadezinha à beira-mar durante o século XVII. Até hoje os historiadores não chegaram em um consenso sobre o que de fato aconteceu. Seria um delírio coletivo? Uma contaminação com fungos venenosos? Ou tudo não passou mesmo de um surto de fanatismo religioso sem freios? Pode ser que tenha sido tudo isso ao mesmo tempo. O fato é que mais de duzentas pessoas foram acusadas de bruxaria! Quase vinte delas foram enforcadas! Tudo se baseando em depoimentos de meninas (meninas mesmo, pois algumas tinham apenas 14 anos de idade) que começaram a dizer que o demônio havia tomado conta da vila.

O roteiro desse filme não segue tão de perto os eventos históricos. Na realidade ele é baseado mais na peça teatral escrita por Arthur Miller. Na época ele próprio estava sendo perseguido por um novo tipo de caça às bruxas, também conhecido por Macarthismo, que via comunistas em todos os setores da sociedade americana. Por isso escreveu a peça, para fazer uma inteligente analogia entre o que havia acontecido em Salem e o que estava acontecendo nos Estados Unidos durante a década de 1950. Seria a mesma paranoia insana. De qualquer forma o que historicamente aconteceu em Salem serviu de base para o argumento de Miller. Encaixou tudo muito bem.

No filme tudo começa com algo simples, banal. Um grupo de jovens de Salem decide fazer um ritual na floresta. Quem comanda tudo é a escrava Tituba. É algo até bobo, um tipo de simpatia para atrair os homens pelos quais elas eram apaixonadas. Bobagem adolescente. Só que o ritual acaba sendo pego em flagrante pelo pastor local. E aí começa a loucura. As meninas começaram a inventar mentiras, querendo com isso cair fora de uma suposta acusação de bruxaria. Só que isso desencadeia algo sem limites, pois em pouco tempo todo mundo praticamente passa a ser acusado de bruxaria. Um tribunal de inquisição protestante (sim, porque todos eles eram protestantes) começa a perseguir pessoas inocentes. Uma mera palavra mal colocada já servia como indícios de bruxaria. Uma insanidade completa. Desnecessário dizer que o filme é excelente. Todos os personagens são bem construídos, com uma reconstituição histórica perfeita. Só não espere por um final feliz, isso realmente você não vai encontrar aqui.

As Bruxas de Salém (The Crucible, Estados Unidos, 1996) Direção: Nicholas Hytner / Roteiro: Arthur Miller / Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Paul Scofield, Joan Allen, Bruce Davison / Sinopse: Um grupo de meninas começa uma onda de acusações de bruxaria na pequena Salem, durante o século XVII. Isso desencadeia uma série de julgamentos que acabam executando pessoas inocentes na forca. História baseada em fatos reais. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Joan Allen) e melhor roteiro adaptado (Arthur Miller).

Pablo Aluísio.

Um comentário: